segunda-feira, janeiro 23, 2012

Os PIMBAS (Pseudo-Intelecutias Metidos a Besta e Associados)

Janeiro, mês de férias, e parece que as pessoas estão sem nada para fazer, e os jornais, principalmente os da Globo sem nada a noticiar (nenhum escândalo político no Brasil, a crise européia parece que se resolveu e as primárias republicanas nos EUA são apenas um detalhe, não é?). Já houve o antecedente no ano passado da autopuxação de saco no Jornal Nacional na troca das âncoras. Daí esse ano...

Espera um pouco, porque houve uma outra coisinha no ano passado. Em um link inocente se não me engano sobre o tratamento do câncer do Lula (ou do Gianechinni - melhoras para ambos), um estrupício de uma organização idem que acha que a Globo é dos ilumminati resolve aparecer para as câmaras empurrando a jornalista. Daí cortam o link e a Sandra Annemberg (argh!) solta um "que deselegante!". Virou meme. A Annemberg deve ter descoberto essa coisa "de jovem", a "nova tendência" e gostado da coisa. Isso pode ser comprovado pela retrospectiva que ela fez sobre os hits da internet em 2011. Depois, no começo do ano, ela caiu na piada do mamão. Novo hit de internet. Ela deve ter adorado. Ela devia só estar aguardando o primeiro meme que não envolvesse escatologia, direitos autorais ou rage guys.

E veio a Luísa, a que estava no Canadá. Virou meme pelo típico comportamento de JACU (definição paterna) do pai. Pessoalmente acho um tremendo de um VIRAL. Sendo, foi o mais bem-sucedido desde as Tchecas do Pânico. Principalmente porque teve uma ampla cobertura pelas Organizações Globo. Primeiro apareceu no G1. Até aí normal, não é o primeiro meme a conseguir isso - e mídia de internet tem que ir atrás do que está na moda na rede (apesar de nunca ter visto nenhuma notícia falando do Rage Guy...). O problema é que, pelo meme se encaixar nas "exigências" do parágrafo anterior, e pela tal Luísa ter voltado "secretamente" para o Brasil  (outro sinal de que a coisa foi um tremendo de um VIRAL - será que só eu vejo isso?), a Globo caiu matando. Não só o G1, mas a própria TV Globo. Tweetpic com o Tiago Leifert, com o Evaristo Costa.... A Globo se comportou quase como quem acessou a internet pela primeira vez esse ano: "Dããã! Internet! Rede mundial de computadores!"

Resultado: o que era um meme divertido ficou "OVER". Aliás, COMO TODOS OS HITS DA INTERNET QUE VÃO PARA A TV. Ainda mais com o Padrão Globo de Qualidade que tem a mania de pasteurizar tudo o que vê. Exemplo? Tá legal. Aqui vai o Joseph Climber. E aqui vai o Joseph Climber, com os mesmos atores, praticamente o mesmo texto, para o Zorra Total.

Mas a vida não foi só isso. Houve o 'estupro' no BBB. E toda a repercussão (obviamente negativa) para a Globo. E a Record, como sói ser seu "Padrão Record de Qualidade", passou a dedicar todo o seu jornalismo contra isso. Estava pensando agora: a Globo pode ter pego essa coisa da Luíza como uma prática de "redução de danos" à imagem (pessoalmente, se fosse da Globo, contra-atacaria com isso aqui http://www1.folha.uol.com.br/poder/1036923-ex-tesoureira-da-universal-e-condenada-por-fraudes.shtml). Mas divago.

Não gosto de BBB, vocês já sabem disso, e confesso que fiquei com um pouco de 'Schadenfreude' com a situação toda. Como não vejo Record não me incomodei (talvez com a capa mais Istoé da Veja em tempos - o que não considero um "motivo anual para odiar a Veja"). Mas surtou feito uma praga pela internet.

Até que veio o grande (em todos os sentidos) Carlos Nascimento e fez o comentário definitivo sobre essa coisa toda. http://www.youtube.com/watch?v=j_CUqLslASQ

Você ficou ofendido com isso? Eu não! Mas teve muita gente na internet que parece que vestiu a carapuça de idiota e começou a atacar o Nascimento! E não só ele, começou a atacar todas as pessoas que linkaram o sujeito, chamando elas de "revolucionárias intelectuais", que não sei o quê, não sei o quê lá... Até envolveram o SOPA e o PIPA no meio! E ainda teve blog que postou um ataque ao Nascimento e BLOQUEOU comentários (só para constar: eu não bloqueio comentários, desde que sejam escritos sob duas patas e não venham com 'argumentum ad hominem' ao homem por detrás do Lobo). Pessoalmente acho que esses blogueiros se sentiram ofendidos pelo Nascimento ter atacado o ganha-pão deles...

