quarta-feira, junho 30, 2010

Previsoes furadas - Quartas de final

Até que meu aproveitamento foi bom: de 8 jogos errei 2, sendo que até acertei a indefinição da pelada Paraguai x Japão! Vamos às quartas:

Uruguai x Gana - Os hermanitos têm plena capacidade de despachar os Ganenses (se calaram os sul-africanos, por que não?). Além disso, estão fisicamente e psicologicamente mais descansados que os africanos. Mas sinto que vai dar Gana, que será a primeira semi-finalista do continente.

Holanda x Brasil - Apesar do Dunga ser uma ÍNGUA (substituiu o Júlio Batista e o Felipe Melo não por incompetência, mas por contusão deles), e apesar de não termos ainda o Elano (maldito juiz francês!), temos plena capacidade (2) de passar pelos holandeses. Tão dizendo que essa geração holandesa é muito boa, mas porra!, a Holanda de 98 era MUITO melhor (com Berkamp, Frank de Boer, Klujvert, Cocu...). Será uma partida difícil, mas vamos passar.

Aergntina x Alemanha - Uma pena a Alemanha ter pegado a Argentina tão cedo... A garotada tinha potencial para ir mais longe. Infelizmente a Alemanha é um time sucetível a panes, como o momento entre a expulsão do Klose e o gol da Sérvia e, nas oitavas, entre o primeiro e o "segundo" gol inglês. A Argentina irá aproveitar isso. E mais uma vez digo: o Maradona, ao contrário do Mick Jagger, é pé-quente.

Paraguai x Espanha - A Espanha dessa vez tem algo que não teve nas últimas copas: sorte de não pegar nenhuma seleção grande até as semi-finais. Além disso, o bastante limitado Paraguai já sofreu tudo o que tinha direito contra o Japão. Dependendo do outro jogo da chave, pode pegar uma AA (ArgentinA ou AlemanhA) fisicamente e psicologicamente desgastados.

sexta-feira, junho 25, 2010

Previsões furadas: oitavas de final

Antes de mais nada: a Eslováquia quebrou a banca de todo mundo :|

Partida 1: Uruguai x Coréia do Sul

Bela hora para o Forlán e o Lugano depontarem. Vai ser uma partida legal, e o Uruguai ganha.

Partida 2: EUA x Gana

Gana mais uma vez provou que é a melhor seleção africana, e terá a torcida da casa. Porém, taticamente os EUA sobram. EUA nas quartas contra o Uruguai (que torço para que vá para a semi).

Partida 3: Holanda x Eslováquia

A Eslováquia conseguiu a proeza de eliminar a Itália. Mas a Itália empatou com a Nova Zelândia! Até os eslovacos acreditam mais na Holanda do que eles... Holanda nas quartas.

Partida 4: BRASIL x Chile

Dunga teve mais sorte que juízo: felizmente não perdemos para Portugal e ficamos com a banda menos difícil do mata-mata. E não foi contra a Suíça, porque o Dunga simplesmente NÃO SABE JOGAR CONTRA RETRANCAS. Além disso, o Chile estará desfalcado de três. Para piorar (para eles), Kaká (meu Deus, o que NÃO FOI o Júlio Batista em campo!?) e Robinho estão inteiros. Não é tão difícil o Brasil ir para as quartas... Basta não entrar em campo já se imaginando contra a Holanda.

Partida 5: Argentina x México

Se tudo ocorrer às 1000 maravilhas com o Brasil, há uma grande possibilidade de haver um Brasil x Argentina nas finais. Porque o Maradona é pé-quente. Na Copa passada a Argentina ganhou todas quando o Maradona foi torcer; contra a Alemanha nas quartas, o Pibe de Oro armou confusão e foi barrado, e deu no que deu. A única possibilidade da Argentina não chegar nas finais é se o Maradona eventualmente for expulso de campo. Argentina passa para as quartas.

