quinta-feira, julho 29, 2010

Eleições 2010 - (Conferir segundo post deste para cima)

Do G1

"Revista recorre ao TSE contra direito de resposta a Roriz

TRE concedeu direito de resposta por reportagem sobre ‘mensalão do DEM’.
Editora Abril afirma que assunto não deve ser tratado pela Justiça Eleitoral.

Débora Santos Do G1, em Brasília
Os advogados da Editora Abril, responsável pela publicação da revista “Veja”, protocolaram nesta quinta-feira (29) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de liminar para suspender a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) que determinou a publicação de resposta em favor do ex-governador do DF Joaquim Roriz na edição deste sábado (31) da revista.
No último dia 5, o juiz José Carlos Souza e Ávila decidiu conceder direito de resposta a Roriz por causa da reportagem “Corrupção no Futuro”, publicada no na edição da primeira semana deste mês.
O texto é sobre o escândalo político – o chamado mensalão do DEM – que culminou no afastamento do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e no pedido de intervenção federal no DF.
Nesta quarta (28), o plenário do TRE-DF confirmou a decisão do juiz. Souza e Ávila entendeu que a revista teria divulgado um fato de maneira tendenciosa e que o texto do direito de resposta de Roriz não extrapolaria os limites impostos pela lei.
No recurso apresentado ao TSE, a defesa da editora argumenta que não seria finalidade da Justiça Eleitoral analisar pedidos de direito de resposta no caso de reportagens publicadas na imprensa.
“O direito de resposta na Justiça Eleitoral tem o objetivo de estabelecer igualdade nas manifestações feitas pelos atores políticos, não contra matérias jornalísticas. Para isso, existe a Justiça comum”, afirmou Alexandre Fidalgo, advogado da Editora Abril.
No pedido de direito de resposta ajuizado na corte regional, Joaquim Roriz afirmou que a reportagem de "Veja" incorreu nos crimes de injúria, calúnia e difamação."

O Excelentíssimo ministro do TSE José Carlos Souza e Ávila é oriundo do TJDFT. Cada vez mais me convenço de que o TRE absolverá Horroriz. Por quê? Não vou falar, apenas peço que cliquem no link do título deste post...

sexta-feira, julho 23, 2010

Eleições 2010 - O impacto de Minas Gerais no resto do país

E eu que falei que não ia mais falar sobre política... Não resisti

Pessoal, a importância de Minas Gerais para as eleições está além do peso político bruto do Estado (o 2º do país), mas sim porque ele é o Estado-síntese do Brasil. O Sul e o Triângulo Mineiro são bastante similares ao interior de São Paulo; a Zona da Mata, como dizem os mineiros, "é perigosamente próxima ao Rio de Janeiro"; o Vale do Rio Doce ao Espírito Santo. Os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, ao Recôncavo Baiano; o Norte de Minas ao interior da Bahia e o Centro-Noroeste ao Goiás (que, por sua vez, é próximo aos Mato Grossos, Tocantins e a todo Brasil que se diz "caipira"). Só a região de Belo Horizonte é que é 100% mineira, a legítima heartland. Ou seja: só ajustando o discurso para Minas já se fala indiretamente aos 4 maiores colégios eleitorais (MG, SP, RJ e BA), além do Espírito Santo e a todo o "Brasil Caipira", sendo um bom começo para se ganhar as eleições.

quinta-feira, julho 22, 2010

Instinto

Acho que o técnico do Brasil será o... Antônio Lopes. Ele é pelego o bastante para isso, sem contar que tem a tão propalada experiência.

terça-feira, julho 20, 2010

Contra o "enredismo" em jogos

Olha, sei que sou velho (e faço 30 hoje!), mas dizer "sou do tempo em que..." ainda não é fácil. Dito isso: sou do tempo em que se jogava videogames apenas por se jogar não por narrativas. Atari, mega drive/snes, fliperama pc, wii, em todos os jogos em que joguei, o enredo era apenas ua DESCULPA para se jogar. Seja para resgatar animais de um cientista maluco (Sonic), acabar com o domínio de um chefe do crime (Streets of Rage), juntar pedaços de nave para voltar para casa (Toe Jam & Earl - e Pikmin também), conquistar um planteta (Dune 2), ser o maioral do pedaço (diversos) ou mesmo resgatar a princesa (Mario e diversos), tudo isso era secundário. O objetivo era passar o tempo fazendo algo divertido.

