quarta-feira, junho 29, 2011

Recordes a serem quebrados pelo Donkey Kong Country: Returns (parte 2)

Bem, metade do ano se passou, e vamos ver como que o macaco anti-herói saiu. Até agora, as vendas estão em 4,83 milhões:

Superar as vendas de Donkey Kong Country 3 (3,5 milhões) (V) Não era difícil superar, convenhamos.

Superar as vendas de Donkey Kong Country 2 (5,15 milhões) ( ) Bem possível que supere. Mantenho o veredicto. Até o fim do ano é bem plausível que venda mais 330 mil.

"Superar as vendas de Donkey Kong Country (9,3 milhões) ( ) Difícil..." Diria impossível, ainda mais com o WiiU pra sair do forno.

"Superar as vendas de Super Mario Galaxy (9,2 milhões e subindo lentamente) ( ) Idem"

" Superar as vendas de Super Mario Galaxy 2 (5,6 milhões e subindo razoavelmente) ( ) Páreo duro..." Já era pro macaquinho. SMG2 agora está em 6,4 milhões.

 "Superar as vendas de Just Dance (5 milhões e subindo lentamente) ( ) Bem possível que supere". Retifico. Just Dance 1 está em 5,8 milhões.

"Superar as vendas de Just Dance 2 (3,75 e explodindo em vendas) ( ) Páreo duríssimo" Just Dance 2 já vendeu estrondosos 7,59 milhões, e busca ficar entre os Top-10 do Wii. Fez mais pelo Wii que o Donkey Kong...

"- Superar as vendas de Wii Party (4,1 milhões e subindo razoavelmente) ( ) Disputa pra lá de interessante."Wii Party também não fez grande coisa, mas é ele, com 5,8 milhões, quem está disputando com Just Dance.

"- Superar as vendas de Call of Duty: Black Ops para PS3 (7,4 milhões e subindo a uma taxa razoável) ( ) Difícil...

- Idem versão Xbox 360 (9,3 milhões e subindo a uma taxa razoável) ( ) Idem.

- Superar as vendas de Call of Duty: Black Ops para ambas as plataformas (16,7 milhões e rumo aos 20) ( ) Coitado do macaquinho... impossível pra ele."
Black Ops superou Modern Warfare 2 e New Super Mario Bros: Wii. É realmente um fenômeno dessa geração. E mostra que, se a Nintendo fez bonito com o Mario Kart: Wii e o NSMBW, com o Donkey Kong ela derrapou.

sábado, junho 25, 2011

Estatística sobre crimes homofóbicos no Brasil - uma análise

Como vocês devem saber, existe um projeto da Lei Anti-Homofobia no Senado. Do jeito que o PL está, se um padre ou pastor falar que Deus condena o homossexualismo usando passagens da Bíblia ele corre o risco de ser preso. Se promoverem um 'beijaço' em uma igreja e o pároco ou o pastor local expulsar quem o fizer, ele corre o risco de ser preso. Se um empregador recusar dar um emprego a um candidato homossexual por ele não ser qualificado para o trabalho, ele pode ser processado por homofobia. Se um empregador demitir um empregado homossexual por falta de competência deste ou por contingências econômicas, ele pode ser processado por homofobia. Há muitas incongruências nesse projeto.

Aí os homossexuais vêm com uma estatística (ver reportagem no link do título) onde informam que em cada dia e meio, um homossexual é assassinado por homofobia no Brasil...

