terça-feira, março 31, 2009

Rapidinha antes do Brasil X Peru em Porto Alegre

O Dunga sairá da seleção após a peba que iremos tomar da Argentina no Monumental de Nuñez e empatarmos a partida seguinte (Brasil X Chile). Daí passaremos um sufoco para ganharmos da Bolívia em La Paz e da Venezuela, em alguma cidade daqui.

O DF é um quadradinho que fica em Minas Gerais...

Para quem não sabe, Belo Horizonte e região metropolitana é violenta pra burro. Quase chegando no nível do Rio de Janeiro. Existem bairros dominados por traficantes onde a polícia não entra e, quando um bambambã do tráfico morre, eles declaram luto e as lojas têm que fechar (outro dia morreu um em Betim e o luto atingiu bairros em que vivem 80 mil pessoas - 20% da cidade).

Pois é, alguém soube disso? Não, e sabem por quê? Porque a mídia mineira, principalmente a escrita, é totalmente acrítica ao poder. O MG-TV lá só gosta de passar reportagens sobre "o quanto é belo o interior", por exemplo.

Bom, somos os goianos do quadradinho, não os mineiros, mas ontem me senti nas Alterosas: sabem a história da secretária-faxneira-pagadora de contas-servidora de cafezinho do Fraga? A mais nova história para o anedotário político nacional? Pois é, eu soube pela Folha de S. Paulo!!! Onde estava o Correio Braziliense numa hora dessas? Provavelmente omitindo reportagens que fossem contra ao governo, que é o que faz desde o fatídico ano de 2002.

A única coisa que presta do Correio Braziliense é o caderno dos Classificados.

quarta-feira, março 25, 2009

Fim do Horroriz: agora vai?

Entre 94 e 97 o Cristovam Buarque era o governador mais mal-avaliado entre os pesquisados pelo Datafolha, e nas pesquisas de sucessão Horroriz sempre ganhava. O atual senador (observação: ele será o primeiro senador do DF a concluir seu mandato desde 1994! - lembrando que o Luis Estevão foi cassado, o Arruda renunciou, o Lauro Campos morreu, Horroriz também renunciou - durou menos que o Estevão!!!- e o Paulo Otávio virou vice-governador) acabou recuperando a popularidade, mas perdeu a eleição.

Estamos em 2009, e ontem saiua nota dos governadores. O Arruda está em 6º (na verdade há um empate entre o 6º e o 7º, e o desempate é na popularidade), com nota 6,4. Outra coisa interessante é que faltam 17 meses para as eleições e a popularidade dele está em 59%. Mas isso não significa nada, pois o Cristovam saiu com 63% de aprovação.

Agora, ISSO SIM significa algo: pelo Datafolha, se as eleições fossem hoje, com Arruda e Horroriz concorrendo, o Arruda GANHARIA d'Horroriz por 41% a 37% ou 38%, não me lembro bem. Mas enfim, em todas as pesquisas anteriores o Arruda ganhava. Para solidificar essa tendência ele poderia investir mais na Ceilândia, em Planaltina e no Entorno (nesse caso agindo em conjunto com o Alcides Rodrigues/ Marconi Preillo).

Ainda há esperança...

segunda-feira, março 23, 2009

A xoxota lisa e a liberdade

Vocês sabem o que significa "Brazilian"? Se você disse "genitivo de brasileiro/a, em inglês" ou "relativo ao Brasil", significa que você entendeu direitinho a sua primeira aula de inglês. Agora, se você disse que "Brazilian" significa "um tipo de depilação íntima, preferencialmente feminina, onde se usa cera quente", significa que você já tem um nível de inglês mais avançado e já teve a curiosidade de ir num dicionário Oxford e verificar todas as variantes do léxico citado.

Pois é, gente, além do futebol e do carnaval, nós estamos associados na gringa a um senso estético bastante peculiar (e que pessoalmente eu adoro).

Na semana passada, em Nova Jersey (tradicional reduto de imigrantes brasileiros ao menos antes da crise e infelizmente cohecida como a terra natal do Jon Bon Jovi), a saúde pública de lá resolveu banir a "Brazilian wax", por duas mulheres terem se ferido com a cera quente. Pra quê... Houve uma gritaria - principalmente entre as mulheres - e reviram essa orientação. E, no que é uma tradição extremamente saudável lá nos EUA, virou uma mais discussão sobre até onde o estado deve intervir nos hábitos do cidadão.