Hoje em dia não. Muitos jogadores parece que estão vivendo uma "fase progressiva" - para além da "fase Image Comics", onde só os gráficos importam (e até certo ponto, enquanto não lançarem uma engine superior). Para os "progressistas", o jogo tem que ter uma "narrativa", de preferência "adulta". Isso pode até ser relevante e saudável em RPGs e adventures, mas em jogos pode se tornar um pé no saco, por três motivos: 1) os desenvolvedores têm "síndrome de Hollywood", e acham que estão criando "filmes interativos", onde a parte jogável é uma desculpa para mostrarem o quão talentosos eles são; 2) isso resulta em partes não jogáveis enooormes, o que é um saco; 3) para não falar que os roteiros são péssimos, risíveis.

Acho engraçado esse povo que joga videogame dizer o quanto os roteiros são elaborados, o quanto parecem filmes coisa e tal. Sinceramente, um filme e um livro possuem possibilidades ilimitadas: desde todas as que falei acima no primeiro parágrafo até histórias onde dá para entrar de cabeça na personalidade da personagem - para não falar de histórias autobiográficas. O videogame ainda não possui tecnologia para isso, e qualquer tentativa HOJE nesse sentido resulta em jogos horríveis.

O 'enredismo' do título é quando o jogo serve ao enredo. Não quero isso. Eu quero o enredo servindo ao jogo. Caramba, até aceito ENREDO NENHUM! Contanto que o jogo seja divertido tá tudo bem. Nessa filosofia, me permito entreter-me com pérolas atuais como Robot Unicorn Attack, coisa que os 'progressistas' e 'imagecomiquistas' não conseguem fazer sem ter uma crise de identidade.

quarta-feira, julho 14, 2010

Copa 2014 - Se rolar divisão de regiões Brasília não sediará a abertura

Simples: Brasília fatalmente ficaria com o ramo "Oeste" da Copa (Cuiabá, Manaus e Brasília). Haveria o ramo Nordeste (Fortaleza, Natal e Recife, talvez Salvador), o Sudeste (Belo Horizonte, Rio e Salvador/São Paulo) e o ramo Sul (São Paulo, Curitiba e Porto Alegre). Grosso modo, a região "da selva", a "do frio", a "do calor" e a "do Rio de Janeiro". Por questões geográficas (obviamente o Brasil ficará no Grupo A, para quem será planejado a menor quantidade possível de deslocamentos ao 1º colocado) minha aposta será que o Mineirão abrirá o torneio.

E tenho pena de quem ficará na região "da selva". Manaus é uma cidade careira (a hospedagem é medida em dólar!) e Cuiabá não tem nada. Vão achar Brasília a melhor cidade do mundo...

São 64 jogos. Confirmando todas as cidades-sede, cada uma terá um mínimo de 4 partidas (tudo na 1ª fase). Para as oitavas, acho que caem fora Cuiabá, Manaus, Curitiba e mais alguma outra. Nas quartas, Fortaleza e Porto Alegre. As semi-finais não contarão com o Rio, que será poupado para a final. É possível que sobre para Brasília uma partida das semi-finais ou disputa do 3º lugar.

terça-feira, julho 13, 2010

Crise no Habib's?

Talvez seja só impressão minha, ou algo endêmico de Brasília, mas um monte de lojas do Habib's fechou as portas. Se antes tinha em quase todos os shoppings e em locais avulsos, hoje só existem duas avulsas e uma em shopping (no Taguatinga)... Pode ser também pelo fato de várias lojas do Habib's (se não todas) não aceitarem pagamento em cartão. Em todo caso, é algo a ficar de olho.

domingo, julho 11, 2010

Copa 2010 - Brasil: tratando as coisas como elas foram

Ah, essa Copa... Para explicar a nossa derrota, devemos voltar a 2006. Retomando os arquivos do blog, a imprensa foi SIM uma das principais responsáveis pela derrota, por mais que jornalistas sejam bichos corporativistas. Aqui e aqui a minha impressão da época. Não retiro uma palavra.

