terça-feira, agosto 31, 2010

Julgamento d'Horroriz no TSE 3 - 6 x 1! :D

Obviamente, o voto contra foi do Marco Aurélio Mello. Mas o voto dele foi uma indicação da sua posição no STF: 1) CONTRA a validade da Lei da Ficha Limpa nessas eleições; 2) CONTRA a retroatividade da Ficha Limpa para casos anteriores à lei. Não aparenta que declarará a Ficha Limpa inconstitucional per se. Veremos o que a fortuna reservará para ele no STF.

Julgamento d'Horroriz no TSE 2 - 1 x 0

O relator Arnaldo Versiani confirmou a tendência dele e votou pela impugnação da candidadura d'Horroriz. Fizeram um intervalo pro cafezinho de 15 minutos. Espero que o Marco Aurélio seja um dos últimos. Como ele é do STF pode ser que consiga convencer alguém na undécima hora.

Julgamento d'Horroriz no TSE 1

Começou o julgamento às 20h30. O Ministro Marcelo Ribeiro, que mudou de posicionamento pro para anti-ficha-limpa, declarou-se impedido de julgar, porque já advocou pro Horroriz. Atitude digna, comparando com o que houve no TJDFT na censura ao Estadão. A defesa terminou de expor seus argumentos.

Eleições 2010 - Julgamento d'Horroriz hoje

Veremos no que vai dar. O caso será relatado pelo Min. Armando Versiani, da cota dos juristas. Até agora mantém-se pela aplicabilidade da Ficha Limpa para esse ano. E a posição dele é bem sólida, como se pode ver nesse voto. A menos que mude radicalmente de posição (é possível), ou que considere apenas o trecho da renúncia para evitar cassação inconstitucional (idem)... É como dizem: grandes expectativas geram grandes frustrações. Há algo no ar que não me parece bom... :(

segunda-feira, agosto 30, 2010

Eleições 2010 - Julgamento d'Horroriz no TSE amanhã

Veremos como será o resultado. Ou voltarei a escrever muito puto ou muito feliz. A tendência é manter a impugnação, mas quem entende cabeça de juiz?

Off

Uai, tem seguidor meu de Pains? Não seria um que mora/morou em Barbacena? :)

domingo, agosto 29, 2010

Eleições 2010 - Empate técnico

Horroriz têm duas coisas contra ele: a questão da ficha limpa, que o TSE está fazendo questão de empurrar o máximo com a barriga para que o STF tenha que lidar com o fato consumado; e a "nova onda vermelha". Semelhante a 2000, o PT está conseguindo criar todo um ambiente a seu favor (não entro no mérito se isso é justo ou não). Como o Lula está fazendo a parte dele com o Agnelo, isso resultou em empate técnico (tanto no Datafolha quanto no Ibope), com um embate promissor no segundo turno. Para o Senado, Cristovam Buarque, o primeiro senador pelo DF a TERMINAR o mandato desde os que foram eleitos em 1986 (!!!) lidera com folga, seguido de uma acirrada luta entre Rollemberg e AVadia (que pode se dar mal se o TSE reconsiderar a decisão). A candidatura de Fraga parece que até agora não pegou - apesar da quantidade de propaganda nas ruas.

A solução d'Horroriz está sendo a mais populista possível: comparação com JK, uma das coisas mais infames que já vi, além de promessa de lotes, novas cidades-satélite, vans e coisa que o valha. Provavelmente ele está esperando o segundo turno para a cartada final: reajuste aos funcionários do GDF. Deu certo em 98, e, de acordo com o TRE-DF, instituição que não é nem um pouco rorizista escrota filha da puta*, ele DEU os 28%.

*Por falar em TRE-DF, instituição que não é nem um pouco rorizista escrota filha da puta, ela ao mesmo tempo considerou e não considerou Horroriz ficha suja. Considerou porque ele foi impugnado, afinal de contas. Não considerou porque deu direito de resposta pro Horroriz contra propaganda do PT que dizia... exatamente isso.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Wii Party será um Behemoth*

Acabou de sair a notícia: Wii Party virá com um controle extra! O jogo em 7 semanas passou o Super Mario Galaxy 2 (em 13) no Japão. Agora eu COM CERTEZA comprarei ele (em algum momento, já que o povo no Brasil obviamente irá exagerar no valor). Ou seja: terei 3 controles (e praticamente ninguém com quem jogar, salvo o boliche no Wii Sports Resort de vez em quando :\).

*Behemoth é um dos monstros descritos no Antigo Testamento, assim como o Leviatã - provavelmente adquiridos com o contato pelos hebreus com outras civilizações.

segunda-feira, agosto 23, 2010

A tal do "valor de replay do jogo"

Junto com os achievments, trophies, etc., essa é um dos paradigmas estúpidos que vigoram nos jogos de hoje. Antigamente os jogos em geral eram curtos, você dedicava uma tarde (até menos), zerava-os sem problemas e no dia seguinte corria pra jogar o mesmo jogo. A Nintendo começou a mudar isso no Zelda do NES, onde você dava para salvar o jogo (revolucionário na época). Mas a mentalidade manteve-se a mesma: os jogos eram igualmente divertidos (nunca tive oportunidade de jogar Zelda, mas o Super Mario World, do SNES, é no mesmo esquema e jogo até hoje).

Daí os jogos involuíram, a tal ponto que hoje a qualidade é medida pela "quantidade de horas" dedicada a ele. Ou seja: pegue um jogo como Super Mario Galaxy: você zera com o Mario, depois zera de novo com as 120 estrelas, libera o Luigi, zera com ele, zera de novo com as 120 estrelas, zera a 121ª estrela em cada e acabou! Ele ficará lá na estante até, quem sabe, você jogá-lo de novo (até acontecerá, mas demorará um pouco...). Daí você pega o New Super Mario Bros Wii, que tem o espírito de um jogo das antigas: você zera ele, procura completar todas as fases, pegar todas as moedas (nesse caso, um maldito resquício da modernidade) e ele fica lá na estante. Mas você sabe que, quando houver uma entressafra de jogos vc vai cair matando nele (e é o primeiro jogo que você pensa quando leva seu Wii pra casa de alguém).