Enquanto isso, aqui no país das maravilhas, as pessoas acham bonito que uma pessoa para assistir a um simples jogo de futebol, tem que fornecer documento com foto, CPF, fazer um maldito de um cadastro e todo mundo achou bonito essa estrovenga para "garantir segurança"...

Aqui vai um link sobre esse debate, com direito a uma charge.







sexta-feira, março 20, 2009

Nova Série: Jogos que meio mundo adora e eu nunca achei graça (1)

1 - Star Fox. Ô jogo chato esse! Tudo bem que reconheço que foi revolucionário na época, por trazer gráficos poligonais, e a dinâmica do jogo era ok. Mas pô, tirando tudo isso, era um shooter comum! E mesmo entre shooters existem melhores. Só para ficar no Super NES e não parecer que é coisa de seguista: E O PARODIUS!? Aliás, por que diabos a Konami abandonou o Pentarou? Eles poderiam readaptar Penguin Adventure para os tempos modernos, para tentar ocupar o lugar do Sonic como personagem carismático dos videogames... Aliás, também há o saudoso Popolon, do Knightmare. Poderia ser tipo o Zelda da Konami. Ah, saudades do MSX...

2 - Donkey Kong Country. Outro que foi revolucionário para a época, com seu "gráfico de massinha". Tirando isso, também nunca vi nada de mais. Trata-se apenas de um jogo de plataforma comum. De novo ficando apenas no Super NES: para que jogar Donkey Kong se eu posso jogar Super Mario World?

3 - Resident Evil IV. Estava jogando esse agora há pouco. Bem, nunca joguei os outros "Resident Evil", e dos filmes só vi o segundo. Resolvi pegar esse tanto pra testar o joystick clássico do Wii quanto porque falavam que era o melhor RE de todos. Pra quê... Cheguei na primeira vila e fui morto pelos zumbis latinos. Ok, fui tentar de novo e morri (humm...). Depois tentei de novo e morri (para com isso). Mais uma vez e morri (porra, o que é que tá acontecendo!? :S). Vou tentar um caminho diferente e... Morro! Bem, então fui procurar um "walkthrough" no Youtube e, quando vejo tudo o que tenho que fazer pra sobreviver... Meu, VAI TOMAR NO CU QUE EU TENHO QUE FAZER TUDO ISSO JÁ NA PRIMEIRA FASE!!!

Definitivamente gringos não sabem de nada de videogame mesmo, pra achar que esse jogo seja mais divertido que qualquer um dos Sonic do Mega...

Darei a opinião sobre outros jogos com o decorrer

Livros lidos em 2009: 1- O Jardim das Aflições, de Olavo de Carvalho

Em um ano que prometia ser parado em termos de tudo, até que as coisas estão saindo muitíssimo melhor que eu pensava... Tirando a falta de trabalho, tudo está bem. E fevereiro terminou de uma ótima forma. Meu tio ligou para mim e disse:

- Lobo, conhece o Olavo de Carvalho?

- Claro!

- Tô com um livro dele sensacional aqui, "O Jardim das Aflições", quer emprestado?

- Sim, pode me dar!

- Esse não vou dar não, apenas emprestar...

E meu pai trouxe o bendito. Começei a ler na sexta, acho, e terminei hoje. Resumindo meus sentimentos: "Pensava que conhecia o Olavo Parente, mas a coisa é 'pior' do que eu pensava...". O PT, o Foro de São Paulo, os crimes do comunismo, todos são temas secundários do livro - o Foro nem é citado, na verdade.

Vamos ao resumo: o pretexto para o Olavo escrever o livro foi uma palestra sobre Ética em 1990, no MASP. Lá, ele fica pessimisticamente embasbacado com uma palestra sobre Epicuro, de um tal Mota Pessanha (tal é modo de dizer, pois o sujeito foi quem fez a compilação de "Os Pensadores", da Abril - composição dos pensadores bastante criticada pelo Olavo, diga-se). O que deixa o campineiro possesso foi a promoção de Epicuro (filiado ao hedonismo e, consequentemente ao materialismo) à primeira divisão dos filósofos clássicos, em detrimeto de Platão e, principalmente, de Aristóteles.

(Adendo: por duas vezes tentei encontrar na biblioteca da UnB o "Aristóteles em Nova Perspectiva" para usar na minha tese de mestrado, o que - infelizmente - não consegui).