Houve o problema do salto alto, houve o problema do excesso de liberalidades na seleção, principalmente para promover os interesses das emissoras, e houve o problema da teimosia do Parreira em manter as estrelas em campo mesmo elas não merecendo isso. Para isso, o capo Teixeira escolheu Dunga, para criticar o que foi chamado de 'falta de postura'. Dunga resolveu o primeiro problema, inverteu o segundo problema e readaptou o terceiro. Além de ter criado um quarto.

O Dunga teve méritos em tirar o salto alto dos jogadores. Não jogamos pensando que eramos a cereja no bolo. Como infelizmente o trabalho do Dunga será totalmente desvalorizado, esse será nosso principal problema para 2014, já que começamos de forma péssima com essa coisa de "ah, a Copa vai ser aqui e nós VAMOS ganhar!".

Outro mérito do Dunga, ainda nesse aspecto, foi terminar com o estrelismo. Acho muito engraçado o pessoal criticando o Dunga por não ter convocado o Neymar e o Ganso, sendo que ambos surgiram esse ano e nenhum técnico seria LOUCO de convocar jogadores que não testou. Vai saber se eles não sentiriam a camisa? Além do mais, Ganso nessa Copa fez cirurgia de artroscopia, e seria mais um bichado no time. Embora provavelmente não fizesse o papelão que o felipe melo fez...

No segundo caso, Dunga resolveu um problema de forma errada. Houve um excesso de liberalidade no trato com a imprensa na Copa passada? Sim. A solução? Acabar com esse excesso. A solução do Dunga? Cortar o máximo possível de contato com a imprensa. Ele errou no diapasão FEIO aí. Talvez pelo fato de guardar rancor com o tratamento que a imprensa sempre dedicou a ele desde a época de jogador. Guardar rancor é normal e compreensível (e falo com conhecimento de causa). Mas ele devia ter se espelhado em 2002, no que deu certo antes. Não consta que o Felipão tenha tentado fechar hermeticamente o time. Infelizmente vai ficar com a pecha de ter feito uma Copa que foi uma porcaria (mas nem de longe como 2006, já já falo disso).

Resta as estrelas. Dunga de forma geral tratou os jogadores da forma devida. O problema é que ele se mostrou extremamente limitado. A principal diferença dele em relação ao Parreira 2006 é que enquanto este manteve o time ruim por ESCOLHA, aquele manteve por falta de capacidade de jogar de outra maneira. MAS, no caso do Dunga, pode ser alegada falta de sorte, por: 1) ausência do Elano. Desde SEMPRE o Elano era peça fundamental no time de Dunga (como o Ringo Starr era para a unidade dos Beatles). Com a botinada do jogador marfinense o esquema dele foi parcialmente destruído; 2) o 2º cartão amarelo do Ramires, que fez com que aquele felipe melo voltasse contra a Holanda e acontecesse o que aconteceu. Será que Dunga manteria o Ramires se isso não acontecesse? Considerando que ele só tirou o felipe melo e o Júlio Batista contra Portugal não por sangue quente e incompetência técnica, respectivamente, mas por terem se machucado, talvez não. Mas quem sabe...?

O time do Dunga foi péssimo se comparando com 82 e 86, mas foi bem se comparar com 90 e 06. A campanha do Parreira foi melhor? Sim, mas o grupo dele não foi considerado "de morte"... Além disso, na partida que fomos eliminados dessa vez jogamos bem o 1º tempo, enquanto que em 2006 não jogamos NADA a partida toda (aliás, muito engraçado o Casagrande descendo a lenha no Dunga, justo ele que estava com os olhos marejados com a falta de postura em 2006).

