sábado, julho 30, 2011

Eliminatórias 2014 - Europeus

E lá vamos nós para outra eliminatória... Como sempre faço, escreverei sobre os grupos, com destaque para os favoritos

Grupo A: SÉRVIA, CROÁCIA, Bélgica, Escócia, Macedônia e Pais de Gales - Vai ser um grupo bastante disputado, pena que com um nível de futebol não tão bom. Acho que a Sérvia ganha por pouco da Croácia (os clássicos serão garantia de porradaria, como sempre), mas não é um favoritismo nada ostensivo. Por isso resolvi colocar os dois juntos.

Grupo B: Itália, DINAMARCA, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta - A Azurra não anda muito bem das pernas em sua renovação... Pode ser até que a terceira força do grupo, a República Tcheca, eliminar os italianos. E pode que role um resultado Dinamarca e República Tcheca (não necessariamente nesta ordem).

Grupo C: ALEMANHA, Suécia, Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe e Cazaquistão - Que moleza pros chucrutes... Não consigo imaginar a Alemanha indo para a repescagem e perdendo a vaga para a Suécia (2º força). A vaga da repescagem estará entre Suécia e Irlanda, com o favoritismo da primeira.

Grupo D: HOLANDA, Turquia, Hungria, Romênia, Estônia e Andorra - Moleza também para os holandeses. Quando muito, um resultado adverso contra a Turquia. A vaga da repescagem será disputada entre esta e a Romênia.

Grupo E: Noruega, Eslovênia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia - Candidato junto com os Grupos A e G a pior grupo das eliminatórias. É bem plausível que o ferrolho suíço funcione, assim como que o grupo eslovaco não dê conta após o envelhecimento (sem contar que ele se classificou na sorte em 2010...). A vaga e a repescagem estará entre esses dois mais a Noruega, mas não vislumbro um favorito.

Grupo F: Portugal, RÚSSIA, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Uzbequistão - Bem, a Rússia será a sede em 2018, e Portugal já não jogou essa bola toda em 2010. Assim, é bem lógico que Rússia pegará a vaga. É bem provável que Portugal pegue a vaga da repescagem, com uma possibilidade apenas distante de Israel ameaçar isso. Aliás, estou torcendo para que Israel fique com uma vaga. A cidade que hospedá-los será a mais segura do Brasil por pelo menos 1 mês.

Grupo G: Grécia, Eslováquia, Bósnia Herzegovina, Lituânia, Letônia e Liechtenstein - Também não vislumbro favoritos aqui, assim como não vislumbro futebol de qualidade. A vaga ficará entre os três primeiros. O grupo A, E e este são provas que foi uma temeridade aumentar a quantidade de vagas na Copa para 32...

Grupo H: INGLATERRA, Montenegro, Ucrânia, Polônia, Moldávia e San Marino - Grupo teoricamente fácil para a Inglaterra, já que a Ucrânia não tem nenhum destaque. Pode ser que a Polônia fique com a vaga da repescagem.

Grupo I: ESPANHA, França, Belarus, Geórgia e Finlândia. Seria bastante justiça poética a Espanha, a atual campeã, ficar fora da Copa e forçar a Fifa a mudar essa coisa estúpida dos campeões disputarem eliminatória. Também seria justiça poética eles ficarem fora por ganharem a Copa com um futebol HORRÍVEL. Mas 1) a Espanha sempre costuma ir muito bem em eliminatórias e 2) a França está em um processo de renovação. Assim, a tendência é a Espanha ficar em primeiro e a França em segundo. A surpresa aqui é os franceses não irem para a repescagem.

segunda-feira, julho 18, 2011

Trash 90 - Os Poderosos

Muitas pessoas não querem se lembrar, mas EU não vou deixar! Na época da TV Colosso (entre 93 e 97) houve um segundo boom de desenhos animados interessantes. Mas você não vai encontrar o que está descrito aqui em nenhum site/guia dos Anos 90. Na maior parte das vezes a Globo acertava. Porém houve uma vez que eles passaram um desenho muito, mas MUITO ruim. Chamava-se "Os Poderosos", e a minha memória se lembrava que tinha um jogador de basquete e um carro "big foot" falante.