A partir daí ele reflete sob a questão e conclui que o pensamento Pessanha não passa de uma síntese de algo infinitivamente mais profundo. O livro é dividido em 5 partes: Pessanha, onde há a contextualização da história; Epicuro, onde há a análise da filosofia do sujeito e a sua consequente desmoralização, pela incongruência absoluta; Marx, onde Olavo justifica que a influência do grego antigo é muitíssimo mais marcante do que um pobre marxista (um oxímoro, eu sei - obs 12/9: na verdade, quis dizer redundância) poderia pensar.

Os outros dois eu cito separado porque são umbilicalmente interligados Os Braços e a Cruz e "Caesar Redivivus", contém uma sublime visão metafísica e uma potente análise histórica e histórica das idéias. Vamos lá porque a coisa é pesada: pela análise metafísica do Olavo, toda religião pode ser resumida em 4 aspectos: Deus, alma, Mundo Humano e Mundo Natural, e as diferenças seriam meramente no enfoque: todas partem de Deus (o budismo oculta um pouco, mas o que Buda não seria senão o mensageiro do Divino?), mas umas enfocam mais a alma (budismo), outras na comunidade humana (judaísmo), etc.

Já a análise histórica (ocidental) é a relação pendular entre a religião de César (oficial, e restrita ao Mundo Natural e Humano) e a religião de Deus no decorrer da história. Após o triunfamento inicial da segunda sobre a primeira, a anarquia pós-Império Romano faz com que a Igreja tenha que voltar um pouquinho com a religião de César pela ascenção do Império Franco. A religião de César é mostrada como ressurgindo pouco a pouco e possui seu ponto culminante com o surgimento... da União Soviética? NÃO, DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA!!! Quem achava que conhecia o O. de C. caiu do cavalo com essa. A Revolução Americana seria mais maléfica que benéfica (apesar da democracia ser boa por permitir a manifestação das idéias divergentes), pois mostrou que um Estado acima das religiões era possível. E o que não seria esse Estado acima das religiões uma religião ela mesma? Isso seria o semente da consolidação da religião de César.

Bom, o livro é bastante complexo para as suas mais de 300 páginas, mas o O. de C. possui uma linguagem bastante clara para um filósofo (falo isso do ponto de vista de um leigo que já leu algumas obras filosóficas e apenas ficou na tentativa em muitas outras). Leitura obrigatória.



PAU NO CU DO MC DONALD'S!!! VOLTA, NUGGETS DE 12!!!

O Mc Donald's começou em Brasília em 1987/1988, naquela época em que as embalagens eram em plástico "embalagem de ovo", lembram? Então, em 1987 eu era um menino ainda mais fresco para comer. Não gostava de pão, não gostava de batata frita (meu coração agradeceria se eu continuasse não gostando...), de maionese, de tomate, de salada no hambúrguer, do gergelim, etc. Ou seja: não gostava de quase nada do McDonald's. Mas haviam duas salvações: o sundae (o hoje disseminado sorvete de baunilha só havia no Mc na época) e, motivo desse post, os nuggets.

Foi amor à primeira vista. Me lembro que na época havia o de 6, o de 12 e o de 24, este último limaram por quase ninguém pedir (nesse caso acho justo, pois comi umas duas vezes esse com 24 e três molhos na gringa e é mesmo muito para uma pessoa). Com os molhos, acabei me apaixonando também pelo barbecue, saudável contribuição americana para a gastronomia mundial. Somente muito depois (em 1997, para ser mais exato), quando já passei a gostar de hambúrguer (ainda sem maionese - outra coisa que meu coração agradeceria se continuasse não gostando), fui experimentar o McFish e, quase 8 anos depois, quando venci a resistência ao gergelim (que apenas TOLERO, diga-se), fui de McMelt, McChicken, etc.

Até semana passada, até experimentava o Big Mac nos dias de McDia Feliz (tirando o picles, claro...), e era um feliz alienado sedentário consumidor de fast food quando fui no Mc aqui perto de casa:

- Olá, me vê um nuggets de 12 com molho barbecue e...

- Desculpe, senhor, mas não vendemos mais nuggets de 12, o máximo agora são 10.

- O QUÊÊÊÊÊ!?