O quarto problema (na verdade o terceiro, considerando que resolveu o primeiro) foi o despreparo emocional do time. Aí sim, o Dunga pode ser considerado culpado. Se eu sou um jogador e vejo meu técnico esperneando desesperado na lateral é bem capaz que me destabilize. Aí também entra o Jorginho, o hipócrita (além de fazer um sub-grupo de jogadores crentes e de indicar pessoas para cargos-chave na seleção - como olheiros - pelo fato de serem crentes, levou toda a família para a África do Sul e se encontrava com eles, desrespeitando regra que foi um dos patrocinadores). Tivesse Dunga um auxiliar técnico como Maradona teve com Billardo, ele prestaria mais atenção no emocional da partida (tirando Kaká antes dele ser expulso, assim como felipe melo).

Que o próximo técnico mantenha o anti-estrelismo (principalmente em clima de já ganhou, que aqui será fortíssimo), seja moderado no trato com a imprensa (nem tão aberto como 2006 nem tão fechado como 2010), tenha opções para mudanças táticas, não perca a cabeça e tenha sorte em não pegar jogadores bichados.

Ah, na dúvida faça o último amistoso contra a Islândia - isso deu sorte em 94 e 02 -, não convoque tantos ex-flamenguistas, só mantenha o Júlio César se ele se separar da Suzana Werner, mantenha o Zico, o Lula e o Mick Jagger o mais longe possível de quaisquer envolvimentos com a seleção e acabe com aquela maldita campaha anti-racismo das quartas.

PS: felipe melo deve ser PROSCRITO da seleção. Nada de "ah, ele tem que melhorar a cabeça". NÃO, NÃO E NÃO!!!

Copa 2010 - Espanha entrou no grupo dos campeões, com um desempenho pífio

Pensava-se que a Copa de 2006 tinha sido o ápice do pior futebol com 32 seleções. Até que houve a Copa de 2010. Em que pese a fase de mata-mata ter sido muito boa, não foi o suficiente para superar a já média de gols da Copa passada (145 a 147). Vuvuzelas? Jabulani? Talvez. Mas a única coisa que essa Copa superou a passada foi na péssima qualidade da arbitragem (comparável com a Copa 2002, que de modo geral foi boa).

A Espanha reflete o que foi a copa: um desempenho sofrível, com 8 gols marcados. E parece que finalmente acharam o seu estilo: em vez da fúria goleadora que perde no mata-mata, o "estilo toureiro", que fica tocando a bola de lado até procurar uma brecha e tentar alguma coisa, matando os adversários (e o público) de tédio. O cantenaccio italiano arranjou um rival de respeito. Mas eles ganharam de forma merecida, pois foram melhores em todas as partidas que disputaram (inclusive na derrota contra a Suíça).

Mas sim, eles jogaram melhor que a Holanda, que se concentrou mais em dar as botinadas e se concentrar nas enfiadas para o Robben. Pela quantidade de cartões amarelos era previsível que um holandês seria expulso, o que aconteceu com o Heitinga na prorrogação. E esse defensor a menos é quem deveria estar tomando conta do Iniesta.

Seja bem-vinda, Espanha, ao clube dos campeões. Jogou ruim como nunca, mas também ganhou como nunca.

PS: E o Pelé acertou... A ordem das coisas foi rompida!

quinta-feira, julho 08, 2010

Time ideal do Framengo

Bruno; Escadinha (ajuda nas subidas), Jorge Farah (destroça adversários), Maníaco do Parque (atua sempre na moita) e Alexandre Nardoni (tão bom que parece que joga com as mãos); Elias Maluco (a qualquer hora pode incendiar a partida), Hildebrando Motosserra, Marcola Camacho (reforço do corinthians) e Alexander Pichushkin ("O Enxadrista", reforço da Rússia) ; Wagner Love e Adriano. Técnico: John Wayne Gacy.

quarta-feira, julho 07, 2010

Previsões furadas: decisão de 3º lugar e final

Consegui melhorar meu "aproveitamento" em 25%, errando 'só' a semi-final Alemanha x Espanha... Se bem que também errei a maneira como a Espanha ganhou - a "pane" da Alemanha não durou instantes, mas a partida inteira (e, se a Alemanha se livrou do Ballack, não se livrou do Lahn). Vamos então fechar a fatura:

