sexta-feira, maio 30, 2008

Livros lidos em 2008: 2 - História de Florença, de Nicolau Maquiavel

Não, não li as quase 580 páginas desses dias para cá; começei a ler a obra desde o começo do ano, para ajudar a pegar no sono (eu e meu maldito problema de insônia). Sei que não é a maneira ideal de se ler um livro desse estilo, acadêmico. Mas acredito naquela coisa taoísta da "ação pela não-ação": de alguma maneira algo do livro ficará em meu subconsciente, e aflorará caso eu tenha que ler de novo a obra - e a releitura sempre é mais fácil que a leitura. Mas o que importa é que já posso me gabar de ter lido todas as principais obras do florentino (O Príncipe, Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio - fundamental -, A Arte da Guerra - dispensável - e Mandrágora), faltando apenas as cartas, inclusive aquela malfadada onde ele diz que deu e não gostou

Fazendo um resumo extremo, Maquiavel fala da história de Florença (e da Itália) desde a queda do Império Romano até a morte de Lourenço de Médici, o Magnífico, em 1492 - lembrando que a História de Florença foi-lhe recomendada pelo papa Clemente VII (Júlio de Médici). Não fala muito das guerras, mas sim das confabulações, revoltas, etc. que ele sabe muito bem do que se trata. O livro em si é ótimo, mas é dispensável para quem é um reles estudante de graduação (leia 'O Príncipe' e 'A Mandrágora' e seja feliz), ou mesmo mestrado (idem mais os "Discursos"). Para quem for ler, preste atenção em duas coisas:

1) em determinados momentos, alguns personagens têm citados seus discursos entre aspas. No ato pensei: "espera aí, como que Maquiavel, que não era nem nascido, poderia saber exatamente o que eles falaram? Sem contar que a taquigrafia não era tão boa assim na Idade Média/Moderna..." Logo, essas partes entre aspas só podem ser proselitismos velados do titio Nicolau para cima do papa. Todas as páginas com entre aspas estão devidamente identificadas no meu exemplar para futura análise;

2) Algo também bastante interessante: fala-se de Florença (óbvio), Roma, Nápoles (na época posse do reino de Aragão), Veneza, Milão, no finalzinho fala até de Gênova. Porém, Turim, quem foi que unificou finalmente a Itália, NENHUMA VEZ É CITADA! Tudo bem, uma vez ou outra falam de um Savóia, mas Maquiavel não dá nenhuma importância a eles. Bom, Napoleão dizia que ele era ingênuo...

Cotação: É Maquiavel escrevendo uma obra acadêmica com o mesmo espírito (busca de favor de um Médici) de O Príncipe. Ou seja, ótimo. Porém, pediria à Martins Fontes que, por obséquio, colocasse um mapa da Itália com as principais cidades citadas pelo florentino. Se eu, que fiz mestrado sobre Maquiavel, fiz confusão pensando que a Emília-Romanha ficava abaixo da Toscana, imagine a dificuldade que as outras pessoas terão em localizar as quase 50 cidades citadas pelo homem?

terça-feira, maio 27, 2008

Livros lidos em 2008: 1 - Brasil, um país do Futuro, de Stephan Zweig

Pois é, com essa coisa de trabalho e tese de comércio exterior está complicado arranjar tempo (e saco) para ler livros. Mas de ontem pra hoje devorei esse, que originou nosso lema (e carma) de ser o "país do futuro". Para quem não sabe, Zweig foi um judeu austríaco não-praticante, ativo nos circuitos culturais de Viena na época que, com o Anschluss, se mandou para a Inglaterra, EUA e, finalmente, Brasil. Os detratores dele (em parte porque parece que ele recebeu subsídios do Vargas para falar bem da Terra dos Papagaios) falam que para escrever um livro com esse título ele só poderia estar maluco e por isso se matou junto com a mulher em 1942, mas na verdade ele se desesperou com a queda da França na II Guerra.