QUEM FOI O FILHO DA PUTA QUE TEVE ESSA "BRILHANTE" IDÉIA DE REDUZIR A PORRA DOS NUGGETS!? É foda viver no Brasil... Essas empresas escrotas vivem com a mania de diminuir a quantidade/gramas dos produtos para maquiar aumento. Acontece direto com os produtos da Elma Chips, da Nestle (outro dia vi uma carta daquele filho da puta do presidente da Nestle no Brasil, o tal de Ivan Zurita, que teve a pachorra de dizer que a diminuição do tamanho dos chocolates aconteceu "para se adequar às necessidades do brasileiro" - vai se fuder!!!), e agora isso.

Pois saiba, dona Mc Donald's do Brasil, que eu passarei a BOICOTAR suas lanchonetes enquanto vocês não reverem essa besteira!!! E que se danem as crianças com câncer, eu é que não contribuirei mais para a sua fundação!!! Vocês só me verão agora de 4 em 4 anos quando houver aqueles sanduíches na Copa do Mundo e só! Enquanto isso me esbaldarei nos Burguer Kings, Bob's, Giraffa's, Subways (que é muito mais gostoso, alimenta e TEM GOSTO DE VERDADE), no Karanga's aqui da quadra e, quando o Deus das corporações permitr, nos KFCs que se instalarão aqui. E tenho dito.

sexta-feira, março 13, 2009

Segunda guerra do Paraguai?

"Paraguai quer multiplicar por 16 o que o Brasil paga por energia de Itaipu

MADRI, Espanha, 13 Mar 2009 (AFP) - O Paraguai deseja multiplicar por
16 os atuais US$ 109 milhões que o Brasil paga anualmente pela energia
procedente da hidrelétrica de Itaipu, afirmou o presidente paraguaio,
Fernando Lugo, em uma entrevista ao jornal espanhol El Mundo.

"Hoje
recebemos US$ 109 milhões ao ano de Itaipu e nos oferecem subir a 200.
Nós queremos pelo menos de US$ 1,2 bilhão a US$ 1,8 bilhão anuais",
respondeu Lugo ao ser questionado se o Paraguai renegociará os tratados
das hidrelétricas que administra com o Brasil (Itaipu) e Argentina
(Yacyretá).

"Lutamos por um preço justo, o do mercado. O Paraguai é um país pobre
que, de alguma maneira, está subsidiando a energia do Brasil".

Brasil e Paraguai mantêm uma associação na hidrelétrica de Itaipu.

O
governo de Lugo, que no dia 15 de março completará seis meses,
questiona o preço que o Brasil paga pela energia paraguaia, da qual
Brasília tem prioridade de compra.

O paraguaio disse que deseja
esgotar os meios bilaterais, mas deu ao presidente Luiz Inácio Lula da
Silva o prazo de um ano para um acordo.

"Se neste tempo não tivermos resposta...", afirmou, sem completar a frase.

"Agora
a energia vai diretamente para o Brasil, não sabemos nem sequer quanta.
Falta alcançar o preço justo e a livre disponibilidade da energia",
destacou."

Volto.

Escrevam o que eu estou dizendo: o Paraguai será a nova Bolívia. Contando o prazo de um ano que o Lugo deu, isso cairá em abril de 2010, mais ou menos. A nacionalização do Morales foi em julho de 2006, mais ou menos.

Porém, o Lugo está mais para Lula do que para Morales. Vide o caso do "AeroLugo". Provavelmente ele agirá movido pela impopularidade doméstica. Se o Brasil fosse esperto (o que não é), negociaria/enrolaria o Paraguai financiando a melhoria na distribuição de energia, que é bastante precária.

sexta-feira, março 06, 2009

Sobre o aborto da menina de 9 anos (2)

O bispo disse que um estupro não é mais grave que aborto, por isso que não excomungou a "noivinha". Bem, estupro pode não ser, mas PEDOFILIA é. Há uma passagem da Bíblia em que Jesus está rodeado de crianças, e perguntam para ele: "o que deve ser feito com quem faz mal às crianças?" e ele responde algo como: "As pessoas que fazem mal às crianças devem ter pedras amarradas às suas pernas e serem jogadas de um penhasco no mar". Ou seja: pena de morte. Considerando que ele perdoou Barrabás, os ladrões e as próprias pessoas que o condenaram...

Sobre o aborto da menina de 9 anos

Todos vocês já devem saber: um padastro abusava costumeiramente da enteada dele no interior de Pernambuco, desde os seus (dela) 6 anos. Até que, aos 9, ela acaba engravidando (provavelmente os abusos devem ter estimulado de alguma maneira a biologia da menina). De gêmeos. Daí a mãe dela descobre que a barriga da menina não era coisa de lombriga (sério! infelizmente a realidade do Brasil profundo é pior do que vocês podem imaginar...) e colocaram o pedófilo, de 23 anos (bem envelhecido, diga-se) na cadeia, onde ele merecidamente virará a noivinha da prisão.