Uruguai x Alemanha - Tudo dependerá de um jogador: Lugano. Se ele jogar o Uruguai leva a medalha de bronze. Não aposto no favoritismo da Alemanha porque: 1) O Uruguai claramente foi além de suas expectativas, e vai jogar despretenciosamente, ao contrário da Alemanha, que jogará contrariada por não chegar até a final; 2) o Uruguai tem um dia de descanso a mais que a Alemanha, que só terá um dia para treinar. Se o Lugano não conseguir se recuperar aí facilitam as coisas para a Alemanha.

Holanda x Espanha - Realmente essa é a Copa da quebra de tabus! Primeira vez que Argentina, Brasil, Itália e Alemanha NÃO chegam a uma final (como Galvão Bueno adorava falar). Holanda e Espanha mostraram, ao contrário do que o Casagrande disse, que são times de chegada. Sem contar que será um duelo de artilheiros (Snejider x Villa). Estou no aguardo da previsão de Paul, o Polvo, mas há algo que ainda não foi levado em conta. Um pé-frio de quem ninguém falou até agora: PELÉ. Ele disse que a Espanha ganharia a Copa. Em situações normais, isso significa que dará Holanda (como eu gostaria que acontecesse). MAS, como essa é a Copa da quebra de tabus (seleção de casa eliminada na primeira fase e fim do reinado do Brasil como único campeão fora de seu continente) é provável que até esse tabu caia (como acho que acontecerá).

Mas entre a minha previsão e a de um polvo, sou mais a do polvo...

segunda-feira, julho 05, 2010

Previsões furadas: semi-finais

Que coisa horrível - aproveitamento de 25% de previsões nas quartas! Felizmente nas semi-finais a coisa é, paradoxamente, mais fácil. Após a Copa, quando as coisas tiverem mais calmas, falarei sobre o Brasil.

Uruguai x Holanda - Único sul-americano a honrar a tão propalada "Copa Mercosul", ele já fez tudo o que podia fazer nessa Copa - aliás, até se excedeu, pois aquele lance da mão do Suarez não acontecerá nos próximos 100 anos. Mas não há como Uruguai ir para as finais. Infelizmente o Suarez e o 'psicopata' Lugano (repararam que em TODOS os closes ele parece querer retalhar alguém?) estarão fora da partida contra a Holanda. Apesar de sofrer alguns desfalques decorrentes de suspensão no jogo contra o Brasil, a Holanda (com uma seleção PIOR do que a das Copas de 90, 94 e 98, para não falar a de 74/78...) passará sem traumas para as finais. Torcerei para o Uruguai nessa, mas se a Holanda passar, torcerei para a Holanda na final. Há muito eles merecem ganhar um título.

Alemanha x Espanha - Após duas goleadas contra a Inglaterra (grande coisa!) e Argentina (aí sim...), a Alemanha credencia-se como franca favorita contra a Espanha. E essa Alemanha é bem diferente (e bem melhor) daquela que perdeu a Eurocopa 2008 contra a Espanha, que continua a mesma - e que penou para fazer gols em Portugal e Paraguai. A única possibilidade da Espanha ganhar é se ocorrer aquele instante de pane que teve contra a Sérvia e contra a Inglaterra.

Falei que a Alemanha é favorita para as semi-finais, né? Pois bem, ela NÃO é favorita para a final. Por um motivo simples: a rivalidade entre Holanda e Alemanha tem a mesma toada que a de Brasil e Argentina. E, como qualquer clássico, não há favoritos aí. Em 74 a Alemanha ganhou de uma Holanda melhor (não BEM melhor, mas apenas melhor - porque a Alemanha também tinha um timão). Nada impede que a Holanda, dessa vez, ganhe de uma Alemanha melhor. Além do mais, com o tanto de boeres a Holanda está meio que jogando em casa (embora com a África do Sul fora na primeira fase, tabus já não existem).