Os primeiros três quartos do livro fazem um apanhado geral da história brasileira, sempre ressaltando nosso caráter pacífico e pela convivência idem entre as raças. Compreendo ele: andei por praticamente todo o Império Austro-Húngaro e captei o espírito da I e II Guerras ali. Parêntesis: isso é o que os brasileiros deveriam prestar mais atenção antes de apoiar bobagens como as cotas; o que se chama de "preconceito racial" não é nem nunca foi nem UM DÉCIMO do que aconteceu/acontece na Europa e EUA. Voltando: Zweig filia-se a Freyre e Ribeiro no reforço à tese de mistura das raças. Ele dá um destaque interessante à importância dos jesuítas (cita bastante Manuel da Nóbega) na formação espiritual e da unidade brasileira.

Já o pouco mais de quarto final fala do périplo que o autor fez pelo Brasil até voltar para os EUA. Começando pelo Rio de Janeiro, ele fica embasbacado como todo e qualquer estrangeiro (tá bom, Brasileiro). É uma outra amostra do "Rio velho que já não existe mais": há Bondes, pode-se andar tranquilo nas favelas, Copacabana é a praia de luxo, Ipanema e Leblon ainda estão por serem ocupadas e a Barra da Tijuca então nem se fala. Depois ele vai para São Paulo. Há a menção da rivalidade com os cariocas, a mentalidade "trabalho, trabalho e trabalho" e os arranha-céus. De lá, ele vai para Campinas ver e provar o café.

Voltando para o Rio, pega um avião até Belo Horizonte e clama as belezas de uma cidade planejada (você que lê isso faça o seguinte: veja Belo Horizonte no Google Earth, dentro de um "anel rodoviário" -na verdade a Av. do Contorno- parece bem-planejado, não?; pois é, aquilo era ORIGINALMENTE os limites de Belo Horizonte...). De lá vai para Ouro Preto, ainda por estrada de terra. Fica besta com a capacidade dos artesãos (cita Aleijadinho) em fazerem obras de arte sem ter nenhuma referência do barroco europeu. De Belo Horizonte ele vai para Salvador e fica embasbacado com a cidade, as baianas e o acarajé (e ainda deu sorte de ir na festa do Senhor do Bonfim!). Seguindo para Recife (não sem falar que, com o planejamento urbano que o então prefeito estava fazendo a capital pernambucana cidade-modelo - outra previsão errada...) para provar o açúcar, ele pega o avião até Belém, fala um pouco sobre a borracha e depois se manda para os EUA, quando o livro termina.

Opinião: Sempre é bom ver opinião de um gringo sobre nós tapuias e, noves fora o tom getulista, Zweig não foge à regra. É o tipo de livro que daria a meu amigo estrangeiro. Mas aquela coisa de "brasilerra ser tão bonzinha" está 100% datada. Mas é muito bom. Se puder, contrabalanceie dando "Tristes Trópicos" do Levi-Strauss, onde ele desce o sarrafo no Rio de Janeiro.

Um exemplo de política pública BURRA

Leia a notícia abaixo. Volto depois



"Carro de passeio vira transporte público em Brasília

Claudia Andrade
Em Brasília
O transporte público ineficiente fez surgir em Brasília um mercado pirata de carros de passeio que fazem as vezes de ônibus, levando passageiros. Em veículos novos ou velhos, de vários modelos, cores e até com insulfilm, os condutores (homens e mulheres) gritam para onde vão e, às vezes, reforçam que o preço é o mesmo da maioria das linhas de ônibus da capital federal: R$ 2.

Para quem está parado esperando o ônibus regular que demora a aparecer, ou então passa lotado, a "carona paga" acaba sendo uma alternativa. Há quem utilize a opção de transporte diariamente, passando a conhecer os motoristas, e até se beneficiando, eventualmente, de um desvio de trajeto, para ficar mais perto de seu destino. Mas há também quem aponte riscos, principalmente para mulheres desacompanhadas, como destaca o capitão Sérgio Roballo, do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito).

"Meu conselho para o usuário seria: no horário de pico, o ônibus passou cheio, tenha paciência, aguarde um ônibus e não incentive a pirataria", diz.

Uma ação conjunta do DFTrans, Detran, BPTran e Companhia de Polícia Rodoviária monitora os veículos suspeitos e realiza blitze. Desde o início deste ano, segundo a Secretaria de Transportes, 809 veículos piratas foram apreendidos, sendo 381 carros de passeio, 25 ônibus e 403 vans. Para fugir da fiscalização, os motoristas mudam os locais de desembarque mais visados, como a rodoviária do Plano Piloto.