Falo isso porque estou com um jogo novo, "Sin and Punishment: Star Sucessor". Esse jogo é da Treasure, talvez a companhia de nicho mais querida que há (fez "Gunstar Heroes" pra Mega Drive, o primeiro "S&P" para N64, "Gradius V" para PS2 e o "Ikaruga" para Dreamcast/Gamecube/Xbox). Ela é uma das poucas que mantém o estilo arcade. Tenho o jogo desde sexta-feira, terminei hoje à tarde e adivinha: tô louco pra jogar ele de novo! Caramba, quando era moleque e pensava no futuro, pensava que os jogos de hoje teriam o mesmo espírito de antigamente! Mas demoraram quase 18 anos para lançar um Mario 2D, 15 para lançar um Sonic 2D. Eu quero mais jogos como S&P2!

Mas veja bem: NÃO COM AQUELA PORCARIA DE EMBALAGEM ECOLÓGICA!

Eleições 2010 - A chance da hegemonia petista no DF

Claro que é só uma possibilidade, mas é bem plausível que o PT, se ganhando no DF, consiga a hegemonia local. Primeiro porque quebrará o mito da invencibilidade d'Horroriz; segundo porque, acontecendo isso, não haverá no médio prazo um político carismático o bastante para quebrar a hegemonia petista. As alternativas seriam: Luis Estevão, que sairá do ostracismo em 2014; Arruda, com a moral baixíssima; AVadia, que já perdeu duas eleições para governador e está aos tapas com o Rollemberg para conseguir uma vaga no Senado (isso se o TSE não impugnar a candidatura dela também, o que é possível); Fraga, um dos últimos bastiões da direita nacional, que está perigando ficar em quarto na mesma disputa ao Senado (embora esteja muito cedo para afirmar isso, já que pelo pouco que vi a campanha dele está acertando no tom).

Obviamente tudo acima fica no "se" (se a ficha limpa se manter e se Horroriz continuar sendo impugnado). Porque acho muito difícil ele perder as eleições de a FL não passar.

Aliás, o TSE está claramente empurrando com a barriga pra ver se mantém a lei na base do "fato consumado".

Quem viver verá.

sábado, agosto 21, 2010

Bottom 10+

Há mais de três anos escrevi sobre as músicas as quais não suporto ouvir. Mas de lá pra cá  surgiram outras... vamos a elas:

14 - MC Pelé/ Periguete - Felizmente o inferno agora tem uma trilha sonora - ou infelizmente, para quem acha que vai parar lá no final.
13 - Marcelo D2/ Loadeando - Rap já é uma bosta. Marcelo D2 cantando rap é um tolete. Marcelo D2 cantando rap junto com um filho que mal sabe cantar? Ah, isso já é um emissário submarino.
12 - Regis Danese/ Entra na minha casa - Qualquer música que faça sucesso em programas de auditório já tem potencial para ser uma porcaria. Se essa música for GOSPEL então, já entra no meu Bottom 10+
11 - Fergie/ Big girls don't cry - Black Eyed Peas já é uma bosta completa, mas essa música tem um dom de me irritar profundamente...

Não me lembro mais de nenhuma agora, mas na medida em que surgirem, eu vou pondo.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Eleições 2010 - A menos que haja um fato novo, Dilma será a presidente

Vou me adiantar ao que prometi a mim mesmo, que seria esperar a primeira pesquisa do Datafolha após o início do horário eleitoral, para vaticinar: Dilma Rousseff será eleita presidente do Brasil, a menos que surja O escândalo. Por que estou certo disso? É fácil, basta ver a apatia da campanha do Serra, onde se noticia que os comitês eleitorais não estão se formando da maneira que deveriam - entenda-se: a campanha não empolgou.

Certamente deve-se ao envolvimento do Lula na campanha (patrimonialismo rules!), mas talvez seja também uma falha do próprio Serra e dos tucanos paulistas, que não empolgam nacionalmente nem a pau. Na sabatina do JN deu para ver isso: tecnicamente ele foi o melhor dos três (a Marina foi muito etérea e a Dilma, que tem problemas sérios de oratória, até que foi bem), mas ele foi muito tecnicista. Não sei onde que os marqueteiros tucanos vivem que não aprendem a "regra dos 75%": 7% dos adultos são analfabetos, e 68% da população brasileira de 15 a 64 anos - praticamente todos os votantes obrigatórios- analfabetos funcionais (dados do IBGE). Não adianta ficar falando de números para esse povo, porque a capacidade cognitiva deles é limitada. A não ser que você fale com a emoção, que é o que a Dilma está fazendo (e o Lula fez com maestria).

(Aliás, a Dilma está falando com aquele povo que dá audiência para a verve assistencialista de Luciano Huck, Gugu, Celso Portiolli e ultimamente até o Pânico...)

Outro problema do Serra é, por incrível que pareça, de oratória. Uma das regras desse meio é que se você consegue com que seu oponente passe a discutir nos teus termos você já ganhou 60% do debate. Isso claramente está acontecendo na campanha do tucano, com os mesmos paradigmas petistas. Caramba, o Serra falou do Lula positivamente na campanha hoje!

O que o Serra poderia fazer? Rebatendo a história dos pedágios, por exemplo, podia mostrar um "antes" e "depois" das estradas de SP e um "antes" e "depois" das estradas federais, ou as que foram concedidas sob o Lula. Poderia falar do crack, como falou hoje, mas mostrar de onde que vem, com o Lula usando colar de folha de coca e sendo no mínimo conivente com a produção da matéria-prima. Poderia comparar o que foi arrecadado com a privatização da Vale e da Telebras com quanto o Lula recebeu das usinas da Petrobras na Bolívia, ou quanto tá dando de ajuda de custo para o Paraguai do Lugo (e ainda perguntar: quem tá vendendo o Brasil, afinal de contas?) por causa de Itaipú.

Enquanto jogar o jogo do PT o Serra nunca ganhará. E quanto mais demorar para perceber isso mais irreversível será.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Eleições 2010 - Quem tem medo do STF?