Partida 6: Alemanha x Inglaterra

Briga de cachorro grande 1. Salvo se a Inglaterra jogar com raça nunca vista ainda nessa copa, a Alemanha ganha. Além do mais, o Klose (que é matador) tá descansado.

Partida 7: Paraguai x Japão

O Japão me surpreendeu bastante ao meter 3 na Dinamarca. De todos, esse é a única partida que não me arrisco a prever placar. De qualquer forma, não acho que o vencedor dessa partida passe das quartas.

Partida 8: Portugal x Espanha

Briga de cachorro grande 2. Mas como sói acontecer nessas horas, a Espanha vai sentir e Portugal avança. Aqui uma outra possibilidade: não me lembro na copa passada, mas existe uma grande chance também de ocorrer uma revanche Brasil x Portugal nas finais. Algo semelhante ao que ocorreu entre Brasil x Tchecoslováquia em 62. De qualquer forma, o vencedor dessa partida é favorito para chegar às semi-finais.

segunda-feira, junho 21, 2010

Copa 2010 (Grupo H) - O preciosismo da Espanha

Esperava-se a Espanha arrebentando, mas o que vimos: uma derrota nem tão surpresa assim para a Suíça e um preciosismo terrível contra Honduras. Em tese, ela teria possibilidades de ganhar do Chile, mas a equipe da América do Sul, apesar de mais fraca, joga mais consistente. Vou de Chile e Suíça para as oitavas, não necessariamente nessa ordem

Copa 2010 (Grupo G) - Portugal periga ficar em primeiro...

Finalmente uma goleada para levantar a média de gols da Copa! Como a Coréia do Norte já tinha feito a partida da vida dela contra o Brasil ela relaxou... e Portugal gozou. Cristiano Ronaldo mostrou que, no mínimo, é melhor que o Robinho (já que não é FOMINHA como ele). E Portugal, com NOVE gols de diferença contra a Costa do Marfim, pode jogar livre. leve e solta contra nós.

Já o Brasil... Jogamos muito bem contra a Costa do Marfim, mas há dois problemas: 1) o Kaká, que foi expulso de uma forma completamente ABSURDA, está fora da terceira partida; 2) o Elano, que foi pego de uma forma igualmente ABSURDA. Desses, o que mais me preocupa é o Elano, que é o Ringo Starr da seleção do Dunga (ninguém dá bola para ele - apesar dos dois gols - mas ele é a peça fundamental do time). Se ele conseguir se recuperar, dá para ter algum jogo.

Já no Kaká o Dunga foi BURRO, EXTREMAMENTE BURRO! Quando pegaram o Elano (já era 3x0) a primeira coisa que o Dunga deveria ter feito era tirar o Kaká para poupá-lo. Quando o Kaká tomou o amarelo, o Dunga deveria ter mandado ele pra defesa pra não tomar outro enquanto não substituisse ele... Mas vejam pelo lado bom: classificados, o Kaká tem 1 semana para descansar bem (tanto o corpo quanto a mente) e chegar com tudo nas oitavas.

E pode até ser que um segundo lugar não seja tão ruim assim. Poderemos evitar a Espanha, que pode muito bem crescer da segunda partida (duvido muito que perca para Honduras...) em diante.

domingo, junho 20, 2010

Copa 2010 (Grupo F) - Paraguaios Legítimos

Tudo bem que já esperava a Itália não sendo essas coisas. Afinal, desde o tetra eles não conseguiram renovar direito. Mas empatar com a Nova Zelândia!? A sorte deles é que pegarão uma das maiores decepções dessa copa (Eslováquia - bem que falei que eles sentiriam a estréia em Copas...) na última rodada. Na pior das hipóteses, empatam. Como creio ser improvável que o Paraguai faça corpo mole pra cima da Nova Zelândia, a Itália será provavelmente o pior segundo lugar nessa copa, com 3 empates. E, pela defesa da Dinamarca, o Paraguai tem time para ir até as quartas... Sem Romerito, Arce, Rivarola e Gamarra, quem diria...