O próprio secretário de Transportes Alberto Fraga, reconhece que a precariedade do transporte público estimula a existência dos piratas. "Se você me pergunta: tem como combater? Eu digo que não tem, porque a única forma é oferecer um transporte público de qualidade."

Trocados para bancar a gasolina

O gerente de fiscalização da DFTrans, Pedro Jorge, fala da existência de um esquema que reúne vários motoristas para fazer o transporte clandestino. Eles teriam uma pessoa para pegar passageiros em pontos de grande movimento, como a rodoviária, e lotar um carro estacionado em local não fiscalizado. Também se cotizariam para pagar a multa de quem fosse pego pela fiscalização. A multa vai de R$ 2 mil, para quem é flagrado pela primeira vez, a R$ 5 mil, para os reincidentes. "Se o carro for muito velho, eles nem vão buscar; preferem comprar outro", diz.

Jorge calcula que os carros de transporte pirata começaram a circular há cerca de cinco anos, mas afirma que o esquema "está ficando mais forte". "Nós apreendemos, em média, 50, 60 carros por semana."

"Eles têm um trabalho de contra-informação, com gente para vigiar se tem polícia na área", acrescenta o cap. Roballo, dizendo que também já aconteceu de um policial ser flagrado no serviço pirata. "Estes casos a gente conduz até a corregedoria, que toma as providências."

No entanto, fora do esquema mais organizado, existe um contingente ainda maior de condutores de ocasião, os que pegam passageiros no caminho da casa para o trabalho ou vice-versa. "É o que a gente chama de 'fazer gasolina'. E eles são maioria", diz Roballo. "Essas pessoas são empregadas, e têm no transporte pirata outra fonte de recurso. Mas elas têm que saber que a multa é muito cara, não vale a pena. Fora o risco de um acidente, já que a pessoa não é preparada para transportar passageiro, não é especializada."

Apesar do alerta, na prática, o trabalho de fiscalização não tem inibido a ação dos condutores. "Não diminui, porque é uma facilidade para se conseguir dinheiro. Sempre tem carros novos na nossa fiscalização", admite Roballo. O DFTrans estima que os condutores consigam arrecadar cerca de R$ 100 por dia."

Cá estou.

Aqui um dos grandes exemplos de política pública BURRA. Valha-me Deus, todo mundo falando que deve-se priorizar os motoristas que dão carona e o DF MULTA quem faz isso!? "Ah, mas eles estão lucrando"... Sim, e daí? Olha, se for o problema de segurança (circunstancial, mas existe), então faça-se o seguinte: invente-se um certificado (que seria colocado no vidro dianteiro, para perfeita identificação pelos passageiros e autoridades do trânsito) que permita o motorista poder pegar passageiros- pelo preço que lhe der na telha - no seu trajeto casa-trabalho-faculdade e determine em quais paradas nesse trajeto isso será possível. Daí qualquer eventualidade que aconteça o motorista se responsabiliza.

A solução do problema na cara das autoridades e elas não vêem...

quarta-feira, maio 21, 2008

Coisas que eu tenho que aprender em caso de apocalipse

(Ou ataque de zumbis, não sei)

1) Aprender a atirar;

2) Aprender a pilotar barcos;

3) Aprender a pilotar avião.

Como a burocracia para o '1' é foda* (e olha que eu votei no 'sim') e o curso para o '3' é caríssimo, começarei pelo '2', assim que voltar para Brasília. Começarei sendo Arrais Amador. :)

* Nota para posts futuros: narrar a minha saga burocrática para conseguir meu porte.

terça-feira, maio 20, 2008

Pergunta ao CQC

Adoro o CQC, antes de mais nada. Falarei sobre isso em outro post. Mas teria uma pergunta para eles:

"Tas, Rafaéis, o que vocês achas da restrição do horário para a propaganda de cerveja? Vocês acham que isso atentaria contra a liberdade de expressão ou ajudaria a diminuir o incentivo ao consumo de álcool?"

sábado, maio 17, 2008

Situação atual no trampo

[Eu] - Capitão, quero avisar que a tripulação está com fome.

[Chefe] - E por que não comem?

[Eu] -Porque não há comida.

[Chefe] -E por que não há comida?

[Eu] - Porque todos comemos.