Estamos a um dia do prazo máximo para o TSE julgar a legalidade de todas candidaturas, a 36 dias do primeiro turno e a 64 do segundo turno e NENHUM dos entes que poderiam entrar com ADIn (presidente, governador, mesa da Câmara ou do Senado, partidos políticos com representação na Câmara, mesa de Assembléias Legislativas/ CLDF, conselho federal da OAB ou entidades de classe de âmbito nacional ou confederações de classe) contra a ficha limpa até agora o fez. Se demorarem muito (entenda-se depois das eleições) é capaz do STF julgar considerando o fato consumado (ou seja, decidir politicamente). Mas parece que ninguém quer arcar com o ônus de "questionar a Ficha Limpa".

PS: Substituição importante no TSE: sai Marco Aurélio Mello, entra Gilmar Mendes. Hora de ver o que este realmente pensa.

terça-feira, agosto 17, 2010

Ai meu bolso! Lançamentos pro Wii até o final do ano

Quando voltar da Europa (nao fale "que chique!" antes de saber para qual lugar da Europa irei...) estarei em um grande dilema: quais jogos do Wii comprar? Já estou devendo Monster Hunter Tri (e Muramasa, e Boom Blox...) e estou pra receber -se a Saraiva cooperar...- o Sin & Punishment 2. Vamos à lista:

Metroid: Other M (31 de agosto) - Jurei pra mim mesmo que só comprarei o dia que zerar TODOS os Metroid Prime que tenho no Trilogy. Acho que não estou nem nos 50% do primeiro! Enfim, jurei pra mim mesmo que quando voltar, depois que jogar de novo NSMBW, me dedicarei aos Metroids.

Samurai Warriors 3 (27 de setembro) - Jogo que a Nintendo distribuirá no ocidente. Na falta do Zangeki... Parece que esse jogo é bom. Aguardarei as críticas.

Wii Party (03 de outubro) - Está vendendo bem no Japão, superando o medo que tinha de mais um título "Party" no mercado. Provavelmente comprarei um dia, mas não de primeira.

Kirby's Epic Yarn (17 de outubro) - Apesar de não ser um fã de Kirby (joguei um pouco os do NES e do SNES e achei-os bem meia-boca), estou de olho nele. Motivo: está sendo feito pela Good Feel Inc., second party da Nintendo responsavel pelo Wario Land: Shake It. Tenho esse jogo e, embora não chegue aos pés de NSMBW, é bem bom - principalmente os chefes. Estou no aguardo para ver se acabam com a bobagem dos acheivements.

PokePark Wii: Pikachu's Adventure (1º de novembro) - O único jogo de pokemon que compraria seria o original. Passo.

FlingSmash (7 de novembro) - Esse jogo é 100% novidade. Feito por uma companhia pequena e distribuido pela Nintendo, pelo que entendi é um jogo que você comanda um ser parecido com uma bola e faz pontos usando raciocínios geométricos. Ah, e se usa o motion plus. Pelo que vi, ou é um jogo bem simplíssimo ou é daqueles que você não vê nenhuma graça, mas quando joga... Outro que aguardo as críticas.

Donkey Kong Country Returns (17 de novembro) - Esse vai ser um problema: nunca fui fã de DK (na verdade, acho que o melhor jogo dele não se compara ao pior Sonic - E INCLUO OS SONIC 3D NISSO!!!). Provavelmente venderá horrores e terá ótimas críticas, mas mesmo assim estarei reticente em comprar. Como é feito pela Retro (a que fez os Metroid Prime), tem um crédito comigo. Mesmo assim, só cogitarei em comprar depois que colocar as minhas mãos nele e vaticinar positivamente. Ou seja: terei que pedir ao meu cunhado pra baixar e, quando voltar pro Brasil, executar meu plano. Como provavelmente o jogo estará esgotado em dezembro, só comprarei em janeiro.

Lançamentos ainda não definidos:

Goldeneye Wii (novembro) - Remake do jogo de N64. Não sei se fará sucesso, mas como preciso ter um FPS ele está na minha lista. Mas é uma das últimas prioridades.

Epic Mickey (festas de fim de ano) - É o jogo dessa safra que mais quero. O jogo é feito pela Disney e não é possível - repito: NÃO É POSSÍVEL - que ela não se esforce para fazer "o" jogo com o seu SÍMBOLO (obs: e jogo Castle of Illusion até hoje - que é muito, MUITO melhor que Donkey Kong Country). Também tem o Warren Spector, respeitado designer de jogos. Espero muito que esse jogo realmente seja épico e surpreenda todo mundo. Até porque se isso acontecer o Spector já disse que o próximo jogo será baseado em "Ducktales" (nem tanto no Tio Patinhas, mas sim nas aventuras criadas pelo Carl Barks, um dos maiores nomes das HQs, digno de ficar no panteão entre Jack Kirby, Lee Falk, Stan Lee, entre outros).

Sonic 4  parte 1 (???) - Não apareceu quando que sairá, mas será o primeiro Sonic 2d em 15 anos, acho. É muito tempo... Não sei se baixo ele por partes (vai ser via WiiWare) ou espero pra ver se lançam uma mídia com o jogo integral. Uma coisa é certa: dá pra ver que melhoraram 50% em relação aos Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Falo dos gráficos: comparando com os do Sonic 2 eles pioraram EM MUITO. Os outros 50% que continuam uma bosta são referentes à música. Não dá pra comparar o trabalho do Masato Nakamura (2 primeiros Sonics) com o resto. Aliás, tenho a teoria que o downgrade do sonic 3 em relação ao 2 foi responsável pela ascenção da atrocidade chamada Donkey Kong Country, mas isso é outra história.