Procurei por informações sobre esse desenho até dizer chega pela internet. "Os poderosos" "TV Colosso" -vingadores "jogador de basquete"... Nada. Até que resolvi procurar na forma gringa mesmo. E achei usando "cartoon basketball player 90s". Daí achei o nome original "The Power Team" e lá fui eu procurar no Wikipedia. Segundo as informações desse distinto site, o desenho consistia numa cópia descarada de "Capitão N". Porém, em vez de personagens da Nintendo, da Konami e da Capcom, o "The Power Team" consistia em personagens publicados pela não tão gloriosa Acclaim. O jogador de basquete era do Arch Rivals, da Midway. O "big foot" era do jogo de mesmo nome. Além deles, havia um policial (do NARC), um guerreiro do Wizards and Warriors, da Rare, e um tomate de moicano (!) do jogo Kwirk, do Game Boy. Com jogos tão bizarros o desenho não poderia deixar de ser o mais raso possível. Aqui vai um episódio http://www.youtube.com/watch?v=17CUq0_W6xc&feature=watch_response http://www.youtube.com/watch?v=OC8j8jpmJI0&feature=related

sexta-feira, julho 15, 2011

Livros que gostaria de ter lido na adolescência

1) Os Sofrimentos do Jovem Werther - Goethe. É uma história trágica, e eu provavelmente ficaria puto com o final. Mas bem trabalhado pelo professor (basta lembrar que desilusões amorosas fazem parte - e como!- da vida) é a obra certa para adolescentes.

2) Otelo, Romeu e Julieta e/ou Júlio César - Shakespeare. Rei Lear é uma obra sobre velhice, e Hamlet é profunda demais para ser compreendida na adolescência (algo como Memórias Póstumas de Bras Cubas...). Agora, Otelo é sobre CIÚME. Romeu e Julieta é sobre AMOR. São coisas que a molecada já entende bem. E Júlio César? Júlio César é sobre como atos premeditados causam consequências não previstas ou até mesmo indesejadas. Fundamental para adolescentes que vivem querendo mudar o mundo.

5) A Morte de Ivan Ilich - Tolstói. Basicamente é a história de um cara que fica doente e morre. É uma obrinha meio doom do velho russo barbudo, mas além de ser matadora (em todos os sentidos), é curta e uma excelente introdutora da literatura russa.

Livros que felizmente me obrigaram a ler na adolescência

Foda, eu poderia ter lido muito mais coisas interessantes na adolescência se eu fosse obrigado. Em vez disso me mandavam ler a "Coleção Vagalume", "Droga da Obediência" e os malditos romances de José de Alencar ("Lucíola" e "Senhora" - algum deles, não me lembro qual, tem um 'autojabá' para um outro romance dele :|). Em vez de ler obras do Shakespeare... Meu interesse por leitura acabou indo para os quadrinhos, o que foi uma pena.

Mas passaram coisas boas pelas minhas mãos:

1) O Alienista - Machado de Assis. Obra matadora do Bruxo do Cosme Velho I (o segundo foi o Roberto Marinho), que ouso colocar no mesmo patamar que Memórias Póstumas de Bras Cubas e Dom Casmurro (que também li, mas essas são clichê). "O Alienista" é "A Morte de Ivan Ilich" do Machado (se não leu essa obra do Tostoi leia AGORA!).  A pergunta que se deve fazer ao ler esse conto é: o que é loucura, afinal?

2) Os Miseráveis - Victor Hugo. Tudo bem que li uma versão resumida (umas 300 páginas, acho), mas deu bem pra captar o espírito da França do Século XIX. Além disso, será que as escolas ainda põem a molecada pra ler Victor Hugo?

3) Os Lusíadas - Camões. Tudo bem que foi uma versão em prosa, resumida. Mas não esperem que um adolescente consiga entender os versos camônicos, com toda a sua magia, logo de cara, né?

4) Robson Crusoé - Daniel Defoe. Muito provavelmente também foi uma versão em prosa também. Mas pô, será que ainda se lê clássicos na adolescência?