Copa 2010 (Grupo E) - Luta pelo 2º lugar

A Holanda, sem mostrar totalmente a que veio, assegurou uma vaga para as oitavas. Mas não necessariamente isso significa que irá jogar contra a já eliminada Camarões fazendo corpo mole. Tudo dependerá do resultado do Grupo F, que sairá 2h30 antes da partida. Se a Itália ficar em segundo mesmo, certamente poupará um ou dois titulares importantes e, se perder, não será o apocalipse.

Restam a Dinamarca e o Japão. A Dinamarca está em um crescendo, conseguindo uma virada heróica para cima de Camarões. Já o Japão vem de uma derrota. A Dinamarca possui uma defesa atroz, e o Japão, jogadores bem ingênuos, mas com uma boa marcação. Certamente será um dos jogos que mais lamentaremos perder pela prioridade errada das TVs. Mas acho que dá Holanda em primeiro e Dinamarca em segundo.

Copa 2010 (Grupo D) - Depois do tropicão...

Não é a primeira vez que a Alemanha perde na primeira fase de uma Copa do Mundo. Em 86, perdeu pra Dinamarca por 2x0 e conseguiu ser vice-campeã sem problemas depois. Digo isso porque, apesar da ausência do Klose (menos grave que a do Elano no Brasil, escrevam o que eu digo), a Alemanha tem plenas condições de ganhar de Gana no dia 23.

Resta Sérvia e Austrália. Jogo com potencial de ser violentíssimo, ainda mais se os jogadores australianos de descendência croata jogarem. Com Gana perdendo de qualquer placar, a Sérvia teria que, pelo menos, empatar em 2 a 2 com a Austrália para seguir em frente graças ao número de gols. A tendência é dar Alemanha e Gana. Tudo dependerá da calibragem do Schweinsteiger & cia.

sexta-feira, junho 18, 2010

Copa 2010 (Grupo C) - Tudo indefinido

O Grupo C disputa com o Grupo H o título de pior grupo da Copa, não é possível! A Inglaterra, que chegou massacrando nas eliminatórias, mas na hora pra valer não aconteceu nada. Empatou com os Estados Unidos e, hoje, contra a forte seleção da Argélia. Mas ainda não dá para decidir nada. A Eslovênia parece estar em uma curva descendente, e não é nenhum fim do mundo conseguir ganhar dela. Assim como a Argélia (que só pode ficar, no máximo, em segundo lugar) ganhar dos Estados Unidos. A minha aposta, porém, é que vai dar Eslovênia em primeiro e Estados Unidos em segundo.

quinta-feira, junho 17, 2010

Copa 2010 (Grupo A) - Tchau, Bafana Bafana e adieu, le bleu

A situação da França e principalmente da África do Sul é dramática. Digamos que no duelo de cumpadres que será México e Uruguai este ganhe daquele por um placar simples. A França ganhando da África do Sul também por um placar simples chegaria a -1 de saldo. Já o México ficaria com 1. Ou seja, a França, para se garantir teria que ganhar por QUATRO gols, já que ficaria com saldo 2. Se ficar com saldo 1, com qualquer placar simples para o Uruguai na outra partida, o México ainda sim permaneceria, seja pelo confronto direto no caso de um 0 x 1 para o Uruguai, seja pelo número de gols em 1x2.

Substituam França por África do Sul e/ou substituam México por Uruguai para saber a encrenca do outro lado... Provavelmente essa será a primeira copa que a anfitriã não passará para as oitavas. Se um tabu de 80 anos cairá em breve, imagina se aquele tabu de 54 anos de só o Brasil ganhar a copa fora de seu continente também não pode cair :S Felizmente não previ nada nas previsões furadas de copa para ese grupo, porque senão...

Copa 2010 (Grupo B) - A Nigéria tem chances

Simples, a Argentina tem 6 pontos com 4 gols de saldo. Praticamente classificada, salvo se levar um turbilhão de gols da Grécia no dia 22 e/ou a Coréia fazer um turbilhão de gols na Nigéria também no mesmo dia e horário.