Vou passar esses jogos pra minha irmã pedir pra meu cunhado baixar até que eu chegue no Brasil... De certo mesmo, acho que só vou comprar o Mickey (se as críticas forem boas).

segunda-feira, agosto 16, 2010

Eleições 2010 - Zeitgeist

Vi na Folhateen de hoje os eleitores jovens da Dilma, Serra, Marina e Plínio. Os eleitores da Dilma e da Marina eram relativamente normais. Os do Serra - juro! - mauricinhos de traje social impreterivelmente com a camisa pra dento da calça. Os do Plínio - também juro! - aquele povo alternativo "neo hippie" que infestam as universidades.

sábado, agosto 14, 2010

Futebol - Blatter, você está fazendo isso errado

Zé Blatter: se você quiser aumentar a média de gols tem uma medida simplíssima, para além de prorrogações, gols de ouro (NÃO! DEFINITIVAMENTE NÃO!), etc: é só transformar o nº de gols como primeiro critério de desempate. No saldo de gols os times ficam concentrados em não tomar gols para, quem sabe classificar no saldo. Fazendo isso, todos irão pro ataque. Topas fazer?

Eleições 2010 - Ah, as estatísticas... um PS1 sobre Horroriz, um PS2 sobre o STF e um PS3 importantíssimo no TSE

Ontem saiu a pesquisa Datafolha (único instituto em quem confio além do Ibope - e isso desde 2002) para o DF: Horroriz ficou dentro da margem de erro, indo de 40% para 41%. Já o Agnelo (realmente) subiu de 27% para 33%. A pesquisa foi feita entre 09 e 12 de agosto, depois portanto da impugnação da candidatura d'Horroriz pelo TRE-DF e antes do debate na Band (que como ninguém viu, não vai valer muita coisa) e do horário eleitoral (aí sim). Veremos se o Ibope confirma essa tendência, e até onde o "efeito Ficha Limpa" vai. Antes, uma mensagem de alento do Reinaldo Azevedo:

"Lembrando uma pesquisa de 2006
Relembro a última pesquisa Datafolha antes de começar o horário eleitoral gratuito de 2006, correspondente a esta de hoje, portanto. No dia 7 de agosto, Lula aparecia com 47% das intenções de voto. Três semanas antes, tinha 43%. O então candidato tucano, Geraldo Alckmin, havia caído de 28% para 24%. Heloísa Helena, do PSOL, havia oscilado de 10% para 12%. A diferença de 23 pontos garantia a vitória de Lula no primeiro turno, com 55% dos votos válidos.
A campanha na TV começou, os debates aconteceram etc. Bem, o resultado das urnas em outubro, no primeiro turno, foi este:
- Lula: 48,61% - bem perto mesmo da pesquisa de agosto;
- Alckmin: 41,64% - quase 19 pontos acima de agosto. Alguém poderia dizer: “Ah, mas ele estava em ascensão; Serra, em queda”. Não! Alckmin havia caído 4 pontos em três semanas;
- Heloisa Helena ficou com 6,85%m, quase a metade da pontuação de agosto."

Moral da história: é bem possível que os 33% do Agnelo se transformem em algo muito maior. (ou menor também), dependendo da campanha eleitora e do debate na Globo. Se bem que na época o Alckmin foi beneficiado pelo escândalo dos' aloprados' (como sempre digo: a única coisa que não pode aparecer são imagens de bolos de dinheiro, o que aconteceu na ocasião).

PS1: Uma notinha do Cláudio Humberto que tenho que dividir com os mais de 30 leitores deste horrível blog (sempre é bom lembrar que o CH foi um dos entrevistadores do debate, então nenhuma fonte contou isso pra ele, ele TESTEMUNHOU!):

"Pobre é bom para ser empregado. E para votar. No debate da Band entre candidatos ao governo do DF, Joaquim Roriz (PSC), “pai” do assistencialismo tipo Bolsa-Família, defendia políticas “para o pobre” argumentando que Brasília não pode ser somente de ricos. E perguntou, quando seu microfone era cortado, com seu tempo esgotado: “como conseguiríamos empregadas domésticas para trabalhar em nossas casas?” A perplexidade emudeceu os adversários."

PS2: Parece que NENHUM prejudicado pela Ficha Limpa provocou o STF sobre a LC em si! Olha... como o direito, em última instância, é político, se deixarem pra depois é bem capaz dos Ministros do STF aprovarem a validade da Ficha Limpa devido ao fato consumado, para que haja segurança jurídica.

PS3: Mudança de posicionamento no TSE: parece que o Ministro Marcelo Ribeiro mudou de lado, passando a ser contra a vigência da Ficha Limpa nessas eleições. Os 6 x 1 agora estão em 5 x 2.

sexta-feira, agosto 13, 2010

Eleições 2010 - Toninho, você está fazendo isso errado

Não vi o debate na Band ontem, por dois motivos: 1) o debate que importa mesmo é o da Globo; 2) para não correr o risco de arremessar algo na TV e ter problemas para dormir. Dito isso, foi interessante que Horroriz, "franco-favorito" tenha se dignificado a ir ao debate (em circunstâncias parecidas nas eleições de 98 e 02 ele não compareceu). Provavelmente para passar a mensagem para suas bases eleitorais (principalmente àqueles 35% - um pouquinho menos no DF- analfabetos e analfabetos funcionais) que ainda é candidato - pela capacidade cognitiva dessa gente, muitos devem pensar que a candidatura dele não está mais valendo.

Dito isso, vamos a algo que claramente NÃO funciona e que a esquerda ilustrada do DF insiste em bater na tecla: perguntado pelo Cláudio Humnberto sobre a política de distribuição de lotes, Horroriz disse (conferir link):

"No terceiro bloco do debate entre os candidatos ao GDF, os jornalistas que fizeram a pergunta e ainda escolheram quem comentaria o assunto. Cláudio Humberto perguntou a Joaquim Roriz sobre a política de distribuição de lotes do político em governos passados.

Roriz defendeu a necessidade de arrumar lugar para as pessoas que buscavam trabalho em Brasília. Toninho, escolhido para comentar, culpou Roriz pelo caos que a cidade viveria hoje. Na réplica, Roriz afirmou que o candidato do PSol não se preocupava com os pobres.

"A maioria de nós não nasceu em Brasília. O cidadão veio buscar melhorias e se não tem dinheiro para comprar pão, como vai adquirir lotes? Se eu voltasse atrás faria a mesma coisa", declarou Roriz.

"Eu sempre achei um equívoco da política do Roriz. O senhor foi o responsável pela ampliação da miséria, não resolveu o problema do povo que está faminto", rebateu Toninho. Roriz ironizou: eu vejo que o senhor é um homem que não gosta do pobre, eu gosto do pobre"."


