sábado, março 20, 2010

Motivo anual para odiar a Veja - 2010

Cara, eu pensei que realmente a minha transformação para a direita já tinha se completado... Até que veio a Veja dessa semana e fala: "não, Lobo! ainda podemos ser mais direita que você!". O motivo, óbvio, é a reportagem de capa, sobre a associação do assassinato do Glauco ao uso do Daime.

Antes de tudo, vai um resumo da coisa: o tal do Cadu, filho de esquizofrênica, usuário de drogas e frequentador de uma seita de Santo Daime, matou o cartunista Glauco e seu filho Raoni porque fracassou com que eles reconhecessem que o irmão mais novo de Cadu era Jesus Cristo.

Vamos à seita do Santo Daime: o conceito de "seita" dá margem a diversas interpretações, mas a que eu normalmente entendo são duas: 1) religião que ainda não atingiu o mainstream (duvido muito que os romanos, por exemplo, consideravam o cristianismo como uma religião...); 2) organização religiosa com teologia bem rasteira e rituais digamos heterodoxos em relação à sociedade dominante que, às vezes, termina em tragédia devido (Jim Jones, Waco, uma lá de Uganda, etc.). Como o '1' só dá para concluir ex post facto, o Daime está na segunda categoria.

Dá para definir o Daime como uma seita ecumênica (influenciada principalmente pelo cristianismo, umbanda, espiritismo e crenças animistas) que faz uso do chá do Daime para que seus fiéis atinjam a iluminação espiritual, ou coisa que o vale. Em suma: uma coisa hippie new age que dá um barato. Há também o fato que o chá é ministrado em crianças e em bebês, o que é um absurdo (você daria uma aspirina para seu filho assim do nada? Se você não faria isso com uma droga quase inócua, imagina com o Daime?) e só contribui com argumentos para os detratores.

O Daime é uma droga alucinógena. As drogas são classificadas, de acordo com seus efeitos, em três categorias: eufóricas (ex: cocaína, crack, anfetaminas), depressivas (ex: heróina, maconha) e alucinógenas (ex: LSD, cogumelos alucinógenos, Daime). Você já ouviu falar de alguém assassinar ou roubar outra pessoa sob efeito de maconha? Certamente que não, porque o efeito da droga é relaxante. Você já ouviu falar o mesmo sobre LSD? Também não, porque é uma droga alucinógena. Não estou dizendo que essas drogas não sejam prejudiciais! Dependendo da onda, o LSD pode fazer com que a pessoa se suicide ou então fique catatônica (ela nunca mais volta da viagem), e a maconha faz com que a pessoa fique retardada e - surpresa - esquizofrênica!

Daí voltemos ao caso: o Cadu é um cara com família problemática: o pai mora em Goiânia, a mãe é esquizofrênia, ele morava com os avós e já era um Zé Droguinha. Daí, seja como um viciado procurando ajuda, seja por curiosidade junkie, procurou o Santo Daime. Está aí a grande lição para todo o povo ligado ao Daime: como é uma "substância que altera o estado normal de consciência da pessoa" (eufemismo para droga), a pessoa que entrará para o ritual deve ter seu histórico de vida analisado para ver se ela pode usar ou não. Se o Cadu tivesse falado da sua mãe esquizofrênica e do seu uso costumaz de drogas, deviam acender a luz vermelha. Como essa coisa de seita é algo semi-amador, ele entrou, o Daime catalizou todas os estragos que as outras drogas fizeram no em seu cérebro (o termo "jogar gasolina num incêndio" usado pela Veja, nesse caso, é perfeito) e deu no que deu.

"Mas e por quê você está contra a reportagem da Veja?". Bem, em vez de fazer uma reportagem técnica, séria, alertando sobre os efeitos das drogas, abraçou a versão do pai e culpou o Daime por tudo!

1) Ignorou o fato que ele era um junkie - o que foi confirmado pelo próprio Cadu desde o dia 17 de março (quarta-feira) - E QUAIS FORAM OS EFEITOS DE TODO ESSE HISTÓRICO DE USO DE DROGAS NA CONTRIBUIÇÃO DA ESQUIZOFRENIA DELE.

2) Falou de modo en passant sobre o fato dele ser usuário costumaz de maconha, droga que COMPROVADAMENTE POTENCIALIZA A ESQUIZOFRENIA (que já era latente nele pelo fato de ter mãe e tia-avó esquizofrênicas), além de ter OMITIDO isso de forma criminosa na reportagem;

3) Não fez a associação ÓBVIA da incapacidade do Cadu em concluir alguma faculdade na vida com o uso (pelo menos) de maconha;

4) Não atentou para o fato de que o pai do Cadu foi um tremendo de um CAGÃO, tendo várias oportunidades para internar o filho e ter voltado atrás; em suma, auto-enganou-se ("ah, eu não queria repetir a história da mãe dele..."). Além disso, fechou os olhos para o perigo da relação maconha = esquizofrenia (o link da reportagem do Terra é de 2007, não sei se notaram);