5) Revolução dos Bichos - George Orwell. Esse é um livro que infelizmente não estava maduro para ler (14 para 15 anos). Apesar de ser uma fábula, não é recomendado para adolescentes. Se fosse uns 4 ou 5 anos depois, aí sim. Ao contrário da maioria, eu li 'Revolução dos Bichos' e vi '1984'

segunda-feira, julho 04, 2011

Adeus Itamar

E lá se vai o melhor presidente da Nova República. Como afirmo isso? Simples, basta usar o critério lógico "como ele pegou o país e como ele deixou o país". O Sarney pegou um país com inflação e esperançoso com a Nova República e deixou um país com hiperinflação (80%/mês) e enojado com políticos. O Collor pegou um país com hiperinflação e enojado com os políticos e deixou o país com inflação, com crescimentos negativos de PIB e extremamente enojado com os políticos.

O Itamar resolveu o problema da inflação, dos crescimentos negativos e aquela coisa de "ética na política" (que foi uma lorota inventada pelo PT para desqualificar quem não era petista) melhorou um pouco nossa relação com os políticos. Tínhamos a impressão de que era só descobrir os erros e isso aparecer numa CPI que o político seria cassado e o sistema progrediria. E entregou o país assim para o Fernando Henrique. Fernando Henrique manteve a inflação sob o controle, e a situação política esteve sob controle. Mas o país ficou estagnado no período (com o PSDB aplicando um "efeito Plano Cruzado" nas eleições de 98, mantendo o real valorizado até pouco depois das eleições) e houve o apagão.

Assim o Lula pegou o país. Ele teve o mérito de manter a inflação sob controle e surfar na bonança econômica internacional. Mas a confiança para os políticos despencou a níveis pré-Collor. Como o brasileiro parece se importar mais com o bolso do que com lições de ética, Lula fez sua sucessora (sim, a Dilma foi a primeira mulher, mas o Lula foi o primeiro pernambucano, o Itamar foi o primeiro desquitado, o Fernando Henrique foi o primeiro doutor... Sempre haverá alguém para fazer a relação besta de "primeiro em..."). Daí vem a Dilma, que parece estar sendo uma versão piorada do Lula (já que o Lula ao menos sabe fazer articulação política - e alguém me diga por favor: qual é afinal a posição do Governo sobre o Código Florestal?), e não parece que a bonança econômica do mundo continuará...

Mas voltemos ao Itamar. Daqui a uns 50 anos darão o crédito que ele merece. Não só por estar entre os senadores eleitos em 74 pelo MDB que representaram a PRIMEIRA DERROTA DA DITADURA (infelizmente com o efeito colateral dos senadores biônicos, embriões da terceira vaga para senador que cada estado tem direito). Não só por ter pegado um país em turbilhão político e econômico e ter entregue o mandato em uma situação infinitamente mais tranquila (com direito a Globo Reporter especial). Não só por ter feito o sucessor, algo que não acontecia desde Getúlio com JK em 54 (não propriamente uma sucessão, mas o Getúlio já tinha indicado que o JK seria seu candidato).

Itamar foi a pessoa que acabou com o Fernando Henrique num só golpe. Como sói acontecer na política, o objetivo do Itamar era eleger uma pessoa que não estava em um grande momento da política (sem o real o Fernando Henrique não conseguiria reeleger-se ao Senado) e tentar a sorte em 98. Mas ele não contava com a emenda da reeleição (inclusive pouco antes de morrer o Itamar conseguiu aprovar na reforma política sua emenda para acabar a reeleição). Aí começou sua birra com o FHC. Que se acentuaria a níveis estratosféricos quando houve aquela tristemente histórica conferência do PMDB na Câmara em meados de 98 onde o Itamar, que apresentaria sua pré-candidatura, não conseguiu falar tamanha a baderna que o pessoal do MR-8 -ligado ao Quércia- estava fazendo. Não sei se foi ou não manobra dos tucanos, mas o objetivo deles (o PMDB não apresentar candidatura própria e não ameaçar uma eventual reeleição do FHC) foi atingido.

Assim, o Itamar ganhou o "prêmio de consolação" que foi a candidatura ao Governo de Minas Gerais. Candidatura essa que foi enormemente facilitada graças à incompetência de Eduardo Azeredo, famoso por ir para a Europa bem no período das enchentes anuais de Minas. Ganhando, Itamar deu um tapa de luva de pelica no FHC com a moratória de Minas (Itamar faria outro péssimo governo em Minas, mas fez que seu escolhido, Aécio Neves, ganhasse a sucessão e espertamente saiu da ribalta política).