Momentaneamente a Coréia do Sul está na frente da Grécia pelo número de gols marcados (3 a 2), mas com a peba que tomou da Argentina hoje está com o mesmo saldo (-1). Já a Nigéria está com -2 de saldo.

Ganhando da Coréia do Sul por qualquer placar mínimo, a Nigéria vai para -1 de saldo e a Coréia -2. A Argentina ganhando de qualquer placar mínimo contra a Grécia deixa ela também com -2. Ou seja: 1) Basta a Argentina não fazer corpo mole na 3ª partida; 2) basta a Nigéria jogar o que sabe; e 3) basta que nenhum jogador imbecil da Nigéria não faça nenhuma besteira que nem o Kaita fez hoje com uma expulsão infantil que a Nigéria tem plenas condições de ir para as oitavas.

Mas o mais provável será Argentina e Coréia do Sul mesmo... Mas a minha previsão ainda não está de todo furada... :)

quarta-feira, junho 16, 2010

notas

- Tô com preguiça de colocar o que a Sony foi ownada pela Nintendo na E3, se bem que ela foi beeeem melhor que a Microsoft

- Estou muito temerário com esse tropeço da Espanha. Está me lembrando muito a Copa de 90...

- Falando em Copa, talvez ela seja o motivo para, pela primeira vez desde que vejo o google ad sense, ver que mais de 2000 pessoas visitaram meu blog nos últimos 30 dias. Nada mal para um blog que não é engraçadinho, não usa imagens e é pessimamente escrito...

terça-feira, junho 15, 2010

E3 2010 (2) - Nintendo e o Epic Win (apesar do fail inicial)

Pois bem, a conferência da Nintendo começou mostrando finalmente o Novo Zelda. Daí o Shigueru Miyamoto (criador do Mario e Zelda) foi fazer uma demonstração ao vivo, com o motion plus, e... os controles ficaram doidos! Ele argumentou que era o excesso de wi-fi (na verdade, excesso de Bluetooth) e que os jornalistas teriam uma chance de ver o jogo funcionando por si sós. Então estou no aguardo para confirmar se o Zelda é fail ou não.

Depois mostraram (mas não demonstraram - a única demonstração da conferência foi o Zelda) um Mario Sports Mix, onde o bigodudo e seus amigos supimpas jogam (até agora), volley, basquete, queimada e hockey - lembrando que nunca houve nenhum jogo do Mario com esses esportes antes. Potencial para passar os 2 milhões de vendas aí. Não sei se compro, porque acabei me desfazendo do Mario Tennis que tinha.

Em seguida, deram uma deixa para o Wii Party. Outro jogo que não estou empolgado, porque não fui muito com a cara do Mario Party. Mas quem sabe não me convencem do contrário? Outro que venderá milhões.

O seguinte era um boato que já tinha vazado pouco antes da conferência: a Activision fará um remake do Goldeneye 64, um FPS bastante aclamado no N64. O problema é que, em vez do Pierce Brosnan e sua cara de inglês canastrão, teremos Daniel Craig e sua cara de inglês pedreiro. Tem algo importante: multiplayer local. Se haverá também multiplayer online a la Mario Kart será um mistério. Mas acho que venderá bem.

O quinto é um que me encheu os olhos (e do Sean Malstrom também): Epic Mickey. O desenvolvedor parte da premissa certa: 1) fazer um jogo melhor que o Mario; 2) fazer um jogo com um dos únicos personagens hábeis para isso (infelizmente Sonic is no more). Será dividido em fases de aventura e de ação (essas em 2d - mostraram uma preta e branca simplesmente LINDA!).

O sexto é algo que os nintendistas estavam pedindo há tempos: um jogo novo do Kirby. Bom, há (muita) gente que gosta, mas nunca me empolguei com ele não. De certa forma, é um esquema novo: parece que o jogo é feito de... tecido! Lembra um pouco a arte de Yoshi's Island do SNES. Não me empolgou, mas também venderá milhões.