LA PUTA QUE LOS PARIÓ!!! VAFFANCULO!!! Sabe o que que é isso? É típico comportamento de PIMBA (Pseudo-Intelectual Metido a Besta e Associados)! São pessoas que se acham melhores que as outras porque veem séries americanas, que acham que entendem política porque veem CQC. Ou mesmo os que veem BBB escondido e adoram ficar falando mal. Do tipo: "mimimi! Meme é legal, tá? Seu Nascimento babaca!"

Sim, meme é legal, mas:

1) é algo idiota SIM. Sinceramente, qual é o problema em admitir isso? Só porque você gosta de coisas idiotas não significa que você seja um idiota. Adoro os memes! Não me sinto idiota por isso (talvez até seja, mas isso é outra história...);

2) Claramente o Nascimento estava fazendo uma crítica à COBERTURA DESMEDIDA PELO JORNALISMO TELEVISIVO ao 'estupro' no BBB e essa coisa da Luíza. A maior prova disso é que hits/memes da internet pululam o tempo todo e ele nunca fez um comentário desse tipo antes;

2.1) Não são só os memes que pululam, mas as próprias notícias idiotas;

3) Talvez você não saiba, mas existem pessoas que REALMENTE NÃO DÃO A MÍNIMA IMPORTÂNCIA AOS MEMES E AO BBB. Desde as pessoas que simplesmente não têm tempo para isso, passando por velhinhos, pessoas que não usam internet... Até mesmo aquele seu amigo nerd que está se matando de estudar agora para ser seu chefe no futuro.

Meu amigo, minha amiga... Se você se acha mais inteligente que os outros porque julga ter um melhor acesso a um bem intelectual/cultural que as outras não têm ou não se interessam em ter, é muito provável que você seja um PIMBA.

PS: Espero que não aconteça esse mesmo alvoroço todo por parte do departamento de soft news da Globo com o próximo meme "Padrão Globo de Qualidade".

PS2: O único momento que o Nascimento realmente foi idiota foi quando saiu da Globo para a Band, alavancando aquela MALDITA  da Annemberg para o cargo de âncora principal do JH.

PS3: Não me considero PIMBA porque não me considero intelectual - alguns amigos meus falam que sou, mas claramente me superestimam... Nem que consiga ler todos os livros que tenho serei um intelectual.

ADENDO - Esqueci de falar: o povo que foi contra o Nascimento argumentou: "porque no final ele fala 'fiquem agora com o Programa do Ratinho'' (ou Pícara Sonhadora, ou Celso Portiolli, etc.). LA PUTA QUE LOS PARIÓ!!! E DAÍ!? O Ratinho não é do dpto. de jornalismo do SBT, caralho!!! É da parte do entreterimento!  A crítica NÃO SE APLICA. Se a porra da Luíza aparecesse como overdose nesse tipo de programa seria algo chatíssimo (e muita gente que está criticando o Nascimento seria a primeira a chiar...), mas NÃO HAVERIA PROBLEMA, já que é função do ENTRETERIMENTO ir onde estão as tendências de diversão do povo para conseguir audiência.

Ah, e 4) Qual o problema em não ter senso de humor, hein? É errado? É crime agora?

quarta-feira, janeiro 04, 2012

34 Secretarias, Agnelo!?

Caramba: TRINTA E QUATRO SECRETARIAS!? Vejamos: para agradar os deputados precisa de, pelo menos 15 secretarias para cada deputado distrital, se quiser garantir os 3/5 de votos para mudar. Daí sobram VINTE secretarias para o Agnelo e o Filipelli. Não daria ao menos para reduzir para 24? Vamos ver quais são elas, e ver quais são?

1) Administração Pública - Bem, pelo nome acredito ser necessária. Mantém.

2) Agricultura, Pecuária e Abastecimento - É necessário um tratamento à parte para isso mesmo. Mas poderia tranquilamente ser colocada na estrutura do Desenvolvimento Econômico, não?

3) Assuntos Estratégicos - Já é desnecessária a nível federal, ainda mais estadual. Corta.