Tudo bem que o Toninho é um candidato nanico, mas isso reflete crença de boa parte da esquerda no DF. Cada vez que alguém fala que "a política de lotes foi um equívoco, e que provocou miséria no DF" e fica por isso mesmo, o eleitor de grande parte das cidades-satélites logo conclui: "esse cara não gosta de mim; por ele eu ainda viveria em invasão enquanto ele estaria no bem-bom lá no Plano ou no Lago, sei lá onde que mora". Daí é mais um a votar n'Horroriz, que aproveita muito bem esse mote do "ele não gosta de pobre" graças a uma infelicíssima entrevista do Cristovam em 98. Horroriz em parte ganhou as eleições ali.

(Antes que me perguntem, eu NÃO acredito na teoria que Horroriz ganhou do Cristovam no debate, por ele ter sido 'coitadinho'; o que aconteceu, e vocês podem conferir isso no site do TSE, é que uma parte considerável dos eleitores d'Horroriz - parte daqueles 35%... - se embananou com a urna eletrônica, anulando os votos e permitindo a vitória do Cristovam)

Em vez de ter essa abordagem elitista imbecil, a esquerda tem que começar a falar, com uma outra abordagem: "tá, houve a questão da moradia que ele até pode ter resolvido. Mas e a saúde? Horroriz cuidou da saúde? E a educação? Horroriz cuidou da educação? E a segurança? Horroriz cuidou da segurança? Enquanto nesses quase 20 anos ele ficou se vangloriando de ter dado lote, VOCÊ, que recebeu lote em algum desses últimos 20 anos, vive trancado em sua casa por medo de bandidos, tem que rezar para que consiga atendimento no hospital e possuem parentes desempregados porque não tem a qualificação necessária para conseguir emprego. Você acha justo dar seu voto a uma pessoa que te deu algo e depois disso te deixou ao Deus dará?"

quinta-feira, agosto 12, 2010

Saldo dos 30

Como completei 30 anos, chegou a hora da comparação com os 20 anos e fazer previsões para os 40. Vamos por temas. Não vale saúde, já que ela sempre tende a piorar com o tempo.

Profissional
20 anos - Um reles estudante de graudação de ciência política, com expectativas de conseguir um estágio. Sem domínio de línguas.
30 anos - Graduado e mestre em ciência política e especialista em comércio exterior. Desempregado, depois de trabalhar 1 ano como coordenador pedagógico em Betim e 2 meses na Câmara dos Deputados. É, o aproveitamento foi péssimo :( Ao menos me viro muito bem em inglês e espanhol.
40 anos - Após o curso de contabilidade que farei (não adianta dar murro em ponta de faca: fracassei como cientista político e tenho que mudar meu caminho URGENTEMENTE), espero conseguir algo antes dos 35 (senão, simplesmente não haverá o depois, salvo se migrar para o Canadá para poder morrer de vergonha de mim mesmo sozinho). Eventual aprovação em concurso público pode melhorar -e muito- esse aspecto. Espero poder me virar bem em francês também.

Afetivo - Amizades
20 anos - Com amigos do 1º grau, 2º grau e começando a ter amigos no 3º grau
30 anos - Com amigos do 1º grau apenas, se arrependendo amargamente de um dia ter feito amizade com certas pessoas do 3º grau. Para não falar que já saí do mestrado rompido com metade dos conhecidos - para romper com a outra metade depois.
40 anos - Espero manter a amizade dos amigos do 1º grau. Até agora não há nenhum indício que isso não aconteça, mas nunca se sabe...

Afetivo - Amor
20 anos - Ainda alimentado paixões utópicas
30 anos - Depois de sucessivas decepções que devastaram o meu coraçãozinho e me levaram à completa paralisia além do desencanto pelo comparecimento frequente às "damas", finalmente apareceu o milagre em forma de mulher para mim, com qualidades mil e defeitos quase imperceptíveis. Agora posso alimentar outras atividades, como por exemplo procurar um emprego.
40 anos - Constituir família. Preciso de alguém pra jogar Wii comigo (e dessa vez não cometerei a besteira de doar, que nem fiz com o meu Mega Drive/Sega CD).

Cultural
20 anos - Um intelectual em formação. Pena que perdeu muito tempo com besteiras, tipo literatura marxista e música indie. Ainda muito metal, mas buscando ser mais eclético
30 anos - Alguém que já não se considera intelectual (um bom começo), que procura não perder contato com a realidade. Quanto à música, deixei de ser indie, continuo metal (apesar de pessimista quanto ao futuro do ritmo, que vai virar um "ritmo morto" tal como bossa nova, jazz e blues) e dando uma banana para a "diversidade". Foda-se forró universitário, pagode mela-cueca, sertanejo universitário, etc! Felizmente não preciso mais agradar pessoinhas indo para lugares onde não me sinto bem só para ver se conseguia alguém e ficar bebendo compulsivamente para poder me suportar. Um prêmio à minha resistência em fazer dança de salão para ser mais "social". Consegui passar por isso...
40 anos - Espero passar a ouvir mais músicas infantis e fazer com que meu(s) filho(s) fujam de arapucas como Justin Bieber, Jonas Brothers et caterva.

Viagens
20 anos - Pode-se dizer que conhecia apenas o DF, BA, ES, MG e RS; além da fatídica viagem à Disney
30 anos - Falta um Estado para passar os 50% do Brasil, países da Europa e a China. Passando da rejeição à redenção do KFC (tinha tantos na China e eu não fui em nenhum!) e da rejeição à redenção da Disney.
40 anos - Depois da mochilagem de agora, provavelmente espero maneirar e, como todo mundo, depender das férias. E ir de novo para a Disney, em lua-de-mel. Ah, e conhecer Bonito.