[Chefe] -E por que comeram?

[Eu] -Porque estavamos com fome.

[Chefe] -Ahá! Deviam ter esperado...

And on, and on, and on.

terça-feira, maio 13, 2008

A Volta dos Cartuchos

Não, isso não é a constatação de um fato, mas uma previsão. Pensem bem: existe o Blu-Ray, que aguenta 25 GB. É muito? Com certeza! Mas deixemos de ser cronocentristas: daqui a 10 anos isso será pouco, assim como é (muito) pouco hoje os 700 MB do CD e está se tornando pouco os 4,6GB do DVD. Talvez sacie a vontade dos produtores de cinema, já que aguenta até 4h de um filme em Full HD, mas aí estamos sendo cronocentristas de novo: daqui a um tempo, irá se inventar um novo padrão de filmagem que provavelmente já esteja em 100 GB.

Mas esse não é o tópico, o tópico é para os videogames/armazenamento de dados. A velocidade e a voracidade da informática é muito maior que a da indústria do cinema. Acredito que lá para a 10ª versão do Windows nem um Blu-Ray será o bastante, e que os HDs já serão medidos em terabytes. Qual será a solução para isso? Aperfeiçoamento da memória flash.

Apenas para ficar na Sony, grande vencedora da batalha VHS x Betamax, ops, Blu-Ray x HD-DVD, peguem aqueles Memory Stick Pro Duo dela. Um trequinho daqueles pode armazenar até 4 GB (acredito que até 8 GB, mas nunca vi um desses). Agora imaginem-se pegando 7 daqueles MSPD e enfilerem-os. Tá, o comprimento fica maior que o DVD. Agora coloquem 3 em cima de 4. Viu o que eu disse? Existem 28GB armazenados em 7 Memory Sticks em um espaço MENOR que em um Blu-Ray! Claro, pode perder alguma qualidade no som, mas o MP3 e o Youtube estão aí como prova de que nem sempre a qualidade total é preferivel à praticidade.

Essa revolução acredito que já poderia ser feita pela Nintendo ou pela própria Sony para os portáteis - que, na próxima geraçao, já poderiam rodar versões mesmo de jogos do PS3 e do Wii. Ou então pela Microsoft, que poderia aproveitar o vacilo dos dois e basear um portátil em memória flash (poderia até fazer algo mais sacana: um quase-palm top com algumas teclas anatômicas com alguma forma de "sub-Windows" que permitisse - graças a um ou dois hackers menos esforçados - rodar emuladores de Mega Drive, Super Nintendo, NES, Master System, N64, Game Boy...) >:P

Com a capacidade de compressão de dados em memórias flash crescendo numa velocidade maior que em discos, seguramente daria para colocar em um espaço semelhante a um cartucho de Mega Drive até 1 TB!!! Basta algum americano/japonês/sueco nerd louco atentar-se para isso que será o mais novo bilionário do mundo, e será motivo de celebração/inveja dos outros nerds do mundo, mesmo esse humilde escriba que deu a idéia.

domingo, maio 11, 2008

Candidatos ao rebaixamento no Brasileirão 2008

Bom, não acompanho futebol o bastante para advinhar quem será o campeão desse ano, mas para os rebaixados vai ser fácil. Vamos lá:

20º - Ipatinga

Basicamente, o Ipatinga é um "Cruzeirinho", ou "Cruzeiro B", depende de você. Por que afirmo que ele será o ULTIMO!? Simples, ele se classificou para a Série A na rebarba e foi REBAIXADO no Campeonato Mineiro!!! Vamos à sua trajetória: 2005 - Campeão Mineiro para cima da Matrizl; 2006 - Vice-Campeão Mineiro para cima da Matriz; 2007 - não foi para a final; 2008 - Rebaixado.

19º/18°/17º - Goiás

No ano passado lutou diretamente contra o Corinthians para fugir do rebaixamento. Já esse ano acho muito difícil escapar. Foi vice-campeão goiano contra o Itumbiara, clube que nunca tinha sido campeão na vida antes. Claro, já perdeu para o Crac em 2004 e conseguiu sobreviver, mas dessa vez acho que não.