5) Tentou melindrar com os seguidores do Daime, falando que tem um objetivo louvável e tal, mas se entregou no seguinte trecho: "No Brasil, em 1992, graças a uma campanha liderada por 'ayahuasqueiros', o Conselho Federal de Entorpecentes liberou o consumo do chá daimista 'para fins religiosos'. Foi o primeiro de uma sucessão de erros que culminou com a consagração do chá como "bebida sagrada", título concedido à substância alucinógena pelo estado brasileiro em janeiro passado." Concluindo pelas aspas da Veja, todos os daimistas vão lá tão-somente para ter um barato, e que esse "para fins religiosos" é só para disfarçar o real sentido do uso. Se isso não é ofender a memória do Glauco e do Raoni, não sei mais o que é ofensa.

6) A "maldade do último parágrafo", recurso já usual da Veja para contribuir para seu ponto de vista: como quem não quer nada, reduziu os seguidores do Daime a maconheiros aproveitadores.

Em suma, um crime com origem e circunstâncias bastante complexas foi reduzido a "Daime cataliza esquizofrenia e ocasiona um duplo homicído". Lembrou muito o caso do atirador do Morumbi Shopping: "estudante de medicina viciado em Duke Nukem e influenciado pelo 'Clube da Luta' entra com uma submetralhadora e mata três". Esse é meu MOTIVO ANUAL PARA ODIAR A VEJA.

quinta-feira, março 18, 2010

Coisas que eu queria saber fazer:..

1 - Fazer barulho com o sovaco (fora do chuveiro);

2 - Falar arrotando;

3 - Fazer castanholas com colheres e ficar me batendo/fazendo barulho com elas;

4 - Subir meio-fio de bicicleta (aprendi a andar com 10, 11 anos... :\)/

5 - Aprender programação o suficiente para usar emuladores de Mame, Playstation, Saturn e Dreamcast;

6 - Ter saco para fazer vídeos engraçados e postar no Youtube;

7 - Fazer listas mais interessantes...

quarta-feira, março 10, 2010

PSDB terá candidato próprio ao GDF

Bem, parece que o tempo d'Horroriz diminuirá ainda mais, pois o PSDB anunciou que terá candidato próprio (se será a Maria de Lourdes, Avadia, ou o Maurício Corrêa, que foi do PMDB para o PSDB, ainda não se sabe). Avadia tem um eleitorado cativo em Ceilândia e adjacências, mas esse eleitorado já demonstrou por duas vezes (1994 e 2006) não ser suficiente para ganhar eleição majoritária. Obviamente no segundo turno o partido comporá com Horroriz, principalmente se também houver votação nacional. Ao menos é uma legenda a menos para o Jofran Frejat não conseguir ser eleito...

terça-feira, março 09, 2010

Mais lamúrias sobre o Sonic

Bom, ontem encomendei o Sonic and the Secret Rings, que é um Sonic em que (parece) a Sega não fez grandes cagadas - não transformou ele em 'lobiespinho' (já que o Sonic não é homem, é porco-espinho, dãããã!) e nem colocou ele com uma maldita espada (o Mario teve o FLUDD, o Sonic teve espada - 2 a 1 contra para o Sonic). Tem uns power-ups de ganhar velocidade e do "time break", que não achei que comprometam, por isso dei essa chance. Mas aí entro de novo na questão: onde e quando a Sega perdeu a mão?

Já falei da questão do desperdício de energia com diferentes personagens, mas tem algo mais:

1) O primeiro é a óbvia transição do 2d para 3d. Convenhamos: a do Sonic não ficou bem-feita, por ter mantido as características do 2d. O pessoal da Nintendo, com o Mario, foi mais esperto e mudou a característica do jogo: em vez de percorrer toda a fase para chegar na bandeira final, o Mario 3d virou uma "caça à estrela". Óbvio que não é a mesma coisa (o sucesso do New Super Mario Bros Wii tá aí para mostrar isso), mas não deixa de ter seu charme. O Sonic deveria ter se reiventado de maneira parecida, o que não aconteceu;

2) Aqui vou falar de algo mais viajante: lá pelos idos de 1991, quando ficava impressionado com as reportagens sobre o então jogo novo da Sega, o enredo do jogo era basicamente "cientista maluco sequestra animais da floresta para seus propósitos sinistros, e cabia a um porco-espinho azul antropomórfico salvá-los". Tanto que ele começava os jogos na floresta (sonic 1, 2, 3, CD e S&K) e ia até os confins do esconderijo do Robotnik impedir os seus planos e salvar os animais. Sério, isso tem muito a ver com o "espírito da floresta" presente em quase todas as crenças animistas! Assim, todos os outros personagens que vieram depois poderiam se enquadrar nessa visão.