Ok então. Vamos considerar que TODOS esses assassinatos têm a ver realmente com homofobia, mesmos os casos em que travestis que se prostituem na rua são assassinados. Um assassinato por dia e meio dá, arredondando para cima, 244 assassinatos por homofobia por ano. Considerando que 10% da população brasileira é homossexual, são 19 milhões os brasileiros gays. Isso resulta em assombrosos 1,29 assassinatos homofóbicos para cada 100 mil habitantes! Porra, isso é TAXA DE HOMICÍDIO DE 1º MUNDO!!! A taxa geral de homicídios no Brasil está em 25,4 por 100 mil habitantes! Porra, os gays tão reclamando de quê!?

quinta-feira, junho 23, 2011

20 anos de Sonic explicados com uma resposta a uma reportagem estúpida da G1

1991. Me lembro de ter posto minhas mãos num Mega Drive pela primeira vez no Centro de Convenções (ainda era a "Cama de Gigante" - pessoalmente prefiro o novo Centro de Convenções, bem maior e bem mais funcional). Não me lembro sobre o quê era o estande, mas sei que tinha um Mega Drive e Castle of Illusion. Foi amor à primeira vista ali. Já devorava revistas de video game antes, e ainda eram raros os jogos do Mega Drive. Porém, foi numa Videogame que vi pela primeira vez um jogo lindamente colorido, em que você passava por loopings. Sim, era Sonic. Me lembro que ganhei o Mega em novembro como prêmio por haver passado de ano já no 3º semestre. E de Natal, eu ganharia Sonic. Sim, EU COMPREI SONIC NO LANÇAMENTO!!! Já são 20 anos.... Mas divago, vou falar da importância do Sonic após ler uma reportagem completamente IMBECIL do G1.

" Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario

Porco-espinho azul da Sega estreou nos games em 23 de junho de 1991.
Sega não cuidou bem do seu mascote em duas décadas."

 E não cuidou mesmo, mas NÃO pelos motivos apontados aqui.

"Criado em 1991 para ser o mascote oficial da produtora Sega, Sonic foi criado com o intuito de divulgar o poder do processador do console Mega Drive. Com processadores melhores dos que os apresentados pela concorrência, os gráficos "rodavam" mais rápido, fazendo com que os desenvolvedores criassem um personagem rápido, que corria em alta velocidade para completar as fases. A falta de cuidado com a história do porco-espinho azul e a falta de exploração de seu mundo fez o grande concorrente da Nintendo na década de 1990 viver à sombra de Super Mario."

Não foi a falta de exploração do mundo do Sonic que fez a Sega perder a mão, dona G1, foram 2 fatores: 1) falta de COESÃO na história do Sonic. O enredo básico dos 5 primeiros Sonics (separando Sonic & Knuckles e contando com Sonic CD) era: Dr. Robotinik transforma animais da floresta em robôs e cabe ao Sonic salvar a pátria. A partir do Sonic Adventure ele virou um defensor de planeta genérico que... VIVE COM HUMANOS! Isso para o bestialismo em Sonic '06 foi um pulo; 

2) Falta de coerência com a FÍSICA do jogo. Mais uma vez: os 5 primeiros Sonics tinham uma física básica, que só ia se aprimorando. Daí houve a falta de um Sonic no Saturn (queriam fazer 3d - o que excluiria muitos dos ex-jogadores*), e foram conseguir somente no Sonic Adventure, no Dreamcast. Mas o Sonic NÃO FOI FEITO PARA 3D. Depois do Sonic Adventure 2 a Sega fez foi só perder a mão, com jogabilidades das mais exdrúxulas. Até que resolveram voltar com o 2d em Sonic 4... Resultado: DESAPRENDERAM A FÍSICA DELE!

 *Assim como muita gente deixou de comprar os consoles da Sega - na verdade deixaram de jogar video games como um todo - muita gente deixou de jogar os consoles da Nintendo pelo fato deles não fazerem outro Mario 2d. Até que eles tomaram vergonha na cara e fizeram o New Super Mario Bros Wii e quebraram recordes de vendas.

 Contiuemos.

"Após tentar criar personagens para estrelar o game e rivalizar com o mascote da Nintendo, foi o ouriço azul da ilustração de Naoto Ohshima que foi usada no game, que teve o motor gráfico desenvolvido por Yuji Naka, design de Hirokazu Yasuhara e as músicas, clássicas entre os gamers, por Masato Nakamura. Sonic, inicialmente foi chamado de Mr. Neddlemouse, teve seu primeiro game para o Mega Drive lançado em 1991. Versões para o Master System, console de 8-bit da Sega, e para o portátil Game Gear vieram logo depois."