O Código Penal brasileiro, da década de 40, criminaliza o aborto, salvo em casos de estupro e de risco de vida para a mãe, onde é possível ser realizado até a 20ª semana de gestação. Salvaguardados por ambos os casos, o MP-PE entra com um pedido de autorização do aborto na justiça local, no que é prontamente atendido e a menina enfim retira os fetos.

Essa triste história poderia ter acabado aqui, com a menina tendo que realizar o tratamento psicológico de praxe. Mas eis que... o arcebispo de Olinda e Recife resolve excomungar a mãe, os médicos que realizaram o aborto e a ONG que apoiou a menina (não excomungou a menina porque ela é criança), o que deixou pelo menos metade do Brasil estupefata.

Primeiro vamos aos fatos: a Igreja Católica é contra TODO E QUALQUER TIPO DE ABORTO, seguindo assim o dogma que a vida é sagrada, haja o que houver. Partindo desse ponto de vista, João Paulo II canonizou uma italiana que preferiu morrer após uma gravidez de risco a abortar. Assim como ela está por trás do lobby que quer proibir o aborto em quaisquer circunstâncias (há um projeto sobre esse tema, do Exmo. ex-deputado Severino Cavalcanti), como foi aprovado recentemente na Nicarágua (e o Ortega - ex-líder dos Sandinistas - é do ramo do Chavez, hein?) e, muito provavelmente deve estar por trás da CPI do Aborto ainda em vigência na Câmara dos Deputados (obs: a CPI foi criada pelo Exmo. dep. Luiz Bassuma, petista com fortes ligações com a Igreja Católica, e que inclusive já organizou protestos veementes contra o atual ministro da saúde na época em que ele "queria discutir a descriminalização do aborto").

Minha opinião sobre isso? Bem, acho que o arcebispo fez uma bela duma besteira. Não digo isso nem pela legislação nacional, e nem pelo fato de que quem faz ou defende o aborto publicamente AUTOMATICAMENTE JÁ ESTÁ EXCOMUNGADO*, mas sob a ótica do direito canônico.

Vamos lá: partindo da posição pela inviolabilidade da vida, um homicídio é um crime, certo? Então quem mata alguém automaticamente estaria excomungado, correto? Ok, mas e se fosse no caso de legítima defesa? Claro que, de uma forma cristã, esse sujeito se fosse um cristão abnegado poderia morrer altruísticamente, mas tenho quase certeza que os cânones da Igreja perdoam quem tirou a vida de outrem apenas e na medida que isso era necessário para salvar a sua vida.

Outro caso: Suicídio é um pecado mortal, correto? Suicídas vão automaticamente para o inferno, não? Mas e aquelas pessoas que se jogaram do World Trade Center no 11 de setembro de 2001? Todas, racionalmente, sabiam que se alguém pula de uma altura daquelas cairá estraçalhado no chão. Um velho professor meu, católico praticante, aplicou o silogismo jesuíta na situação: "a pessoa que se joga de um prédio em chamas não cometeu suicídio, mas sim morreu fugindo das chamas".

Retomando o caso da menina, a gravidez dela era de altíssimo risco. Ela poderia levar a gestação até o final e, por milagre, ocorrer tudo bem; ou, o que é fatalmente mais provável, ela teria que fazer uma cesariana e um ou os dois bebês morrerem; ou ainda, ela poderia perder os bebes e perder a sua vida. Daí a mãe dela (já que a menina não tem capacidade cognitiva para saber quais os riscos que estava passando) preferiu ter a garantia de que ao menos uma vida seria salva, e os médicos foram apenas os executores da vontade da mãe. Talvez ela não achasse prudente que a filha fosse uma mártir anti-aborto, como é bastante provável que a menina de 11 anos grávida no RS será (espero que não).

Concluindo, acredito que há plenas condições para todos os excomungados recorram da decisão em tribunais canônicos.

* Informação retirada de um antigo artigo do Olavo de Carvalho contra o grupo pró-aborto "Católicas pelo Direito de Decidir". Falando no homi, li o seu livro "O Jardim das Aflições", e estou há tempos tentando escrever um "Livros lidos em 2009 - 1", mas o livro é tão abrangente e complexo (e ótimo!) que está complicado...