E aqui caberia um mea culpa de toda a imprensa tucana (sim, falo da Veja), que se comportou como o MR-8 contra o Itamar, chegando até a chamá-lo de 'Francaleone'. A culpa da desvalorização NÃO FOI DO ITAMAR. A culpa da desvalorização foi a adoção de uma POLÍTICA CAMBIAL ERRADA BANCADA PELOS SRS. PEDRO MALAN E GUSTAVO FRANCO. Se o Brasil tivesse desvalorizado a moeda senão na crise do México, mas na crise da Tailândia ou da Rússia, já poderíamos estar com uns 5 a 10% a mais de PIB. Na situação que estávamos, qualquer vento derrubava a nossa economia, e calhou de ser um vento topetudo.

Vamos então aos achievments do Itamar: 1) pertenceu ao grupo de senadores eleitos pelo MDB em 74; 2) conseguiu ser Presidente sem voto; 3) conseguiu estabilizar a economia e a política do país; 4) fez seu sucessor; 5) acabou com um só golpe a popularidade de seu principal adversário na época. Itamar não teve apenas fortuna...

sábado, julho 02, 2011

Divisão do Pará 1 - Situação

Como vocês devem saber, em 11 de dezembro acontecerá um plebiscito que pode dividir o estado do Pará em 3 estados: o Pará propriamente dito, que será apenas a região nordeste do estado; Carajás, que será a região sudeste; e Tapajós, que será todo o atual oeste paraense.

Minha humilde opinião sobre isso? SOU TOTALMENTE CONTRA!!! O Pará é conhecido como um estado sem lei (e sou da opinião até que ele devia ser rebaixado a território há muito tempo...), e a criação de mais dois estados, até que volte ao padrão de estados sem lei, vai virar um estado da natureza puro e simples.

Mas o principal fator contra a mudança é esse: O Pará hoje tem 17 deputados federais e 3 senadores. Havendo a divião cada estado ganhará três senadores e 8 deputados federais. Ou seja: ele ganhará, na melhor das hipóteses 5 deputados federais e 6 senadores (considerando que o Pará remanescente terá sua representação reduzida para 8 deputados federais) ou, na situação mais provável (pois duvido que a representação do Pará remanescente irá diminuir - o que gerará ciumeira nos demais estados), 16 deputados federais e 6 senadores. Ou seja: além de piorar a questão da representação política dos estados vai dar 6 senadores para a Região Norte, que já não é muito conhecida pela maturidade de suas instituições políticas...

Esse é o custo a nível federal. Agora discuto o que vai acontecer em cada futuro estado: Carajás e Tapajós ganharão automaticamente, cada um, 24 deputados estaduais, que terão que votar a nova Constituição Estadual (até lá muita gente se aproveitará do limbo jurídico). Ainda no Legislativo, devem ter um Tribunal de Contas para cada um. Além disso, terão que possuir, cada uma, estrutura judicial  própria (Tribunal de Justiça - e o Governo Federal terá que arcar com outras regiões de Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais Regionais Eleitorais). Mais: deverão criar um Ministério Público para cada estado. Finalmente, cada estado deverá estruturar secretariado e polícias próprias.

Esses são os cargos eletivos, concursados e de primeiro escalão. O problema será a quantidade de gente que será nomeada para o Legislativo e Executivo de Carajás e Tapajós.

Ou seja: enquanto o Governo Federal está gastando bilhões com a porcaria da Copa terá que pagar mais POR ISSO!? PUTA QUE O PARIU!!!

O que vai acontecer - Minha opinião é que isso infelizmente vai passar. O que vai ter de político prometendo nomeação para cargos que nunca irão existir nos futuros estados (e pior, gente tonta ACEITANDO) não vai ser brincadeira. Minha esperança é que a soma da população de Tapajós e Carajás não dá a do Pará remanescente, e se ali houver uma maioria absoluta (uns 2/3) de pessoas que não querem a separação ela NÃO PASSARÁ. Mas preciso saber como estão as pesquisas de opinião ali (considerando cada "futuro estado").