Queria apenas dizer que as músicas do Masato Nakamura (Sonic 1 e 2) são as MELHORES de todos os Sonics do Mega Drive. E que Naofumi Hataya, Masafumi Ogata e Spencer Nielsen, do Sonic CD (o Nielsen fez a da versão americana, que EU GOSTO), fizeram as melhores músicas em geral.

""'Sonic' foi um lançamento apropriado para a época, primeiro por ter conseguido uma identidade com o público juvenil. O ar descolado do personagem  conseguiu conquistar jogadores na época que a geração de jogava na década de 80 deixava de ser criança", explica Kao Cyber Tokio, professor de design de games. "Em paralelo, ela era ágil, ousado e rápido, usava o grande poder de processamento do Mega Drive. Esse conjunto acabou tornando Sonic em um grande ícone".

"Em meados de 1993, Sonic chegou a ser mais famoso e reconhecido pelas crianças do que Mario e Mickey", conta Steven Poole, autor do livro “Trigger happy” e colunista da revista especializada em games Edge. Produtos diversos como bonecos, histórias em quadrinhos e desenho animado ajudaram a popularizar o Sonic e seus amigos como Tails, a raposa de duas caudas, Knuckles, Amy, sua namorada, entre outros.

O Sonic Team, time de produção responsável pela franquia, perdeu alguns de seus integrantes, fazendo com que os futuros jogos de Sonic perdessem sua identidade na criação. Assim, ao contrário de Super Mario, que teve seu mundo muito bem explorado pela Nintendo e por seu criador, Shigeru Miyamoto, a Sega não soube aproveitar sua maior criação.

"Ambiente do Mario é muito rico em termos de vilões e piossibilidades de ação. Mas "Sonic" foi centrado no personagem e nos seus parceiros, mas o ambiente, o seu mundo nunca foi devidamente exoplorado", explica Cyber. "Um dos exemplos é a conversão de animais em robôs pelo vilão da franquia, Dr. Eggman (ou Robotnik) nunca foi devidamente explicado nos games. Faltou enriquecer este ambiente"."

 Essa história precisa ser recontada... Mas não pelo lado do Sonic.Qual é a interação do Super Mario Sunshine e dos Galaxies com o Reino dos Cogumelos? Aliás, o Miyamoto deve uma explicação por ter feito um Mario 2d com 18 ANOS DE DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO ÚLTIMO! Quanto ao Sonic, mais uma vez: ele perdeu a essência. Nos últimos Sonics o Eggman nem se dá ao trabalho de transformar animais em robôs!

"Para o diretor-criativo do Alopra Estúdios, empresa de ilustração e animação para agências de publicidade, Elton Bandeira, Sonic como marca é até superior a Mario. "Mario cai na formula básica do bonequinho gordinho e fofinho, O Sonic, por ser um porco-escpinho, é repulsivo, transformar isso em algo simpático e carismático é difícil". Ele afirma que faltou a preocupação da Sega de desenvolver a marca ao longo dos anos."

Não faltou preocupação, faltou COMPETÊNCIA: 1) lançaram 2 Sonics em um intervalo menor que um ano (Sonic 3 e Sonic 3 & Knuckles - antes que os xiitas venham me dizer "mas são o mesmo jogo": podem ser jogados e terminados de forma separada? Então NÃO SÃO O MESMO JOGO!); 2) Não lançaram um Sonic 2d para o Saturn, lançando um jogo de corrida meia-boca no lugar (Sonic-R); 3) Lançaram jogos 3d de meia-boca (Sonic Adventures e Sonic Colors - méritos  para este por ter, nas partes 2d, física MELHOR que a do Sonic 4) para péssimos (Shadow the Hedgehog, Sonic '06, Sonic Heroes, Sonic Unleashed, Sonic and the Secret Rings, Sonic and the Black Knight); 4) insistirem nos "amiguinhos" do Sonic para além do Tails, Knuckles e Amy (especialmente com o BIG THE CAT); 4) Não lançarem um jogo 2d do Sonic para Dreamcast; e 5) Antropomorfizar por demasiado o Sonic. Mas a reportagem diverge dos erros, vamos ao debate:

"Série de errosApós Mario ter entrado no mundo dos jogos em 3D, com "Super Mario 64", de 1996, a Sega precisava que Sonic seguisse a tendência da época. Após cancelar o primeiro game em 3D do herói para o Sega Saturn, a empresa lançou em 1999 nos Estados Unidos "Sonic Adventure". Embora muitos fãs considerem um bom game, o título não agradou a crítica da mesma forma que o jogo do rival."

Não foi somente à crítica que o jogo não agradou não: muita gente das antigas não gostou. Eu, apesar de haver gostado quando joguei pela primeira vez, confesso que o jogo envelheceu mal. MUITO MAL. Mas o parágrafo seguinte é uma sandice.

"À medida que a Sega começou a fazer jogos do Sonic em 3D, eles perderam a mão", diz Cyber, "Mario conseguiu aproveitar bem a mecânica, mas Sonic não foi tão feliz". O professor de design de game conta como exemplo o game "Super Mario Bros. 2". "['Super Mario Bros. 2'] é péssimo porque ele é apenas uma conversão do primeiro título. Após o fracasso, Miyamoto e o time da Nintendo soube dar a volta por cima com 'Super Mario Bros. 3'. Mesmo com muitas tentativas, a Sega não conseguiu levar a série para um bom patamar". 

PÉSSIMO GAME!? FRACASSO!? Tenho muito medo do que é ensinado nessas aulas de design... Super Mario Bros. 2 foi um SUCESSO! Vendeu mais de 5 MILHÕES de cópias só nos EUA! As pessoas têm um anacronismo nessas horas que puta que o pariu! Sim, o SMB2 não é um jogo de Mario, é uma adaptação do Doki Doki Panic, mas vendeu muitísimo bem! E outra coisa: ele fez algo que infelizmente nunca foi feito depois pela Nintendo (só arrannhado nos dois Mario Galaxy): deu características únicas para cada player. O Mario é o equilibrado, o Luigi é o que salta mais alto, a Peach é a que pula mais longe (mas não é muito rápida) e o Toad é o que pega os rabanetes mais rápido (mas não pula muito). Agora me diga por que hove tanta grita por colocarem 2 Toads e não a Peach em NSMBW?

"Nessa mesma época, a Sega abandonou o visual do herói mais baixinho e gordinho e o transformou em algo mais atual e adolescente: magro, alto e com olhos verdes."

Fez uma bela de uma CAGADA, isso sim. E fará outra falando que o Sonic barrigudo fará sua despedida em "Sonic Generations" (mais um sinal de que ela está cedendo aos apelos 2d).

"Para Bandeira, a Sega ainda tem a chance de resgatar a marca. "Tentar trazer o Sonic para algo mais próximo do nosso mundo, interagir por aqui e voltar, seria uma alternativa. Embora os últimos títulos do herói tenham até vendido bem, a empresa [a Sega] perde credibilidade pois os gamers compram o conceito e não o jogo em si. Quando um novo título é anunciado, os jogadores ficam com o pé atrás"."

AFASTA-TE DE MIM, SATANÁS! O Sonic tem que ficar na FLORESTA, com os animais - também ficaria muito feliz se ele se esquecesse de falar! Só tem que entrar numa cidade caso seja uma fase. Mas o habitat dele é a FLORESTA!

"Um dos jogos mais criticados de Sonic é "Sonic Unleashed", de 2008. No título com ação em 3D, o personagem alterna sua versão "normal" com uma de "lobisomem", chamada de "Sonic the Werehog". O professor de design de games considera esta transformação, que altera até a mecânica do game, uma grande piada."

Poderia falar do bestialismo em Sonic '06, ou do uso de espada em "Sonic and the Black Knight", mas sim, isso foi uma piada mesmo.