Já o 7º, outro boato que começou a rolar ontem, é A bomba dessa E3: a Retro, quem fez a série Metroid Prime, fará o Donkey Kong Country: Returns. 2d. NUNCA gostei de Donkey Kong Country, que acho a MAIOR FRAUDE DA HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES, mas como eu gostei bastante de Metroid Prime (apesar de estar ainda na primeira metade do MP1), quem sabe? Mas vai vender muito, isso é certo. Certamente o maior lançamento do ano.

Daí passaram para o Nintendo 3DS, que foi oficializado com esse nome mesmo. Os gráficos são próximos aos do Game Cube, o 3d é sem óculos, dá pra tirar FOTOS 3D NELE e, pelo que entendi, para ver filmes 3d nele. O blockbuster de lançamento será um relançamento de uma franquia esqueçida há mais de 20 anos: Kid Icarus (lembra do Kid no "Capitan N" que passava no Xou da Xuxa? Pois é...). Além de promessa de forte apoio das 3rd parties.

A conferência da Nintendo foi ótima esse ano, sinceramente. Estou agora na expectativa de, no limite, comprar todos eles. Mas principalmente o Epic Mickey (no lançamento), Zelda (quando zerar o Twilight Princess) e DK Returns (se eu ver que é legal). Além do DS, lógico. Mas vou fazer que nem o Malstrom: comprar só quando houver um Mario 2d pra ele. Mesmo porque na época do lançamento custará uma fortuna.

PS: Senti falta do Vitality Sensor... Será que não falaram dele para não ofuscar o 3DS ou foi vaporware mesmo?

segunda-feira, junho 14, 2010

E3 2010 (1) - Microsoft e o Epic Fail

Falei que o Cirque do Soleil era um mau sinal... Pois bem, a Microsoft fez a conferência dela hoje, e mostrou o Kinect, nome definitivo e feio para o Project Natal. Pode-se dizer que a conferência foi dividida em 3 partes: jogadores hardcore old school, Kinect e suborno. Vamos a elas?

Parte 'hardecore' - Não mostrou nenhuma novidade espetacular, apenas os novos velhos FPS de sempre (o novo Halo, Gears of War, Crisis 2, etc.);

Kinect - Será que eu digo que a Microsoft é a Rede Recópia dos videogames? Pois bem, houve demonstração dele, com anúncio dos equivalentes anabolizados do Wii Sports/Wii Sports Resort, do Wii Fit Plus (bastante melhorada, dizem) e do... Just Dance, além de um Star Wars do Clone Wars, um Metal Gear que parece bastante inspirado no Zangeki (obs: será que a Nintendo anunciará para a América ainda esse ano?) e um Forza Motorsport, onde você pode fazer uma coisa masturbatoriamente inutil: dar uma volta no carro para ver em detalhes um modelo em HD de uma Ferrari.

O anúncio do Kinect (que nome horrível!) é para novembro. Mas há TRÊS poréns: 1) NÃO houve anúncio de QUANTO IRÁ CUSTAR. Se for acima de U$ 50 duvido muito que fará sucesso. Para quê jogadores 'casuais' pagariam mais para fazer algo que já se pode fazer mais barato no Wii? O '2' eu comento abaixo.

Suborno - Lembram do Xbox 360 slim que falei ontem? Pois então, de Slim só tem o tamanho e o wi-fi incluso (sério que não vinha!?), porque o PREÇO É O MESMO!!! Daí o 2) em termos de preço o Kinect só vale a pena mesmo para quem já tem o Xbox (e olha que eu estou falando da perspectiva dos consumidores norte-americanos, no Brasil, pelo menos no começo, o Kinect custará o olho da cara); e 3) tô lendo num site gringo que o novo modelo possuirá também uma porta "Kinect-Ready". Sabe o que tá parecendo? O 32x da Sega, quando ela realmente começou a descer a ladeira. Será que virá com um adaptador tosco para as velhas caixas?