19º/18°/17° - Náutico

Tudo bem, o Náutico foi vice-campeão do campeonato pernambucano... E é aí que está o problema, ele foi vice-campeão do campeonato PERNAMBUCANO! Não é questão de preconceito de origem, mas que o nível técnico do campeonato reconhecidamente não é bom, e olha que foi de pontos corridos... Mas certamente é menos provável o Náutico ser rebaixado que Goiás e Ipatinga...

18º/17º - Portuguesa

Proporcionalmente, acredito que o 10º lugar da Lusa no Paulistão representa o mesmo nível que o vice-campeonato do Náutico. Então por que considero o rebaixamento do time do Canindé menos provável? Simples, porque a portuguesa está num movimento ascendente. No ano retrasado (ou em 2005, não me lembro bem) a Portuguesa estava rebaixada no Paulistão e lutando para não cair para a Série C do Brasileirão, e a própria existência dela estava em jogo. Felizmente ela não foi rebaixada e não só conseguiu voltar para a Primeira Divisão paulista como para a nacional. Mas esse décimo lugar não pode dar muita esperança para os torcedores esse ano não.

Essa seria a minha aposta, se pudesse apostar. Mas algum desses irá escapar, e poderá ser substituído por alguns (ou vários) dos seguintes: Atlético Paranaense, Figueirense, Vitória, Atlético Mineiro e Vasco da Gama (toc-toc-toc!).

quinta-feira, maio 08, 2008

Seccional 1ª região da APB, Membro nº 0571/96

Obsessão por fogo pode ser doença

Definido como um comportamento onde a pessoa sente um desejo incontrolável de provocar um incêndio ou atear fogo nas coisas, a piromania é um transtorno mental raro que pode acontecer repetidas vezes ou ser isolado.

"Esquizofrenia, transtorno bipolar na fase maníaca e personalidade anti-social são doenças que devem ser excluídas ao se diagnosticar a piromania", comenta o psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade Federal de Minas Gerais, Juarez de Oliveira Castro.

Segundo o médico, se associada a outras doenças mentais, o ato de atear fogo pode estar vinculado à vontade em comunicar algum desejo ou mesmo um pedido de ajuda. "O indivíduo com piromania coloca fogo nas coisas para sentir prazer, não para chamar a atenção. O ato pode acontecer somente uma vez ou se repetir até que algo grave acabe acontecendo", explica Castro.

Para o psiquiatra, a piromania pode ser considerada um transtorno de controle do impulso, onde a pessoa não consegue conter o ato, mesmo estando consciente. "No momento em que surge a vontade de atear fogo em algo, ela se preocupa somente com o prazer que vai sentir", comenta.

O sentimento de prazer e gratificação está associado a todo o processo de atear fogo em algo, desde a idéia até o ato em si. "O ritual de preparação para colocar fogo em algum objeto ou local traz uma vivência agradável, que é consolidada com o incêndio. Em alguns casos, o indivíduo pode atear fogo em algo para ele próprio combatê-lo", lembra Castro.

Por não considerar as possíveis conseqüências de um incêndio, como colocar em risco a vida de outras pessoas, o piromaníaco pode ser ainda diagnosticado como um paciente com transtorno de personalidade anti-social. "A piromania na forma pura, isolada, não é freqüente. Acredito que esse é mais um comportamento dentre outros relacionados ao transtorno de personalidade anti-social que, no caso, é o mais evidenciado", orienta Geraldo Possendoro, psiquiatra e professor de medicina comportamental da Unifesp.

De acordo com o médico, não há ainda tratamentos direcionados a piromania. "A ciência não tem certeza quanto às possibilidades de tratamento. O que se faz, em geral, é a prescrição de medicamentos e psicoterapia, para reduzir a impulsividade de maneira geral", finaliza Possendoro.

America! Fuck yeah!

Embora no México eu seja Necaxa de carteirinha, em homenagem ao Ramon Valdez (que Deus o tenha em boa memória e tenha perdoado os 14 meses de aluguel), saúdo o maracanazzo do América-MEX (time do Bolaños...) ontem sobre o flamerda. Não vi a partida. Quando cheguei em casa já estava 2 x 0 e preferi continuar não vendo para dar sorte, o que acabou acontecendo. O que serviu para comprovar de uma vez por todas que o Joel Santana é um técnico muito bom para ganhar campeonatos cariocas, mas o resto..., e que o terceiro lugar no brasileiro do ano passado foi cagada pura e simples.