"Sonic ainda, assim como Mario, teve jogos de corrida como "Sonic All-Stars Racing", bastante similar ao famoso "Mario Kart" e de tênis, com "Sega Superstars Tennis", parecido com "Mario Tennis". Curiosamente, os dois rivais estrelaram o mesmo game em "Mario & Sonic at the Olympic Games", de 2007, e "Mario & Sonic at the Olympic Winter Games", de 2009."

 Se alguém me falasse isso em 1992 eu mandaria se fuder. A que ponto chegamos... Vivemos no pior dos mundos possíveis.

"Desde sua criação, Sonic foi um ícone que foi mais feliz pelo hardware que ele representava do que necessariamente com sua estrutura narrativa. Shigeru Miyamoto, por vir das artes, soube criar um mundo rico para Mario, que em todos os jogos possui mesma estrutura. 'Sonic Unleashed é uma piada, uma tentativa de inovação que estragou o game. 'Sonic 4' foi uma perda de oportunidade. A impressão que tenho é que falta à Sega uma estrutura de design melhor, pois ela está esfacelada, sem um ícone como Hideo Kojima [de "Metal Gear Solid"] da Konami ou um próprio Miyamoto". 

NÃO, NÃO E NÃO! Nem a Sega nem ninguém precisa de um "game god"! O "game god" é a pior coisa que pode acontecer a uma empresa! "Mas e o Miyamoto?". O Miyamoto é o responsável por ficarmos 18 ANOS sem um Mario 2d, gastando energias inúteis com coisas como Super Mario Sunshine! Ele já é responsável pelos 5 ANOS em que já não há nenhum Mario 2d para portátil! Ele é responsável por aqueles controles atrozes do Nintendo 64 e do GameCube! Ele é responsável por Wii Music! Ele é responsável por algo que pode ser DANOSO ao Mario 2d: a colocação de Miis nele. Nenhuma empresa de videogames precisa de um "game god"! O que a Sega realmente necessita é de game designs que tenham crescido jogando Mega Drive que destrinchem a maneira com que aqueles jogos foram feitos e REPLIQUEM e APERFEIÇOEM com as tecnologias modernas de hoje. Também precisam de referenciais que estejam ALÉM dos video games (sim, isso é algo que o Miyamoto tem e faz de melhor: ele se inspira em livros e coisas do cotidiano para fazer seus jogos). SÓ ISSO.

Quanto ao Koijima, nunca joguei um jogo dele. Mas eu conheço a Konami da época do MSX. Ela fazia uma PORRADA de jogos. Ela se comparava com a Sega, a Nintendo e a Capcom! Hoje ela basicamente só faz o que o Koijima quer, DDRs e Winning Eleven. Ela realmente melhorou?

"Nova 'última' chance
Para comemorar os 20 anos de Sonic, a Sega trabalha em um game que promete agradar tanto quem era fã do personagem na década de 1990 quanto quem gosta dos títulos atuais.

"Sonic Generations" une no mesmo game as duas versões do azulão, a antiga, mais gordinha, e a nova, mais magra e com olhos verdes. Ao escolher cada estilo do herói, a mecânica de jogo também será diferente: o Sonic "antigo" traz um esquema de fase em 2D, no estilo do Mega Drive, equanto o "novo" traz fases em 3D, com a visão em terceira pessoa.

Outro foco da Sega está em resgatar cenários clássicos e muito conhecidos pelos fãs como a Green Hill Zone, de "Sonic the Hedgehog". Os estágios do modo clássico, embora seja possível terminá-los em poucos minutos, apresentam segredos e rotas alternativas, do mesmo modo que o game clássico.

Usando o Sonic atual, o game apresenta uma jogabilidade similar aos títulos da série "Sonic Adventure", com efeitos de câmera e alta velocidade, o que exige reflexos do jogador.

Além de celebrar duas décadas do porco-espinho azul, "Sonic Generations" pode ser a última vez que os fãs verão o personagem em sua forma clássica. O produtor do game, Takashi Izuka, diz que o herói voltou apenas para o seu aniversário e que não irá aparecer mais jogos. Mas se depender da Sega, Sonic continuará aparecendo nos games."

