segunda-feira, janeiro 25, 2010

Divagações sobre o Sonic

Semana passada resolvi jogar de novo o Sonic Adventure DX. Descobri alguns encantos e desencantos...

Vamos aos primeiros: eu sinceramente não sabia que se podia jogar com todos os personagens, e que eles davam uma perspectiva diferente da história (com direito a fases exclusivas, como algumas do Knuckles). Caramba, que jogo hoje em dia tem isso?

Poucos, e isso leva a um desencanto: para fazer com que isso funcione, demanda-se tempo para desenvolvimento de características únicas de cada um, com fases igualmente únicas, e um desperdício de energia. Fica aí uma dica sobre o porquê da série ter deringolado: primeiro houve o "Sonic & Knuckles", ainda no Mega Drive. Talvez o jogo mais revolucionário que a Sega já fez na vida: o jogo com o Sonic era um, com o Knucles era outro; além disso, dava para reaproveitar o Sonic 2 e Sonic 3 com o Knucles, o que renovava o interesse pelos dois cartuchos!!!

Depois houve o Sonic Adventure, já para o Dreamcast. Só que, em vez de dois/três (com o Tails), já eram 5 ou 6. E com aquela criação estúpida chamada Big the Cat. Não falo sobre o Sonic Adventure 2 porque nunca toquei num Dreamcast, mas o pessoal da Sega deve ter gostado da coisa e, com a venda para a Sammy, perderam o limite do ridículo de vez, com "Sonic com metralhadora" (Shadow The Hedgehog), "LobiSonic" (Sonic Unleashed) e "Sonic com espada" (Sonic and the Black Knight).

Em parte, a Sega parece ter aprendido a lição com o Project Needlemouse (em 2d!!!) em andamento, onde já disseram que conterá tão somente o Sonic. Não precisava ser tão ortodoxo, mas se mantivessem o Tails e o Knuckles, mais um mapa de fases ao estilo Mario não ficaria mal. Mas o meu lado "Hardy Har Har" me diz que eles farão algo que ferrará com tudo, ah, farão...

Tem outra coisa também: não sei se fui mal-acostumado com Super Mario Galaxy, mas achei que o Sonic Adventure tem uns defeitos técnicos que não dá pra perdoar muito não... Mas a comparação é injusta. Deveria comparar com o Super Mario Sunshine do Gamecube.

terça-feira, janeiro 19, 2010

E o Chile bagunça o coreto... Como sempre

Historicamente o Chile nunca quis saber de seguir as tendências da América do Sul, principalmente dessa baboseira de "ah, vamos nos unir!" (o que explica grande parte do desenvolvimento chileno, aliás). E agora, mais uma vez, mostraram isso: elegeram Sebastián Piñera, da direita (palavrinha maldita na América do Sul). Felizmente o Álvaro Uribe não estará sozinho no continente. Consequências? Bem, o Zacarias boliviano ganhou um bode espiatório (a Bolívia e o Chile possuem uma inimizade histórica), o Chavez (que recentemente associou o Playstation ao uso de cigarros, drogas e lavagem cerebral capitalista) vê o consenso na América do Sul diminuir cada vez mais e, principalmente, a esquerda sul-americana começa a ver seu monopólio da verdade diminuir.

Parabéns ao Chile, que conseguiu superar seu passado, à direita chilena, que dá provas que absorveu valores democráticos, e boa sorte ao Piñera, que obviamente enfrentará mais protestos de rua que a Bachellet - que foi uma ótima presidente, e não teve culpa na derrota do Eduardo Frei; o que houve foi puro e simples desgaste após 20 anos da Concertación no poder - além das bazófias naturais de seus futuros colegas sul-americanos.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

Estamos em uma epidemia e NINGUÉM fala nada!

Vamos lá: minha vó teve problemas de diarréia e vômito. Pouco depois, fui eu quem tive. Passei para a minha irmã, que passou para meu cunhado. Poderia ser um clássico caso de "virose" (médico quando não sabe o que é fala que é 'virose') em família, mas há mais: minha tia e minha prima voltaram de Caldas Novas-GO com diarréia. Hoje soube que outro tio meu também teve diarréia. Ontem, que em Lages-SC, cidade que ninguém da família foi nos últimos 2 anos, existem muitos casos de internação de pessoas com diarréia no hospital.

Sério, existe uma epidemia no Brasil e não estão dando a devida atenção...

quarta-feira, janeiro 06, 2010

fatos soltos do início de 2010

1) O ano começou e eu tenho que falar: eu gostaria tanto de encontrar o cara do inmetro responsável pela adoção desse novo modelo ESTÚPIDO de tomada e socar a cara dele até arrancar TODOS os dentes. Assim ele poderia usar a grana que provavelmente recebeu por debaixo do pano para algo util.

2) Guns n' Roses e P.O.D. em Brasília!? Só acredito vendo.

3) New Super Mario Bros Wii passar em vendas Modern Warfare 2 do X360 é normal, mas o mais importante é que ele passou o Super Mario Galaxy. O motivo? Bem, outro dia fui jogar SMG na casa da minha irmã e a minha namorada reclamou que ficou tonta. Isso é mais que convincente para fazerem um Sonic 2d novo, não? Só espero que façam pra Wii...

4) No ensino médio ensinam tanta coisa inútil para gente e nada de útil. Matemática, por exemplo. Potenciação e radiciação têm lá a sua utilidade. Equações de 2º grau também. Logarítimo nem tanto. Agora, números complexos? Análise combinatória (todos agora somos o Oswald de Souza)? Como se calcular arco do triunfo (sério, eu tive que aprender essa porra na 8ª série!)? Mas JUROS COMPOSTOS, que é algo importantíssimo, nenhum professor fdp de ensino médio ensina. Lamental.