Lembrando que oficialmente ele ganhou a João Havelange, mas o trabalho todo feito no Vasco é mérito do Oswaldo de Oliveira.

Falando no Gigante da Colina, a vitória de ontem não me convenceu. Pode até ter assegurado a classificação para a semi-final, mas o time é muito fraco. Tudo bem, tem o Edmundo pós-zênite, o Morais e o Leandro Amaral (que, ao menos ontem mostrou ser profissional após a pendência judiciária, mas estou de stand by), mas e o resto? Pode chegar à semi-final, mas não acredito que passe de lá não.

quarta-feira, maio 07, 2008

Ciência Política ao pé do ouvido

Último dia para tirar título eleitoral/fazer transferência de domicílio eleitoral e a fila no cartório eleitoral de Betim quase dando volta no quarteirão (são mais de 21h e o cartório ainda está aberto - geralmente fecha às 17h). Esse poderia ser um post sobre os 25% de procastinadores crônicos da humanidade, mas é sobre política mesmo. Segue aqui a conversa que tive com a auxiliar de serviços gerais - não acho o termo "faxieneira" feio, mas enfim:

- E aê, Lu, você votou em quem na última eleição?

- Nem sei viu, Lobo?, eu fui com minha menina lá votar e ela quem digitou os números!

- Hahahahahahahahah!

- Meu marido também, foi com a minha outra menina e fez a mesma coisa. Político nenhum presta, você queria que eu fizesse o quê!? Outro dia meu marido tava falando que já ofereceram comida pra ele e um amigo dele pra votarem num cara, mas o macarrão tava tudo preto! Esses caras não têm nenhum respeito com pobre!

Brasil é isso, gente!

Ave, Vitalmiro!

Disse, digo, direi e vou continuar dizendo: para o bem do Brasil o Pará deve ser rebaixado a Território. Não tem mínimas condições de ser Estado.

domingo, maio 04, 2008

Draft 05/2008

Tinha algo a falar sobre uma comparação entre a arte abstrata e a iconoclastia protestante, mas não tenho nem QI nem paciência pra isso.

!Avante, Santa Cruz!

Se houveram duas notícias boas hoje foram a conquista do campeonato goiano pelo Itumbiara (o Goiás se fudeu) e a maciça votação pelo "sim" da autonomia da província de Sta. Cruz (aguardo o resultado da participação no referendo). Espero que a situação descambe para a proclamação da independência, com Sta. Cruz guerreando contra o resto da Bolívia. Sim, o Chavez (e provavelmente também o Lugo) irá apoiar o Morales e o Lula fará corpo mole, mas se essa coisa for pra valer mesmo não vai ter ninguém contra os crucenhos. Com contrabando de armas do Paraguai e daqui pra eles, quero ver...

sábado, maio 03, 2008

Contra a incompetência da TransBetim

Para quem não sabe, está tendo Betim Rural esses dias, com rodeios, bandas sertanejas e tal. Ontem foi a vez do Victor & Léo. Parece que essa dupla está na crista da onda, pois veio um dilúvio de gente pra cidade ver eles. E é aqui que vem a bronca: a Transbetim, com a mentalidade de ROÇA dela, simplesmente manteve a programação automática dos semáforos para ficarem em amarelo intermitente a partir de 22h50. E, SE NÃO BASTASSE, NÃO COLOCOU UM! UM! FILHO DA PUTA DE UM GUARDA PARA MANTER A ORDEM NO TRÂNSITO!!! Resultado: em um trajeto que eu demoro normalmente 10 minutos, do trabalho para casa, demorei MAIS DE UMA HORA!!! Só podia ser nessa bosta de cidade de jecas mesmo :@

sexta-feira, maio 02, 2008

Argentina 2040


Pois é, parece que a Argentina também vai fazer seu Trem-Bala, ligando as três principais cidades BBsAAs, Rosário e Córdoba. Partindo daí, poderia haver uma ramificação em Rosário que passasse em Santa Fé, Uruguaiana, Santa Maria e fosse até Porto Alegre. Daí o Mercosul seria totalmente ligado.

Se bem que acho mais fácil o mundo acabar do que essas ferrovias ficarem prontas...