É disso que estou falando! Desde a época do Saturn a Sega perdeu o "mojo" com essa coisa em ser tecnológica e vanguardista. Retomem as raízes de arcade, dona Sega!.

 

quinta-feira, junho 16, 2011

Os seguintes deputados votaram pela prevalência do cartel de combustíveis no Distrito Federal

Aylton Gomes - PR
Benedito Domingos - PP
Benício Tavares – PMDB
Celina Leão – PMN
Cristiano Araújo - PTB
Dr Michel - PSL
Liliane Roriz - PRTB
Luzia de Paula - PPS
Raad Massouh - DEM
Washington Mesquita - PSDB


Foram esses que votaram na patacoada de aprovar venda de combustível apenas em supermercados que forem construídos A PARTIR DA APROVAÇÃO DA LEI. Quem votar neles em 2014 estará concordando com o cartel de combustíveis vigente no DF, e merece ser EXECRADO, DEMITIDO E HUMILHADO EM TODAS AS OCASIÕES POSSÍVEIS.

Abstenções:
Agaciel Maia - PTC
Olair Francisco - PTdoB
Patrício - PT
Ausentes:
Joe Valle – PSB
Wellington Luiz - PSC

Salvo pelo Cabo Patrício, que não votou por ser presidente, os eleitores desses cidadãos devem repensar o voto neles em 2014. Agaciel: você tomou tanto dinheiro do Senado, por que se absteve? No caso do Olair Francisco, BOICOTEM A AGITTUS CALÇADOS A PARTIR DE ONTEM!!! 

quinta-feira, junho 09, 2011

E o Dinamite conseguiu!

O até ontem apenas maior presidente botafoguense do Vasco de todos os tempos FINALMENTE conseguiu um título! E que título: o da Copa do Brasil! Um torneio puramente de mata-mata! Sério, nunca fomos bons em mata-mata! Ainda mais na Copa do Brasil, torneio em que já fomos eliminados para times pequenos, como Baraúnas, Flamengo, Gama... Parecia que "honraríamos" a sina carioca de amarelar para times meia-boca nas finais, como já aconteceu contra o próprio Vasco, o Fluminense e o Botafogo. De certa maneira amarelamos mesmo (tomar aqueles dois gols do Coritiba no primeiro tempo foi imperdoável), mas FELIZMENTE não foi o suficiente para nos tirar o título. E se falam daquele pênalti que o Dedé cometeu no jogador do Coritiba (o que pessoalmente acho bastante discutível) eu tenho que falar que aquele Bill aplicou uma TESOURA num jogador vascaíno, deu uma tremenda botinada no Fernando Prass e não tomou vermelho. Enfim, parabéns ao Trem-Bala Expresso da Vitória!!!

PS: como finalmente o banana Roberto Dinamite conseguiu um título de expressão vou retirar a minha mensagem de "Fora Dinamite!" do blog. MAS NÃO ABUSE!!! Aproveita a grana do título e amortize as dívidas com o Edmundo, Donizete e o Romário. Ah, e cuide bem do Juninho!

PS2: Ricardo Gomes: sempre achei você um técnico meia-boca. Mas devo reconhecer que você, mesmo pó-de-arroz, fez um ótimo trabalho no Vasco. Aproveita esse título para começar a se consolidar como um técnico de verdade (e eu esquecerei aquela mancada no Pré-Olímpico, ok)? Agora é a chance de provar que você também é bom em pontos corridos.

quarta-feira, junho 08, 2011

E3 - O canto de cisne do Wii

Bem, o destaque para o Wii foi praticamente nulo na conferência da Nintendo. Felizmente isso não significa que ele está morto Há uns lançamentos para ele:

1) Wii Play Plus - Sequencia do segundo best-seller do Wii, está para sair nos EUA. Virá com o Motion Plus, e com certeza será beeeeeeeeem melhor que FlingSmash. Se falarem que é "melhor" que Wii Play eu compro.