Saldo: Tirando o ramo profissional e o afetivo-amigos, o saldo até que está entre positivo e neutro. Quem viver, verá

Eleições 2010 - Mais (menos) Horroriz e a Ficha Limpa

Como disse, é bastante provável que o TSE mantenha a condenação ao Horroriz. Também é bastante plausível que o STF ou considere a ficha limpa inconstitucional ou que não vale para esse ano. Pessoalmente, não concordo com a primeira assertiva e concordo com a segunda (mesmo sabendo que isso significa Horroriz eleito, além de Benício Tavares e Cristiano Araújo). Até porque me surpreendi com a interpretação do TSE de que ela já valeria para esse ano.

Será que ninguém não se lembra da confusão da verticalização das eleições em 2006? Vou relembrar: em 2002 o STF "legislou negativamente" dizendo que as alianças nacionais deveriam ser repetidas nos estados. Obviamente o meio político espumou de raiva, e fez uma Emenda Constitucional (nem foi Lei Complementar como a Lei da Ficha Limpa, foi EMENDA CONSTITUCIONAL!), a nº 52/06, que praticamente revogava essa interpretação. O problema é que eles enrolaram, praticamente se esqueceram do assunto e só conseguiram promulgar em março de 2006. Resultado: o STF, pouco depois julgou a parte da EC que dizia que ela valeria imediatamente INCONSTITUCIONAL (e sim, o STF pode julgar ECs como sendo inconstitucionais, já que não são legislações originárias). Resultado: o fim da verticalização só está valendo a partir de agora (em parte, porque os candidatos presidenciais só podem aparecer nas coligações correspondentes nos estados).

Interessante notar que Lewandovski votou pela inconstitucionalidade e o Marco Aurélio votou pela constitucionalidade da EC nº 52/06. Além do Lewandovski, outos que votaram pela inconstitucionalidade (e que continuam no STF) foram Celso de Mello, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Cézar Peluzo, Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie.

O STF declarando a Ficha Limpa inconstitucional, nada a fazer. O STF declarando que ela só deve valer para os que renunciaram a partir da data de promulgação da LC, idem. O STF declarando que ela não deve valer para esse ano (o que parece ser a posição do Marco Aurélio) significa que estaremos 8 ANOS SEM HORRORIZ, a partir de 2014! Como? Vejam a alínea 'k' do inciso I do art. 1º da LC nº 64/90, reformulado pela Lei da Ficha Limpa:

"Art. 1º São inelegíveis:
        I - para qualquer cargo

k) o Presidente da República, o Governador de Estado e do Distrito Federal, o Prefeito, os membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa, das Câmaras Municipais, que renunciarem a seus mandatos desde o oferecimento de representação ou petição capaz de autorizar a abertura de processo por infringência a dispositivo da Constituição Federal, da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem durante o período remanescente do mandato para o qual foram eleitos e nos 8 (oito) anos subsequentes ao término da legislatura;


Significa que na eventualidade do STF entender que a Lei da Ficha Limpa é constitucional e vale para casos pretéritos (entendendo que ela não é punição, mas requisito), mas não deve valer para esse ano por ter sido promulgada menos de um ano antes das eleições, HORRORIZ NÃO PODERÁ CANDIDATAR-SE A NADA EM 2014 E EM 2018! Essa alternativa passa a ser a minha "second best".

UPDATE: Ah, e tem mais: o STF pode entender que apenas as partes da Ficha Limpa que falam da validade imediata e da proibição de candidatos condenados na justiça comum em segunda instância em concorrerem sejam declaradas inconstitucionais, mantendo a questão da renúncia por esta ser na esfera política, não jurídica. De repente isso também pode acontecer por considerarem "interferência indevida em outro Poder". Resumindo, a gradação do que eles podem fazer será a seguinte (da mais liberal à mais inconstitucional):


Aprovação integral da Ficha Limpa > Declaração de inconstitucionalidade da validade da LC nessas eleições > Declaração de inconstitucionalidade da validade da LC nessas eleições e em alguns outros aspectos > Declaração de inconstitucionalidade da validade da LC como um todo.


Portanto, em eventual decisão da inconstitucionaldiade pelo STF, a pergunta a fazer é: inconstitucionalidade em quê?

Eleições 2010 - Mais Entorno

Só uns dados sobre como a situação política está por ali:

Cidade Ocidental: Alex José Batista (PR)
Novo Gama: João de Assis Pacífico (PSDB)
Valparaíso: Leda Borges de Moura (PSDB)
Luziânia: Celio Antonio da Silveira (PSDB)
Santo Antônio do Descoberto: David Lei (PR)
Águas Lindas de Goiás: Geraldo Messias Queiroz (PP)
Planaltina-GO: José Olinto Neto (PSC)
Formosa: Pedro Ivo de Campos Faria (PP)
Unaí: Antério Mânica (PSDB)

É, a encrenca é grande. De um lado, o PSDB do Perillo e do Aécio, pró-Horroriz. De outro, um tal de Vanderlan (PP) cuja coligação tem o PR e o PSC. Pode ser que um eventual sucesso da Dilma o faça virar a casaca, mas a princípio vai de Horroriz mesmo. É como digo: a situação do Entorno é a mais problemática para o Agnelo. O PT com tanto sindicato na mão e não consegue penetrar no interiorrr de jeito nenhum.

Eleições 2010 - Dicas para o Agnelo

Caro Agnelo Queiroz,

Primeiro gostaria de dizer que NÃO votarei em você. O motivo: não estarei no Brasil nas eleições (esperem um post derradeiro sobre "procedimentos e consequências sobre não votar nas eleições"; um movimento interessante a ser iniciado, diga-se...). Porém, se estivesse aqui votaria em você sim. O único e derradeiro motivo seria para evitar outra vitória d'Horroriz. Sei que a sua situação é difícil, principalmente devido ao terremoto político ocorrido no DF (o Arruda poderia ter assumido o "lado azul" se não tivesse sido fdp), e assim como você deve pensar, não acredito que a impugnação d'Horroriz tenha adiantado muita coisa (principalmente porque a Ficha Limpa está por ser julgada no STF, com grandes chances de não valer para essas eleições). Por isso, seguem aqui dois conselhos básicos:


1) NÃO BASEIE SUA CAMPANHA NA ÉTICA. Historicamente campanhas baseadas na ética não dão certo (vide Lula em 94 e Gabeira em 08). Na verdade, horrorizistas estão cagando e andando para a ética (é como eu digo: "se não têm dor na consciência terão dor no bolso"; mas aí falo demais). Eles votam n'Horroriz por: 1) ódio ao PT; 2) lotes; 3) cargos; 4) outros interesses. Quanto ao primeiro caso, nada a fazer. Já quanto aos outros... Acho perfeitamente possível até criar uma nova cidade satélite, devidamente planejada e urbanizada, cujos moradores sejam dignos de tratamento idem, sem se comportarem como ovelhinhas. Invista nisso. Quanto aos cargos, como você já está coligado com o PMDB e com o PTB há uma janela para arrudistas e horrorizistas reticentes virarem a casaca. Invista nisso. Já os outros interesses são as coisas de praxe: saúde, educação, segurança, transporte, etc.