O problema foi quando, em algum ponto, resolveram colocar o Sonic para interagir com os humanos, numa CIDADE! Porra, não é estranho uma cidade com pessoas normais e uns poucos animais antropomórficos falantes? Por que não fizeram um esquema do tipo Star Wars, ou Dragon Ball Z, onde há humanos com uma penca de espécies antropomorfizadas diferentes? E outra coisa: de repente os animais sequestrados pelo dr. Robotnik foram jogados para escanteio!

3) Ei, eu falei sobre "falar", não? Pois é, outra diferença: o Link até hoje nunca falou, a Samus só foi falar pela primeira vez em Super Smash Bros Brawl (e vai falar em Metroid: Other M, jogo pra lá de controverso), o Mario até fala, mas somente gritos, grunidos e clichês - mantendo assim o charme. Já com o Sonic decidiram que ele deveria falar como um ser humano... Só falta agora ele ter relacionamentos com seres humanos... Ops! :S

quarta-feira, março 03, 2010

Eleições DF 2010 - Photo-op 1: Corrida para a Câmara dos Deputados

Tenho que salientar antes que minha análise está limitada pelo meu parco conhecimento da legislação eleitoral.

Bem, li no Correio de hoje que o PDT, PMDB, PPS, PSB, PCdoB, PV e PRB estão querendo fazer uma chapa única. Se for isso mesmo, pode contar que o PT irá participar dela (salvo na UNE, não conheço nenhum lugar onde o PCdoB e o PT não estejam sempre ligados). O que isso significa? Bem, a se confirmar isso, será a campanha mais difícil d'Horroriz de sua vida - que parece que perdeu os dedos para conservar os anéis.

Por quê? Bem, de acordo com o que sei, o tempo dos candidatos é determinado pela representação de deputados que a coligação dos partidos têm na Câmara. O PMDB tem o Filipelli, o PPS o Augusto Carvalho e o PSB o Rollemberg (com o PT entrando, adicione o Magela). Os outros são dois do DEM (Fraga e Rodovalho) e o restante, do PSC (Laerte Bessa) e PR (Jofran Frejat - gostaria de conhecer um singelo eleitor dele). O que significa? Bem, mantendo esse cenário, Horroriz terá o mesmo tempo na TV que o Alberto Fraga!

Falando nos federais, vamos às apostas:

- Filipelli: rompeu com Horroriz - o que fará com que perca alguns votos - e foi citado no Arrudagate - o que fará com que perca outros -, mas como ele tem muita gordura para queimar, acredito que ele será eleito na rabeira (na pior das hipóteses, suplente). Ah, e fez o filme com o Lula quando foi presidente da CCJ na Câmara.

- Augusto Carvalho: se queimou bastante na sua gestão como Secretário de Saúde do DF. Seguramente terá menos votos que o Filipelli, ou seja, lutará para ser suplente;

- Rollemberg: Apesar da atuação apagada na Câmara dos Deputados (estilo Maria Laura), tem tudo para continuar na ativa. Terá menos votos que em 2006.

- Rodovalho: Bom, ele é da "cota crente", mas como é do DEM, que muito provavelmente nem coligação terá, não será eleito. Se for esperto, se candidata a distrital.

- Laerte Bessa: Além de ser "deputado classista" (a Polícia Civil vota em peso nele), se beneficiará com a associação ao Horroriz. Dependendo, pode se tornar um novo Tadeu Filipelli em termos de puxação de voto.

- Jofran Frejat: Mais uma vez, o deputado que não conheço ninguém que elege se beneficiará com a associação ao Horroriz. Será o segundo da coligação.

- Magela: Como ainda não foi decidido se o Magela será candidato do PT ou não, vou considerar a eleição para deputado. Sim, ele seria eleito sem problemas.

- Fraga: Não tentará a re-eleição.

Resumindo: não contando com o Magela, 3 deputados têm a reeleição praticamente garantida (Frejat, Bessa e Filipelli), 1 não tem a situação muito fácil (Rollemberg), 1 tem a situação muito difícil (A. Carvalho), 1 certamente não conseguirá ser reeleito (Rodovalho) 1 vaga certamente estará em disputa (Fraga). Então diria que, contando com a vaga do Magela, são 3 ou 4 as vagas esperando por novos donos. Olha aí a sua chance, Reguffe!

Coligações vislumbradas no momento:

Coligação 1: PT?-PMDB-PSB-PDT-PCdoB-PV-PPS-PRB - Candidato: a depender das prévias do PT. Se não, não sei.

Coligação 2: DEM - Candidato: Alberto Fraga

Coligação 3? PTB - Candidato: Gim Argello

Coligação 4: PSC-PSDB(?)-PR-PMN-PSDC(?) - Candidato: teu nome é Legião

Coligação 5: PSTU-PSOL - Candidato: Quem se importa?

Coligação 6: PCO - Candidato: algum homo erectus que vive na UnB.

Vou falar mais da Câmara Legislativa somente quando confirmarem as coligações, mas haverão 4 novas vagas, (Leonardo Prudente, Rogério Ulysses, ]Reguffe[ e Brunelli - obs: a Eurides Brito era suplente do Pedro Passos, e já estava em declínio político antes disso) .