2)Kirby Wii - Não contentes em fazer um jogo mais doce que caramelo (o Epic Yarn) - e mais fácil que Pequena Sereia do Mega Drive (nunca comprem nada da Good Feel) - agora lançam um novo Kirby, o que é tradição em se tratando de sistemas que deixarão de ser fabricados. Mas agora promete, porque foi feito pela Hal, os criadores originais do jogo. Além disso, à la NSMBW, também permite 4 jogadores simultâneos. Se as críticas disserem "é um Kirby às antigas" (e parece ser) eu compro. Só espero que tenham aprendido a lição e eu possa escolher com quem o P1 pode jogar.

3)Fortune Street - Jogo de tabuleiro com os personagens de Dragon Quest e Mario. Passo.

4) Mario Party 9 - Mais um jogo "Party"... Já tenho o Wii Party, que acho ótimo. Não sei se me interessa outro no estilo... Só se for muito bom.

5) Zelda: Skyward Sword - Esse vou aguardar a crítica do Sean Malstrom. Zelda não é muito meu estilo, então...

6) Rhythm Heaven - Continuação de um jogo original de DS. É sério: eu GOSTEI desse! Parece ser tão demente quanto Wario Ware.

Vamos agora aos jogos das 3rd parties:

Activision
1)Spiderman Edge of Time - Parece ser um crossover com o Homem-Aranha e o Homem-aranha 2099. Só se for muito bom.

2)X-Men Destiny - O Trailler não diz nada. Mas eu queria algo como X-Men Legends 2. Pode ser?

Ubisoft
1) Just Dance 3 - É óbvio que fariam esse jogo. A franquia Just Dance é a mais lucrativa da Ubisoft (se não for com certeza possui melhor custo-benefício que Assassin's Creed). Além disso, fez mais pelo Wii que Doney Kong Country: Returns... Vai vender menos que o 2, mas não fará feio. Porém, não é o meu estilo.

2) Rayman Origins - Opa! Rayman foi o primeiro mascote (quando isso importava) da Ubisoft, até que vieram os Rabbids... Agora ele retoma o velho estilo de plataforma 2d. O suficiente para que eu olhe com carinho...

terça-feira, junho 07, 2011

E3 - Nintnedo (epílogo)

E houve a apresentação da Nintendo. A má, péssima notícia é que o Wii não foi falado dessa vez, salvo pelo novo Zelda, que sairá em dezembro. Vitality Sensor? Foi pro saco (não foi falado). Pikmin 3? Nada. F-Zero? Idem. Zangeki lançado no ocidente? Nops. A prioridade foi dada para o 3DS, com uma pancada de jogos novos, e para o sucessor do Wii, chamado de... Wii U. Típico nome dado por publicitário... A boa notícia é que ele tem retrocompatibilidade com o Wii. A ótima notícia é que ele tem retrocompatibilidade com os CONTROLES do Wii (Wii Fit incluso). Sim, ele tem um display touchscreen. Parece até um tablet, diga-se. Com inúmeras possibilidades de jogos. Mas tem uma coisa que me encafifou: a Nintendo DESISTIU de lutar contra os canais de televisão dando a possibilidade de você continuar jogando quando se muda do canal. Tem uma pancada de jogos 'hardcore', e a maioria não me empolgou (mas deve ter empolgado os hardcore que choravam pelo Wii ser "casual"). Ah, e terá um "New Super Mario Bros Mii" e um "Smash Brothers" (compatível com o DS).

Se irei comprar? Antes preciso saber duas respostas: 1) quanto custará?; 2) Como transferirei os jogos do Virtual Console e do Wii Ware para ele? Mas acho mais provável eu comprar um outro Wii desbloqueado para jogar os jogos piratex.

Agora, não gostei nadinha da maneira como o Wii foi tratado. Só um jogo como destaque!? E nem uma palavra sobre o Wii Play Plus, que está para sair?

Escrevo esse post antes do Sean Malstrom escrever o dele, mas já posso adiantar o teor dele: a Nintendo entrou no "oceano vermelho".