2) FAÇA CAMPANHA NO ENTORNO. Sei que você sabe desse fator, já que investiu muito na região em campanhas para deputado federal. Mas é ali que o bicho pega, pois é território cativo d'Horroriz, com o reforço de tradicionais forças políticas goianas. Pelas eleições de 2008, a quantidade de eleitores só do entorno de Goiás (excluindo os de Minas Gerais, portanto) era de 547.068. Considerando que boa parte desse eleitorado é flutuante, dá perfeitamente para se concluir que a quantidade deles pode ser decisiva na campanha. Portanto, o dia que você for fazer campanha no Gama e Santa Maria, faça também no Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso. Quando você fizer em Planaltina, faça em Planaltina-GO e Formosa. Quando for para Brazlândia, vá para Águas Lindas. Quando for para Samambaia, vá para Santo Antônio do Descoberto. Claro que isso não é garantia de vitória, mas ao menos você estará fazendo isso direito.

A política de Brasília precisa evoluir. Chega desse clientelismo político! Sim, sei que vocês estão MUITO LONGE de serem perfeitos. Mas, sabem como é, um antagonismo forte ajuda a sociedade a evoluir. Portanto: PRA FRENTE, AGNELO!

quarta-feira, agosto 11, 2010

Eleições 2010 - TSE pode revogar impugnação d'Horroriz

Link na chamada do post. Caso isso aconteça, quero ver a argumentação jurídica para revogarem a sentença do TRE-DF (meu Deus, o TRE-DF! Não me canso de ficar espantado...). Se bem que com a decisão sobre aVadia ontem, seria capaz de, em caso de desempate - por um voto isso não aconteceu...- seria capaz do presidente do TRE-DF dar o voto de Minerva pró-Horroriz. Enfim, é uma possibilidade...

Num cenário otimista, a impugnação seria mantida, a Lei da Ficha Limpa seria mantida pelo STF e não teriamos que aturar Horroriz até 2022, quando ele teria 86 anos. Num cenário nem tão otimista, a impugnação seria mantida pelo TSE, mas a Ficha Limpa cairia no STF; porém, o povo do DF acordaria pra vida e decretaria a primeira derrota d'Horroriz em eleições. Já no cenário que acho realista, a impugnação seria mantida pelo TSE, a Ficha Limpa cairia no STF, Horroriz seria eleito e a CLDF teria uma renovação de escroques: sai Leonardo Prudente, Junior Brunelli, Eurides Brito et caterva e entrariam, entre outros, José Edmar, Agaciel Maia mais uma penca de parentes d'Horroriz. E o Reguffe não seria eleito deputado federal.

terça-feira, agosto 10, 2010

Eleições 2010 - Até que ponto a cassação não foi boa pr'Horroriz?

Não sei se vocês lembram, mas Horroriz tinha dois processos de impugnação de candidatura no TSE: um pela Ficha Limpa e outro por não ter pago R$ 5.000 pendentes na Justiça Eleitoral devido a multa por propaganda antecipada. Pois bem, pelo que entendi ele foi impugnado pela Ficha Limpa. Sei que como ele é candidato ao executivo, favorito etc. e tal provavelmente dariam um jeito dele se safar pela quitação da multa. Ainda sim a condenação por ela poderia ter sido mais jogo, por causa da indefinição da situação da Lei da Ficha Limpa no STF. Por exemplo, o Benício Tavares praticamente teve a candidatura impugnada hoje (5 a 0, o 6º e último juiz pediu vista) por causa de pendência com a Justiça Eleitoral. Mantendo a coerênicia, aVadia tem grandes chances de ser a próxima impugnada. Nesse caso a certeza de impugnação é maior.


Sei não, mas acho que deram um jeito de aliviar para o Horroriz...

quinta-feira, agosto 05, 2010

Eleições 2010 - O TRE-DF ainda pode aprontar uma

Explico: o PTdoB, partido de aluguel pró-Horroriz, entrou com um pedido de impugnação contra o Agnelo Queiroz por suposta rejeição de contas na época em que ele foi Ministro dos Esportes. Pois bem, o TCU emitiu um "nada consta" que atesta que não há nenhuma rejeição de contas em nome dele. Porém, pode ser que o TRE-DF se apegue a alguma mumunha para dar algum jeito de impugnar a candidatura dele com o intuito de igualar os desiguais. É hoje o julgamento da candidatura do Agnelo. Veremos no que vai dar.

Update: parece que o TRE-DF está querendo escapar das convenções... 

quarta-feira, agosto 04, 2010

Eleições 2010 - Roriz impugnado! Ou '?'

Isso talvez tenha sido a melhor notícia do bimestre! Como assim o TRE-DF impugnou ele!? Bem, achei muito estranho que o mesmo juiz que aprovou um direito de resposta d'Horroriz contra a Veja ter aceitado o pedido de impugnação. O TRE-DF, porém, já é história. E o TSE é bem provável que também, já que foi ele quem estipulou esse entendimento da Lei da Ficha Limpa. O problema é o STF. A interpretação de que a lei é inconstitucional por: 1) retroagir prejudicando o 'réu'; 2) entrar em vigência menos de um ano antes das eleições é forte. Um exemplo disso foi o agora ex-Ministro Eros Grau, em entrevista ao Estadão, que disse que ela é flagrantemente inconstitucional. O Marco Aurélio Mello, que também está no TSE, também já disse que ela não deveria valer esse ano (para variar, foi o voto de discordância). O Lewandovski e a Carmem Lúcia, os outros Ministros do STF que estão no TSE, dizem que ela vale. Restam os outros 7 ou 8 (a depender da entrada do novo Ministro na vaga do Eros Grau).