Outra coisa absurda que NINGUÉM FALOU: tá na cara que esse novo modelo do Xbox é para tentar apagar da memória o 3RL. Provavelmente esse modelo sim deve ter passado no controle de qualidade...

Ah, esqueci: o suborno foi porque cada pessoa que estava na conferência ganhou um Xbox 360 Slim. Suspeitem de todos os jornalistas credenciados que foram ali.

PS: Novidade legal para o Brasil: agora haverá Xbox Live aqui! Bom para os caixistas. Agora só falta a Nintendo expandir o WiiWare e o Virtual Console pra cá...

domingo, junho 13, 2010

E3 2010 - comentários amanhã e quarta

Amanhã finalmente começará pra valer a E3 2010, com o que a Microsoft, a Nintendo e a Sony apresentarão de novidades, então aqui vai o meu palpite:

Microsoft (amanhã) - Mostrará mais sobre o Project Natal* (com direito a apresentação do Cirque du Solei - MAU SINAL), uma versão do Xbox 360 slim (feia pra burro - novidade e imagem já vazada) e alguns jogos. Se o X360 slim mais o Natal* custarem o mesmo preço do Xbox standart (obviamente isso NUNCA acontecerá no Brasil), seria uma...

Nintendo (terça, às 15h - talvez eu acompanhe) - Até agora a mais promissora: finalmente mostrará o tal do portátil 3d que substituirá o DS e, provavelmente, o Vitality Sensor com o Wii Relax e direito a demonstração. Além desse, o Wii Party, que não estou muito empolgado, o Metroid: Other M, e certamente outas novidades (provavelmente com direito a Zelda). Tá na hora de um F-Zero Wii, Big N!

Sony: Demonstração do Move e, TALVEZ um novo portátil (uma teoria é a de que a Nintendo só anunciou o "3DS" porque a Sony planeja algo).

Outras: Sinceramente, pra mim só o Sonic 4 importa do resto.

*UPDATE: acabou de sair que o Natal vai se chamar... Kinect! Falei que o Soleil era mau sinal... Pensando bem, é da companhia que fez o Zune.

Copa de Sabores McDonald's - Coletânea

Ficam para a posteridade as minhas singelas críticas aos sanduíches especiais do McDonald's na Copa do Mundo.

Segunda - McEspanha:

"O McEspanha: não é lá essas coisas. Tipo, o filé de merluza é bom e a salada NÃO é a do McSalad. Mas o molho... "Aonde" que tem alcaparra!? O máximo que senti ali foi aquele "leve toque de azeite" que tem naquelas batatas assadas da Elma Chips que vêm em sacos de vento... Não estará entre os melhores, mas também não entre os piores. Não comeria de novo."

Terça - McArgentina:

"Tudo bem que uma melhor avaliação foi prejudicada pelo fato de eu ter comido o hambúrguer já frio, mas basicamente a toada é a mesma: um hamburguer long neck com aquela "carne" e o molho chimichurri é imperceptível. Felizmente vem com bacon, mas ainda acho que não vale a pena gastar R$ 12 por um sanduíche assim. "

Quarta - McFrança

"É basicamente um McChicken LONG NECK com tomate. Senti um leve gosto apimentado, mas acho que o condimento é do próprio steak de frango. Valeria um repeteco, se não fosse tão caro..."

Quinta - McBrasil

"Consiste em um McPorco long neck com uma maionese inodora e salada McMix. Se tem uma coisa boa do sanduíche é que a carne é beeem generosa. Mas não repetiria de novo não."

Sexta - McEstados Unidos

"É aquele hambúrguer clássico sem graça do McDonald's (há quem goste), mas maior. Leva bacon, molho barbecue (quase imperceptível), picles prontamtente tirados. Recomendável apenas se você é fã do McTasty e quer dar uma variada. O resto da humanidade pode ignorar."