4) Casa Militar - Essa PARECE desnecessária, mas não é. É a que cuida da P-2, o serviço secreto da PMDF (o que, você não sabia que as PMs têm serviço secreto!? TODAS têm!). Além disso, é (ou deve ser) uma secretaria de estado. A de Assuntos Estratégicos bem que poderia ir pra essa.

5) Ciência e Tecnologia - É relevante, vai.

6) Criança - Mas por que só criança!? Onde estão os adolescentes!? Cabide de emprego pra petista. Dá muito bem para fundir essa (e outras, vocês verão!) numa "Secretaria dos Direitos Humanos".

7) Cultura - Sou das antigas. Fundir com a Secretaria de Educação

8) Desenvolvimento Econômico - É importante, ainda mais se for fundida com a...

9) Desenvolvimento Social e Transferência de Renda. Por que não uma "Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social"?

10) Educação - Necessária. E ficaria ainda mais relevante incorporando a Cultura e o Esporte. Ficaria assim: um Secretário de Educação, um secretário-executivo, um subsecretário para cada nível de educação (fundamental, médio, profissionalizante, superior e EJA - olhem como estou sendo generoso!), um subsecretário dos esportes e um subsecretário da cultura.

11) Entorno - Embora o assunto seja importantíssimo, o nome clama "cabide de emprego". Poderia muito bem ser fundida com os Assuntos Estratégicos. Afinal, quer coisa mais estratégica que nossa relação com o Entorno?

12) Esporte - Entende-se que até 2016 haja necessidade dessa pasta. Mas só A NÍVEL FEDERAL. se há algo que não é desenvolvido no DF é o Esporte. Deve ser fundida com a Educação.

13) Fazenda - Esse tem que ter.

14) Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano - Pra que desmembrar a regularização (a 34º Secretaria), Sr. Agnelo e Agaciel Maia? Deixem como ela está, oras!

15) Idoso - Cabide de emprego para petista. Fundir com a "Secretaria de Direitos Humanos".

16) Justiça, Direitos Humanos e Cidadania - Ah! Está aí a SDH... Que ótimo. Então as secretarias "cabide de emprego de petista" serão fundidas NESSA...

17) Juventude - Como essa. E ainda tem mais!

18) Meio Ambiente - Necessária. Mesmo que seja para o Eduardo Brandão.

19) Micro e Pequena Empresa e Empresa Solidária - O que diabos é "empresa solidária?". Cabide de emprego para aliados. Fundir com Desenvolvimento Econômico.

20) Mulher - Cabide de emprego para petista (falei que ainda tinha mais?). Fundir com a Secretaria de Justiça.

21) Obras - É importante. Além disso, é dpto. do Filipelli.

22) Ordem Pública e Social - Poderia muito bem ser fundida com a de Segurança, esse cabide de emprego de aliados.

23) Planejamento e Orçamento - Nem toco nessa. Mantém.

24) Promoção da Igualdade Racial - Mais um cabide de emprego de petista! Porra! Fundir com a Secretaria de Justiça.

25) Publicidade - Mas hein!? Precisa de SECRETARIA pra isso!? Pode cortar!

26) Saúde - Também não toco nessa.

27) Secretaria de Estado de Governo - Acredito que seja o equivalente à Casa Civil federal. É função de Estado, mantém.

28) Segurança Pública - Também mantém essa.

29) Trabalho - Cabidão de emprego de aliados. Mas é importante. Mantém.

30) Transparência e Controle - Equivale à Secretaria de Transparência (que tem status de ministério) a nível federal. É importante, apesar de inútil.

31) Transportes - Outro feudo do Filipelli. Também igualmente fundamental.

32) Turismo - Pode muito bem ser fundida com o Desenvolvimento Econômico.

Diminuindo com a tesoura, reduzi as 32 secretarias (qual é a 33ª?) a DEZENOVE! Eu, que nem gestor nem consultor sou! Sr. Agnelo: tirando a Casa Militar, que é mais de Estado que de governo, se quiser ser generoso, dê DEZ secretarias para o povo da Câmara Legislativa (os que NÃO SÃO DO PT), deixe a de obras e transportes com o Filipelli e pegue as 6 secretarias restantes e rateie dentro delas entre pessoas de sua confiança, do partido e da bancada na CLDF. E olha que não toquei ainda nos cargos de segundo escalão... Dá pra cortar muita gordura ainda. A menos que você não queria...