Enfim, Horroriz ainda pode concorrer, graças às mumunhas jurídicas do meu Brasil Varonil. Mas não deixa de ser um revés para ele.

Eleições 2010 - O Plano Cruzado e prognósticos presidenciais

"Hein, não seria Plano Real?". Não, é Cruzado mesmo. Explico: o Plano Cruzado, de 1986, para a Geração Restart, foi uma tentativa de conter a inflação galopante que ocorreu por toda a década de 80. A principal medida foi o congelamento dos preços. Não estou com muita paciência para explicar os efeitos econômicos disso, mas vocês podem testemunhar hoje na Venezuela quais foram as consequências: desabastecimento dos supermecados e venda a ágio. Já em julho, portanto, o plano já dava sinais de fracasso. Mas...

Há um dado extra que poucas pessoas levam em conta: o político. Em 1986 haveria eleições gerais (bem, quase, porque ainda não haveria para presidente); além disso, os congressistas federais eleitos participariam da futura Assembléia Constituinte para redigirem a nova Constituição. Com o sucesso inicial do Plano Cruzado (principalmente o congelamento) os aliados do Sarney ganharam de lavada. Para vocês terem uma idéia, o PMDB ganhou as eleições para governador em todos os estados menos o Sergipe (onde ganhou o PFL, então aliado do Sarney). O problema é que pouco depois das eleições, em novembro, foi anunciado o Plano Cruzado II, acabando com o congelamento de preços, que dispararam na mesma medida em que a popularidade do Sarney despencava.

Isso foi considerado na época como estelionato eleitoral, e foi o principal responsável por, nas eleições de 1989, Brizola, Lula e Collor (em um partido novo, o PRN, e visto como um "outsider"), ficassem em terceiro, segundo e primeiro nas eleições presidenciais, em detrimento de partidos e figuras tradicionais da política brasileira. O Sarney hoje é um cacique político e bastante poderoso, mas nem em sombra terá de novo o poder que teve como presidente, se escudando apenas no clientelismo do Maranhão e Amapá e do servilhismo que as justiças desses estados (e a do DF também) tem em relação a ele.

(UPDATE - Como fui me esquecer do Collor? Ele foi outro praticante de estelionato eleitoral. Ele se elegeu falando que caso o Lula fosse eleito ele confiscaria a poupança e a propriedade de todo mundo, e uma das primeiras coisas que fez foi justamente confiscar a poupança! Além da cagada propriamente dita, isso fez com que ele sumisse do mapa por 14 anos - infelizmente ele agora voltará para o Executivo, o que diz muito do porquê Alagoas ser Alagoas).

(Estou chegando lá...)

Em 1994, graças ao Plano Real, Fernando Henrique Cardoso ganhou as eleições presidenciais. Ambos tiveram melhor sorte que o Plano Cruzado e o Sarney e o Plano Collor e o Collor. Mas o real tinha um problema: a moeda estava artificialmente supervalorizada (se não me engano, R$ 1,20 para U$ 1). Não, não foi culpa do Serra; ele era parte do grupo mais "desenvolventista" do governo, contra o grupo mais "monetarista" do Gustavo Franco e Pedro Malan, quem deu as cartas no primeiro mandato do FHC. ASSIM COMO NO PLANO CRUZADO, era uma situação insustentável que cedo ou tarde iria deringolar - principalmente com a quantidade de crises financeiras internacionais daquela época. ASSIM COMO O SARNEY, FHC fez tudo para que a crise não estourasse nas eleições. Conseguiu assim ser reeleito.

A situação da economia estava por um fio, por uma gota d'água, e qualquer acontecimento de magnitude média, que em circunstâncias normais não afetaria um país, derrubaria tudo. Esse fio foi puxado, essa gota caiu quando Itamar Franco declarou moratória de Minas Gerais, havendo a desvalorização do Real logo em seguida. Na época houve uma tentativa de colocar toda a culpa no Itamar (principalmente por revistas governistas como a Veja), mas foi algo parecido com o Galvão Bueno narrando o frango do Júlio César, goleiro que incensara tanto, no primeiro gol da Holanda: ele se omitiu, mas todos sabíamos quem era o culpado - para além "daquele ser". Logo, a valorização artificial do real, assm como o congelamento dos preços, foi visto como um estelionato eleitoral pela população brasileira. Felizmente, a desvalorização não trouxe a inflação de volta consigo, o que atenuou um pouco o impacto negativo. Mas o resultado político? Lula eleito.

Lula poderia ter tido seu estelionato eleitoral no episódio do Mensalão - afinal, não era o PT o "partido da ética na política"? Mas a mensagem do "todos fazem", "política é assim mesmo" parece que fez efeito (ou então um estelionato eleitoral não é visto da mesma forma que um estelionato econômico), e ele conseguiu a reeleição. Como parece não haver nenhum estelionato econômico nem político em vista, a Dilma parece ser a favorita para as eleições. O Serra, como PSDB, parece ter resquícios do estelionato eleitoral do FHC. É só pegar os dados do Datafolha, o instituto mais confiável: Serra e Dilma estão em empate técnico com, respectivamente, 37% e 36%. Marina Silva está com 10%. Os eleitores da Marina geralmente são antigos eleitores do PT que estão desapontados com o rumo do partido. Indo para o segundo turno, a maioria votaria na Dilma e ela ganha.

Para a Dilma, não há muito o que fazer na campanha. É só não errar e torcer para que não surja nenhum escândalo político na campanha. Já o Serra, além de fazer um programa de governo robusto, deveria se concentrar no fato do Lula ter sido ENTREGUISTA (o FHC ao menos vendeu, o Lula deu) e questionar a relação do PT com as FARC. Quanto à Marina, é cultivar uma imagem positiva para tentar o Senado nas próximas eleições. Parece estar dando certo com o Cristovam...