Sábado - McItália

"Não sei se foi por não comer na sequência, com intervalo de duas semanas, mas achei ele o mais gostosinho. Hambúrguer de popletone (no caso hambúrguer empanado com queijo no meio), molho de tomate com "pitada de manjericão" mais fatias de parmesão e uns pepperonis por cima. (...). Além disso, o queijo do polpetone estava daquele jeito emborrachado que eu gosto. Estou na dúvida se repetirei, o que faz com que ele se destaque."

Domingo - McAlemanha

"Basicamente é um "McSalsichão" com salada, queijo e molho de maionese (aquela maionese industrializada que é uma 'delícia'). Valeria a pena se não custasse R$ 12 reais o sanduíche :\"

Ou seja, existem os que não valem a pena, os que valeriam a pena se não fossem tão caros e os que "talvez" valham a pena. Melhor sorte em 2014, McDonald's... Espero que até lá vocês já concorram aqui com o KFC :)

terça-feira, junho 08, 2010

Copa de Sabores McDonald's - McItália

Sim, finalmente comi ele no sábado passado. Não sei se foi por não comer na sequência, com intervalo de duas semanas, mas achei ele o mais gostosinho. Hambúrguer de popletone (no caso hambúrguer empanado com queijo no meio), molho de tomate com "pitada de manjericão" mais fatias de parmesão e uns pepperonis por cima. Talvez seja a minha recente paixão por pepperoni, mas acho que deu liga. Além disso, o queijo do polpetone estava daquele jeito emborrachado que eu gosto. Estou na dúvida se repetirei, o que faz com que ele se destaque.

Em breve, post único com minha opinião sobre os sanduíches da copa. Espero que na próxima coloquem um McHolanda com o McKroquet que tem lá...

segunda-feira, junho 07, 2010

A morte do cientista político e o rancor oculto

Comecei esse feriadão a matar o que havia de cientista político dentro de mim. O primeiro passo, de muitos, foi CORTAR LAÇOS COM TODAS AS PESSOAS QUE CONHECI NO PERÍODO DA UNB. Dessas pessoas restantes nunca tive nenhum problema de tão drástico para isso, mas eu tive que tomar essa atitude. Um preço a pagar antes de pular da ponte. Ver essas pessoas se dando bem e eu estagnado me dói muito. Parece uma faca que vira e mexe alguém insiste em torcer só para lembrar que a dor existe e está lá. Esse ano será o último que farei as minhas toscas análises políticas.

Dessas, só UMA pessoa me fez algo que me magoou profundamente. Não vou chamá-la pelo nome, apenas pelo codinome de... Buda. Há uns 8 anos, acho, me lembro que fui no Bolo de Noiva pegar não sei o quê e, quando voltava para o estacionamento público pra baixo do Congresso Nacional encontrei com Buda esfuziante: ela tinha acabado de conseguir um emprego. Sim, fui a PRIMEIRA pessoa quem ela encontrou assim que recebeu a boa nova. Me lembro que para comemorarmos fomos ao Crepe au Chocolat da 210 Sul e passamos uma tarde bastante agradável.

Um tempo depois, a facada: chegando na UnB, o meu ex-amigo mais antigo conta a novidade: ele, meu outro futuro ex-amigo, um terceiro e mais uma que também cortei laços agora conseguiram estágio no trabalho da Buda. Ou seja: MESMO SABENDO QUE EU ESTAVA DESEMPREGADO ELA CHAMOU MEIO MUNDO PRA ESTAGIAR NA PORRA DO TRABALHO DELA E NÃO ME CHAMOU!!! Pra variar, me sentir o pior dos seres humanos. Desde o ensino médio eu era aconselhado por professores a procurar um estágio o mais rápido possível e, no final da minha graduação, quando já estava no limite para conseguir algo fazem essa sacanagem comigo. Um dos motivos para eu me sentir o fracassado que sou hoje é o fato de não ter feito estágio na graduação, e isso eu NUNCA, NUNCA perdoei nem perdoarei da sra. Buda.