E3 - Nintnedo (prólogo)

Daqui a pouco será a conferência da Nintendo. Além de mostrar mais jogos para o 3DS (tá precisando...), mostratrá o sucessor do Wii, o até agora denominado Projeto Café. Informações extra-oficiais dizem que o controle do 'Café' terá touch screen e câmera. Se for isso mesmo, ela abandonará o caminho vitorioso do Wii e voltará para a idade sombria do N64 e do GameCube. Eu acho o controle do Wii o melhor já lançado desde o Saturno. E sabem por quê? Porque ele ELIMINOU o segundo direcional analógico com o pointer e ELIMINOU um botão com o "waggle". Menos é mais. O fato de haver tela já indica que não haverá o 'waggle'. Além disso, todas aquelas possibilidades do uso do controle do Wii (e que foram pessimamente aproveitadas, salvo no Wii Sports Resort e no Wario Ware: Smooth Movies) irão para o vinagre. Vai ser batata, dona Nintendo, que os velhinhos nem as adolescentes juvenis não comprarão o Wii. A não ser que a parte touchscreen seja separável do controle...

E há uma ordem de coisas prátias para eles resolverem: 1) Como será a transferência de dados do Virtual Console/Wii Ware para o Café?; 2) haverá retrocompatibilidade com os jogos do Wii? ;3) haverá retrocompatibilidade com o CONTROLE do Wii?; 4) o modo online será melhorado?

Mas isso só será em meados do ano que vem. Até lá, veremos o canto do cisne do console não-portátil mais bem-sucedido da história da Big N. Espero os seguintes jogos: 1) F-Zero; 2) Zangeki; 3) Starfox; 4) Pikmin; 5) Zelda. De confirmado mesmo só o Wii Play Plus. Na verdade, na verdade, queria mesmo um novo Mario 2d.

E3 - Sony

Bem, a conferência da Sony, por ter o lançamento de um novo hardware (o portátio agora com o nome PSVita) teria que ser mais interessante que a da Microsoft. E foi. A principal vantagem do Vita (nome mais interessante que Kinect e, ouso dizer, que 3DS) são os saves compatíveis com o PS3. Além disso, concorrerá, na sua versão mais barata (só com wi-fi, sem 3G), em preço com o 3DS: U$ 250. Restam algumas perguntas que não querem calar: 1) os jogos do PSP rodarão nele?; 2) qual é a autonomia da bateria? Uma resposta favorável a essas perguntas fará com que o Vita ganhe de lavada sobre o 3DS. Aliás, é algo merecido para a Sony, que de uns dois anos para cá (por causa da rabeira na venda de consoles) está procurando trazer jogos novos, e não merecia o ataque à PSN.

segunda-feira, junho 06, 2011

E3 2011 - Microsoft

Como disse, esse seria o ano do Kinect. Vai ter uma porrada de jogos mais "hardcore" compatíveis com o add-on. E uns jogos "casuais" também. E Halo 4 em 2012. Mas sinceramente? Não me empolgaram.Os jogadores hardcore já possuem o Xbox, e os jogadores casuais vão ficar no Wii até o final. Por quê? Bem, além da Microsoft não saber fazer jogos casuais, houve uma nova queda do preço do Wii, que agora está U$ 150. Assim, você pode comprar um Wii com 1 jogo, um controle Motion Plus e um Nunchuck por U$ 150. Enquanto isso, para comprar um Xbox com Kinect incluso, um controle e um jogo (Kinect Adventures) você gasta O DOBRO. Pode haver um aumento das vendas do Kinect, mas vai ser só. A única chance da Microsoft será se o tal do Projeto Café custar uma fábula e o Wii for descontinuado logo.

A conferência da Sony também será hoje. Deve mostrar o novo portátil para concorrer com o 3DS (se bem que o PSP agora está fazendo bonito contra ele) e, talvez, o sucessor do PS3. Além do gerenciamento de danos contra o ataque hacker à PSN.